Pular para o conteúdo

Queijos geográficos impulsionam turismo?

A importância dos queijos da Colônia Witmarsum no cenário nacional

 

Queijos produzidos na Colônia Witmarsum, no Paraná, recebem selo de indicação geográfica (IG) e já estão presentes em todos os estados brasileiros. O reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) trouxe ainda mais visibilidade para os produtos, que já são reconhecidos pela qualidade e sabor. Os dois queijos que receberam o selo de IG são o Colonial e o Colonial com Pimenta Verde.

Eles são produzidos com leite de vaca, seguindo uma receita tradicional, trazida pelos primeiros imigrantes alemães. A Cooperativa Witmarsum, que produz os queijos, já está nos planos de exportar os produtos para a América do Norte e para a Europa. A expectativa é que isso ocorra em 2024. Além do reconhecimento da IG, os Queijos Witmarsum já receberam diversos prêmios, incluindo o Super Ouro no 2º Mundial do Queijo do Brasil.

O reconhecimento dos produtos da Witmarsum também tem impulsionado o turismo na Colônia. O local, que fica na Região dos Campos Gerais, já é um destino turístico conhecido por sua arquitetura típica alemã e sua gastronomia. O restaurante Bierwit, que fica na Colônia Witmarsum, aumentou o número de clientes desde que passou a servir pratos com os produtos.

Além do restaurante, outros estabelecimentos também passaram a servir pratos com os produtos Witmarsum. Isso tem atraído turistas de todo o Brasil, que procuram experimentar a gastronomia local. O aumento do turismo na Colônia Witmarsum tem gerado benefícios para a economia local. Os restaurantes estão vendendo mais, os hotéis estão lotados e as lojas estão vendendo mais produtos típicos da região.

Produzidos desde 2002, os queijos Witmarsum integram a lista de 12 queijos finos produzidos no local. Antonio Alves Chaves, gerente comercial da cooperativa, conta que a receita é tradicional, trazida pelos primeiros imigrantes alemães. Ao todo, 38 cooperados fornecem o leite para a produção dos queijos. Segundo Chaves, mensalmente, a cooperativa produz cerca de 450 quilos dos dois tipos de queijos que têm IG.

Atualmente, os queijos da Cooperativa Witmarsum estão presentes em todos os estados brasileiros e está nos planos do grupo começar a exportar seus produtos. A estratégia que traçamos há um ano era de tornar o nosso produto bem reconhecido no Paraná. Isso nós já conquistamos. A segunda etapa era de fazer nosso produto reconhecido no Brasil. E isso também já está acontecendo. Agora, a gente está na terceira fase: nos preparando, seja com rótulos, seja com embalagens e também juridicamente, para atender as leis internacionais. Assim, em 2024, queremos colocar nossos produtos na América do Norte e na Europa”, explica Chaves.

A importância dos queijos da Colônia Witmarsum vai além do sabor e qualidade, impactando positivamente o turismo e a economia local. Com o reconhecimento nacional e planos de expansão internacional, os produtos estão ganhando destaque e se tornando referência no setor. Uma conquista que enche de orgulho toda a comunidade e reforça a importância de valorizar e preservar a cultura local.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Sumário

1. Queijos da Colônia Witmarsum com selo de indicação geográfica

1.1 Colonial e Colonial com Pimenta Verde

2. Turismo na Colônia Witmarsum

2.1 Restaurante Bierwit e gastronomia local

2.2 Benefícios econômicos para a região

3. Produção dos queijos

3.1 Receita tradicional dos imigrantes alemães

3.2 Cooperativa Witmarsum e fornecedores de leite

3.3 Planos de exportação para América do Norte e Europa</h4 queijo witmarsum020 scaled

Queijos produzidos na Colônia Witmarsum, no Paraná, recebem selo de indicação geográfica (IG) e já estão presentes em todos os estados brasileiros.

O reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) trouxe ainda mais visibilidade para os produtos, que já são reconhecidos pela qualidade e sabor.

Os dois queijos que receberam o selo de IG são o Colonial e o Colonial com Pimenta Verde.

