Pular para o conteúdo

Aumento nas exportações de soja e milho em setembro

A foto mostra um porto industrial com contentores, carregamento de embarcações no porto da Finlândia
exportações
Aumento nas exportações de soja e milho em setembro 3

Embarques de milho e soja têm aumento em setembro

No mês de setembro de 2023, foram registrados maiores embarques de milho e soja em comparação ao mesmo período do ano anterior. As exportações de soja aumentaram em 60%, atingindo 6,4 milhões de toneladas neste último mês, em comparação às 4 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano anterior. Já as exportações de milho tiveram um incremento de 36,45%, atingindo 8,76 milhões de toneladas contra 6,42 milhões de toneladas no ano anterior. Esses dados foram divulgados no Boletim Logístico de outubro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Aumento nas exportações de soja e milho de janeiro a setembro

O comportamento de aumento nas exportações também se reflete no período de janeiro a setembro. Neste ano, já foram enviadas ao mercado internacional 87,2 milhões de toneladas de soja em grão, comparadas com as 70,4 milhões de toneladas obtidas no mesmo período de 2022. Quanto ao milho, o aumento nas exportações, considerando o mesmo intervalo de tempo, foi de 40,5%, passando de 24,2 milhões de toneladas em 2022 para 34 milhões de toneladas neste ano.

Arco Norte como importante saída para soja e milho

O Arco Norte continua sendo uma importante rota para a exportação desses produtos. Em setembro de 2023, os portos dessa região foram responsáveis por 43,3% do escoamento nacional de milho, em comparação com 34,1% do porto de Santos. Quanto à soja em grão, os portos do Arco Norte expediram 35,3% do total nacional, enquanto Santos ficou com a parcela de 32,5%.

Farelo de soja também apresenta crescimento nas exportações

No acumulado até setembro de 2023, as vendas de farelo de soja ao mercado internacional também tiveram um crescimento, atingindo 16,9 milhões de toneladas contra 15,9 milhões no mesmo período do ano passado. No entanto, o porto de Santos continua sendo a principal porta de saída para esse produto, respondendo por 41,6% do seu escoamento.

Fretes e variações de preços

No mercado de fretes, Mato Grosso registrou um aumento atípico nos preços em setembro, com ajustes ocorrendo em diversas praças. Já em Mato Grosso do Sul, os fretes oscilaram devido aos preços do milho, influenciados pela elevação das cotações internacionais e da demanda interna. Em Goiás, a demanda por fretes foi alta, especialmente para aqueles com destino aos portos, sendo o milho o principal produto transportado. No Distrito Federal, os preços do frete tiveram leve variação positiva em algumas praças, enquanto em outras tiveram leve variação negativa.

Fonte: Assessoria Conab

O índice de quantum das exportações brasileiras do agronegócio subiu 7,1% | Foto: Envato

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Sumário

1. Embarques de milho e soja em setembro de 2023

2. Comportamento das exportações de janeiro a setembro

3. Importância do Arco Norte nas saídas dos produtos

4. Crescimento das vendas de farelo de soja

5. Mercado de fretes em diferentes regiões

5.1. Preços de fretes em Mato Grosso

5.2. Variação dos fretes em Mato Grosso do Sul

5.3. Demanda por fretes em Goiás

5.4. Variação dos preços de fretes no Distrito Federal

5.5. Fonte: Assessoria Conab

A foto mostra um porto industrial com contentores, carregamento de embarcações no porto da Finlândia
O índice de quantum das exportações brasileiras do agronegócio subiu 7,1% | Foto: Envato

Os embarques de milho e soja em setembro de 2023 foram maiores que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Enquanto que para a oleaginosa as exportações tiveram um aumento de 60%, atingindo 6,4 milhões de toneladas no último mês frente a 4 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, para o milho o incremento chega a 36,45%, atingindo 8,76 milhões de toneladas contra 6,42 milhões de toneladas. A informação consta no Boletim Logístico de outubro, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O comportamento se repete quando a análise é feita considerando o período de janeiro a setembro. Neste ano já foram enviados ao mercado internacional 87,2 milhões de toneladas de soja em grão, comparada com as 70,4 milhões de toneladas obtidas no mesmo período de 2022. No caso do milho, a elevação das exportações quando considerado o mesmo intervalo de tempo chega a 40,5%, saindo de 24,2 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a setembro do ano passado contra 34 milhões de toneladas neste ano.

O Arco Norte continua sendo uma importante saída para estes produtos. Para o cereal, a participação destes portos dessa região no escoamento atingiu, em setembro deste ano, 43,3% da movimentação nacional contra 34,1% para o porto de Santos. Para a soja em grãos, foram expedidos pelos portos do Arco Norte 35,3% do total nacional frente a 32,5% embarcados por Santos.

No caso do farelo de soja, as vendas brasileiras ao mercado internacional também cresceram, sendo que no acumulado até setembro de 2023, atingiram 16,9 milhões de toneladas contra 15,9 milhões ocorridas no mesmo período do exercício passado. No entanto, a principal porta de saída deste produto continua sendo Santos, com 41,6% do produto sendo escoado por aquele porto.

Fretes

Em relação ao mercado de fretes, Mato Grosso obteve, em setembro, um aquecimento nos preços bastante atípico, com ajustes sendo registrados em diversas praças. Já em Mato Grosso do Sul, os fretes oscilaram em relação ao mês anterior, devido à reação dos preços do milho, influenciados pela elevação das cotações internacionais, do dólar e da demanda interna.

Em Goiás, a demanda por fretes esteve alta no mês passado, em especial para aqueles com destino aos portos, sendo o milho o principal produto transportado. No Distrito Federal, em comparação com o mês anterior, os preços do frete para as praças de Araguari (MG), Santos (SP) e Paranaguá (PR), apresentaram leve variação positiva, e aqueles com destino às praças de Uberaba (MG) e Oswaldo Cruz (SP), tiveram leve variação negativa.

