Pular para o conteúdo

A participação da Embrapa na ExpoRingo 2023 inclui debates sobre ILPF e realidade virtual?

Embrapa
A participação da Embrapa na ExpoRingo 2023 inclui debates sobre ILPF e realidade virtual? 2

Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) apresentados pela Embrapa foram um grande sucesso na ExpoRingo 2023, que aconteceu de 4 a 8 de outubro em Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe. Durante o evento, cerca de 15 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Uma das grandes atrações do estande da Embrapa foram os óculos de realidade virtual da ILPF.

Desenvolvidos em parceria com a gigante tecnológica Meta (Facebook), esses óculos proporcionaram aos usuários uma experiência virtual imersiva e realista, permitindo que eles explorassem as fazendas da ILPF de forma interativa, influenciando e interagindo com o ambiente ao seu redor.

Os óculos se mostraram atrativos para pessoas de diferentes perfis e idades, desde crianças até idosos, além de produtores, agentes públicos, estudantes e assistentes técnicos.

Durante o tour virtual, os usuários foram transportados para um trator, onde puderam observar de perto os benefícios de uma propriedade que utiliza a integração lavoura-pecuária-floresta, como solo mais rico, culturas mais vigorosas e pecuária e árvores mais produtivas, que também ajudam a retirar carbono da atmosfera e gerar madeira continuamente.

Outra atração que despertou grande interesse dos visitantes foi o Cubo Interativo 3D da ILPF. Por meio dessa tecnologia, era possível visualizar imagens tridimensionais animadas de imóveis, como pastagens, animais, plantas e árvores, por meio de um QR Code e do uso de tecnologias integradas.

As imagens geradas podiam ser compartilhadas em forma de stories no Instagram, ampliando ainda mais a interação dos visitantes com a ILPF.

Essas inovações tecnológicas da ILPF foram desenvolvidas sob a coordenação dos jornalistas Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril, e José Heitor Vasconcellos, da Embrapa Milho e Sorgo, ambos integrantes da equipe de comunicadores da Associação Rede ILPF.

Essa associação é formada e cofinanciada por empresas como Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta, Timac Agro e Embrapa, com o objetivo de acelerar a adoção de tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta pelos produtores rurais, buscando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Além das atrações tecnológicas, a Embrapa também mantém cerca de uma centena de Unidades de Referência Tecnológica da ILPF em todo o país, promove treinamentos, capacitações, dias de campo, visitas técnicas e simpósios, por meio de ações financiadas pela Associação Rede ILPF. Essas atividades têm como objetivo disseminar o conhecimento sobre a ILPF e incentivar sua adoção pelos produtores rurais.

Durante a ExpoRingo, os óculos da ILPF foram experimentados por diversas pessoas, como o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária de Sergipe, Jonielton Dantas, e a aluna do curso de gestão rural do Senar Sergipe, Beatriz Reis. Ambos ficaram impressionados com a experiência proporcionada pelos óculos e acreditam que eles têm potencial para convencer os produtores a adotarem a ILPF.

Além das exposições tecnológicas, a Embrapa também realizou uma roda de conversa em parceria com o Sebrae Sergipe. Durante a conversa, a equipe de especialistas da ILPF da Embrapa Tabuleiros Costeiros discutiu temas como plantio direto em sistemas integrados, uso da leguminosa gliricídia na alimentação de ruminantes e tecnologias a serem transferidas em Sergipe no âmbito do Plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono).

O Plano ABC+ foi lançado oficialmente durante a cerimônia de abertura da ExpoRingo e conta com a colaboração da Embrapa no desenvolvimento e pesquisa de tecnologias sustentáveis para a agricultura brasileira. A Embrapa reiterou seu compromisso em transferir essas tecnologias aos produtores, visando ao cumprimento das metas estabelecidas no plano e ao avanço sustentável da agricultura sergipana.

Para conferir todas as imagens do evento, você pode acessar a página da Embrapa no Flickr. É possível avançar e voltar pelas imagens utilizando as setas laterais do site.

Graças às ações promovidas pela Associação Rede ILPF, o conhecimento sobre a ILPF é disseminado em todo o país, por meio de eventos, treinamentos, capacitações e outras atividades.

A ExpoRingo foi mais um importante momento para divulgar a importância e os benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta, e as atrações tecnológicas proporcionaram aos visitantes uma experiência imersiva e interativa, mostrando as vantagens dessa prática para a agricultura brasileira.

Conclusão

Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) apresentados pela Embrapa na ExpoRingo 2023 foram um grande sucesso. As atrações tecnológicas, como os óculos de realidade virtual e o Cubo Interativo 3D, atraíram visitantes de diversas idades e perfis, mostrando o interesse e a importância do tema.

Essas tecnologias proporcionaram uma experiência imersiva e realista, permitindo aos usuários entenderem e visualizarem os benefícios de uma propriedade que aplica os sistemas de integração. Além disso, a roda de conversa sobre produção agrícola e baixo carbono, promovida pela Embrapa e Sebrae Sergipe, evidenciou a importância da integração e apresentou as tecnologias desenvolvidas para a região Nordeste.

A adoção da ILPF é essencial para o avanço sustentável da agricultura brasileira.

Perguntas e Respostas

1. Quais foram as atrações tecnológicas apresentadas pela Embrapa na ExpoRingo 2023?

As atrações tecnológicas apresentadas foram os óculos de realidade virtual da ILPF e o Cubo Interativo 3D.

2. Quais foram os benefícios destacados pelos óculos de realidade virtual da ILPF?

Os óculos de realidade virtual permitiram aos usuários visualizarem os benefícios de uma propriedade que aplica os sistemas de integração, como solo mais rico, culturas mais vigorosas, pecuária e árvores mais produtivas.

3. O que é possível visualizar com o Cubo Interativo 3D da ILPF?

Com o Cubo Interativo 3D, é possível visualizar imagens tridimensionais animadas de imóveis, como pastagens animadas, animais, plantas e árvores.

4. Quem coordenou o desenvolvimento das atrações tecnológicas da ILPF?

As atrações tecnológicas foram desenvolvidas sob a coordenação dos jornalistas Gabriel Faria e José Heitor Vasconcellos, que fazem parte da equipe de comunicadores da Associação Rede ILPF.

5. Qual é o objetivo da Rede ILPF?

A Rede ILPF tem como objetivo