Eles são produzidos com leite de vaca, seguindo uma receita tradicional, trazida pelos primeiros imigrantes alemães.

A Cooperativa Witmarsum, que produz os queijos, já está nos planos de exportar os produtos para a América do Norte e para a Europa. A expectativa é que isso ocorra em 2024.

Além do reconhecimento da IG, os queijos Witmarsum já receberam diversos prêmios, incluindo o Super Ouro no 2º Mundial do Queijo do Brasil.

Turismo

O reconhecimento dos produtos da Witmarsum também tem impulsionado o turismo na Colônia.

O local, que fica na Região dos Campos Gerais, já é um destino turístico conhecido por sua arquitetura típica alemã e sua gastronomia.

O restaurante Bierwit, que fica na Colônia Witmarsum, aumentou o número de clientes desde que passou a servir pratos com os produtos.

“Já era um queijo conhecido, mas hoje em dia está se tornando mais conhecido ainda. Então as pessoas, além de provar as receitas, querem levar o queijo para casa. Elas nos perguntam onde podem comprar o queijo e isso é muito bacana, porque agrega valor para toda a comunidade”, afirma Giovanna D’Aquino Smaka, uma das sócias proprietárias do restaurante.

Além do restaurante, outros estabelecimentos também passaram a servir pratos com os produtos Witmarsum. Isso tem atraído turistas de todo o Brasil, que procuram experimentar a gastronomia local.

O aumento do turismo na Colônia Witmarsum tem gerado benefícios para a economia local. Os restaurantes estão vendendo mais, os hotéis estão lotados e as lojas estão vendendo mais produtos típicos da região.

“O turismo é muito importante para a Colônia Witmarsum. Ele ajuda a movimentar a economia e a valorizar a cultura local”, afirma Chaves.

Produção

Produzidos desde 2002, eles integram a lista de 12 queijos finos produzidos no local. Antonio Alves Chaves, gerente comercial da cooperativa, conta que a receita é tradicional, trazida pelos primeiros imigrantes alemães.

“São dois queijos de extrema importância porque são receitas autorais, são receitas nossas, que surgiram depois de muita análise. E ter o IG é um reconhecimento do nosso trabalho, do carinho que colocamos em tudo o que fazemos”, afirma.

Ao todo, 38 cooperados fornecem o leite para a produção dos queijos. Segundo Chaves, mensalmente, a cooperativa produz cerca de 450 quilos dos dois tipos de queijos que têm IG.

“Trabalhamos com um leite diferenciado e chegamos num produto autoral de extrema qualidade. A quantidade produzida parece pouca, mas é assim que queremos. Crescer gradativamente e não perder um milímetro de qualidade, de carinho, de excelência. Muito em breve vamos crescer esta produção, mas entregando um queijo com a mesma qualidade de quando produzimos a primeira peça”, diz.

Atualmente, os queijos da Cooperativa Witmarsum estão presentes em todos os estados brasileiros e está nos planos do grupo começar a exportar seus produtos.

“A estratégia que traçamos há um ano era de tornar o nosso produto bem reconhecido no Paraná. Isso nós já conquistamos. A segunda etapa era de fazer nosso produto reconhecido no Brasil. E isso também já está acontecendo. Agora, a gente está na terceira fase: nos preparando, seja com rótulos, seja com embalagens e também juridicamente, para atender as leis internacionais. Assim, em 2024, queremos colocar nossos produtos na América do Norte e na Europa”, explica Chaves

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
.

Queijos Witmarsum: reconhecidos nacionalmente e além das fronteiras

queijo witmarsum020 scaled

Produção dos Queijos com Selo de Indicação Geográfica

Localizada na Colônia Witmarsum, no Paraná, a Cooperativa Witmarsum produz dois queijos famosos que receberam o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os queijos, conhecidos como Queijo Colonial e Queijo Colonial com Pimenta Verde, são produzidos com leite de vaca, seguindo uma receita tradicional trazida pelos primeiros imigrantes alemães. Atualmente, a cooperativa produz cerca de 450 quilos dos dois tipos de queijos mensalmente. O reconhecimento da IG trouxe ainda mais visibilidade para os produtos, que já são reconhecidos pela qualidade e sabor. Com o sucesso no mercado nacional, a Cooperativa Witmarsum tem planos de exportar seus produtos para a América do Norte e para a Europa a partir de 2024.