Fonte: Assessoria Conab

Os embarques de milho e soja em setembro de 2023 tiveram um desempenho melhor em comparação ao mesmo mês do ano anterior. As exportações de soja aumentaram 60%, alcançando 6,4 milhões de toneladas, em comparação com as 4 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior. Já as exportações de milho tiveram um aumento de 36,45%, chegando a 8,76 milhões de toneladas, em comparação com as 6,42 milhões de toneladas do ano anterior. Essas informações foram divulgadas no Boletim Logístico de outubro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse comportamento também se repete quando analisamos o período de janeiro a setembro. Neste ano, já foram exportados 87,2 milhões de toneladas de soja em grão para o mercado internacional, em comparação com as 70,4 milhões de toneladas no mesmo período de 2022. No caso do milho, as exportações aumentaram 40,5%, saindo de 24,2 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a setembro do ano passado para 34 milhões de toneladas neste ano.

O Arco Norte continua sendo uma importante rota de escoamento para esses produtos. Em setembro deste ano, os portos dessa região foram responsáveis por 43,3% do total de embarques de milho no país, em comparação com os 34,1% do porto de Santos. No caso da soja em grãos, os portos do Arco Norte foram responsáveis por 35,3% do total nacional, em comparação com os 32,5% embarcados por Santos.

No caso do farelo de soja, as vendas brasileiras para o mercado internacional também tiveram um crescimento, totalizando 16,9 milhões de toneladas até setembro de 2023, em comparação com as 15,9 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. Porém, a maior parte desse produto continua sendo escoada pelo porto de Santos, com uma participação de 41,6%.

Em relação ao mercado de fretes, foi observado um aquecimento nos preços em Mato Grosso durante o mês de setembro, com ajustes sendo registrados em várias praças. Já em Mato Grosso do Sul, os fretes oscilaram em relação ao mês anterior, devido à reação dos preços do milho, influenciados pelo aumento das cotações internacionais, do dólar e da demanda interna.

Em Goiás, houve uma alta demanda por fretes no mês passado, principalmente para aqueles com destino aos portos, sendo o milho o principal produto transportado. No Distrito Federal, em comparação com o mês anterior, os preços do frete para as praças de Araguari (MG), Santos (SP) e Paranaguá (PR) apresentaram uma leve variação positiva, enquanto os fretes com destino às praças de Uberaba (MG) e Oswaldo Cruz (SP) tiveram uma leve variação negativa.

Essas informações foram obtidas através da Assessoria da Conab. É importante destacar que o mercado de grãos está em constante evolução e é necessário estar atento às tendências e mudanças para se manter atualizado e tomar decisões estratégicas.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

O crescimento das exportações de milho e soja

Os embarques de milho e soja em setembro de 2023 foram maiores que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Enquanto que para a oleaginosa as exportações tiveram um aumento de 60%, atingindo 6,4 milhões de toneladas no último mês frente a 4 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, para o milho o incremento chega a 36,45%, atingindo 8,76 milhões de toneladas contra 6,42 milhões de toneladas. A informação consta no Boletim Logístico de outubro, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A evolução ao longo do ano

O comportamento se repete quando a análise é feita considerando o período de janeiro a setembro. Neste ano já foram enviados ao mercado internacional 87,2 milhões de toneladas de soja em grão, comparada com as 70,4 milhões de toneladas obtidas no mesmo período de 2022. No caso do milho, a elevação das exportações quando considerado o mesmo intervalo de tempo chega a 40,5%, saindo de 24,2 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a setembro do ano passado contra 34 milhões de toneladas neste ano.

A importância do Arco Norte

O Arco Norte continua sendo uma importante saída para estes produtos. Para o cereal, a participação destes portos dessa região no escoamento atingiu, em setembro deste ano, 43,3% da movimentação nacional contra 34,1% para o porto de Santos. Para a soja em grãos, foram expedidos pelos portos do Arco Norte 35,3% do total nacional frente a 32,5% embarcados por Santos.

O aumento das vendas de farelo de soja

No caso do farelo de soja, as vendas brasileiras ao mercado internacional também cresceram, sendo que no acumulado até setembro de 2023, atingiram 16,9 milhões de toneladas contra 15,9 milhões ocorridas no mesmo período do exercício passado. No entanto, a principal porta de saída deste produto continua sendo Santos, com 41,6% do produto sendo escoado por aquele porto.

O mercado de fretes

Fretes

Em relação ao mercado de fretes, Mato Grosso obteve, em setembro, um aquecimento nos preços bastante atípico, com ajustes sendo registrados em diversas praças. Já em Mato Grosso do Sul, os fretes oscilaram em relação ao mês anterior, devido à reação dos preços do milho, influenciados pela elevação das cotações internacionais, do dólar e da demanda interna.

Em Goiás, a demanda por fretes esteve alta no mês passado, em especial para aqueles com destino aos portos, sendo o milho o principal produto transportado. No Distrito Federal, em comparação com o mês anterior, os preços do frete para as praças de Araguari (MG), Santos (SP) e Paranaguá (PR), apresentaram leve variação positiva, e aqueles com destino às praças de Uberaba (MG) e Oswaldo Cruz (SP), tiveram leve variação negativa.

Fonte: Assessoria Conab

O índice de quantum das exportações brasileiras do agronegócio subiu 7,1%

A foto mostra um porto industrial com contentores, carregamento de embarcações no porto da Finlândia
O índice de quantum das exportações brasileiras do agronegócio subiu 7,1% | Foto: Envato

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade