Por Roberto Nunes Filho, de Ribeirão Preto (SP)

Nos últimos quatro anos, um total de 14,4 milhões de hectares de áreas rurais no Brasil passaram a contar com internet de boa qualidade via banda larga 4G.


CONTINUAR APÓS A PUBLICIDADE


CONTINUAR APÓS A PUBLICIDADE

Patrocinadores

Esse avanço é resultado do trabalho da ConectarAGRO, entidade que visa promover a expansão do acesso à internet em áreas remotas do Brasil e que reúne 44 empresas associadas e apoiadoras, incluindo operadoras de telefonia como TIM e Vivo.

O saldo foi divulgado pela associação nesta quarta-feira, durante o Agrishow. Desde 2019, quando foi criada, a associação já atendeu cerca de 1,1 milhão de pessoas, 90 mil propriedades rurais atendidas, 525 municípios, 13 estados, 65 unidades básicas de saúde e 221 escolas públicas da zona rural. O objetivo atual é promover uma solução de conectividade aberta, simples e acessível — 4G LTE, na frequência de 700 MHz.

A associação também foi responsável por cobrir mais de 29,2 milhões de hectares de soluções de Internet das Coisas — necessárias para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, que podem ampliar a cobertura tradicional em mais de 40% em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.

VEJA TAMBÉM | Internet das Coisas monitora produtividade e bem-estar animal em sistemas CLFI

Patrocinadores


CONTINUAR APÓS A PUBLICIDADE


CONTINUAR APÓS A PUBLICIDADE

“A conectividade no Agro é essencial para a sustentabilidade do sistema produtivo brasileiro e para a solução de questões urgentes, como a fome mundial, capacitando produtores rurais, de qualquer porte, a obter o máximo de eficiência com a aplicação de tecnologias no campo. É com muito orgulho que podemos apresentar esses números de conectividade, que só aconteceram graças à união das empresas que compõem a ConectarAGRO”disse Ana Helena de Andrade, presidente da entidade.

Por ocasião do balanço, a associação apresentou ainda as duas mais recentes associadas: a operadora Vivo e a AWS (Amazon Web Services).

Patrocinadores

Portal DBO

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here