O Turismo impulsionado pelos Queijos Witmarsum

A fama e reconhecimento dos queijos Witmarsum também têm impulsionado o turismo na Colônia. Conhecida por sua arquitetura típica alemã e gastronomia, a região tem recebido a visita de turistas de todo o Brasil em busca de experimentar a cultura local. O restaurante Bierwit, localizado na própria Colônia Witmarsum, tem aumentado o número de clientes desde que passou a servir pratos com os produtos Witmarsum. Além disso, outros estabelecimentos também têm incluído os queijos em seus pratos, o que tem contribuído para o crescimento do turismo na região e beneficiado economicamente toda a comunidade local, com maior movimentação em restaurantes, hotéis e lojas que vendem produtos típicos.

O Reconhecimento e a Valorização da Cultura Local

Além dos selos de Indicação Geográfica e da exportação planejada, os queijos Witmarsum já receberam diversos prêmios, incluindo o Super Ouro no 2º Mundial do Queijo do Brasil. O reconhecimento nacional e internacional fortalece não apenas a marca, mas também a cultura local representada pelos queijos e pela cooperativa. Para a Colônia Witmarsum, o turismo e a produção dos queijos são de extrema importância para a movimentação da economia e para a valorização da cultura alemã. O crescimento gradativo da produção dos queijos é acompanhado de perto, garantindo que a qualidade e o carinho se mantenham presentes em cada peça produzida.

O Futuro promissor dos Queijos Witmarsum

A trajetória dos queijos Witmarsum tem sido marcada por conquistas e reconhecimento. A primeira fase de tornar o produto reconhecido no Paraná já foi alcançada, assim como a segunda fase de ampliar o reconhecimento para todo o Brasil. Agora, a cooperativa entra na terceira fase, se preparando para atender às leis internacionais e expandir a exportação para a América do Norte e para a Europa a partir de 2024. Com isso, os queijos Witmarsum têm tudo para conquistar paladares ao redor do mundo, levando consigo a tradição, a qualidade e o sabor da Colônia Witmarsum.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo siga o Canal Rural no WhatsApp!

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conclusão

Os queijos produzidos na Colônia Witmarsum, no Paraná, receberam o selo de indicação geográfica (IG) e já estão presentes em todos os estados brasileiros. Esse reconhecimento trouxe ainda mais visibilidade para os produtos, que já são reconhecidos pela qualidade e sabor. Além disso, a Cooperativa Witmarsum planeja exportar os queijos para a América do Norte e para a Europa em 2024. O turismo na Colônia também tem sido impulsionado pelo reconhecimento dos produtos, o que traz benefícios para a economia local.

Qual é a receita tradicional dos queijos da Colônia Witmarsum?

Os queijos são produzidos com leite de vaca, seguindo uma receita tradicional trazida pelos imigrantes alemães.

Quais queijos receberam o selo de indicação geográfica?

Os queijos Colonial e Colonial com Pimenta Verde receberam o selo de indicação geográfica.

Como o turismo na Colônia Witmarsum tem se beneficiado com o reconhecimento dos produtos?

O turismo na Colônia Witmarsum tem se beneficiado com o reconhecimento dos produtos, atraindo turistas de todo o Brasil que procuram experimentar a gastronomia local. Isso tem gerado benefícios para a economia local, com aumento de clientes nos restaurantes, hotéis lotados e aumento das vendas de produtos típicos da região.

Desde quando os queijos são produzidos na Colônia Witmarsum?

Os queijos são produzidos desde 2002.

Quantos cooperados fornecem leite para a produção dos queijos da Cooperativa Witmarsum?

Aproximadamente 38 cooperados fornecem o leite para a produção dos queijos.

queijo witmarsum020 scaled

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores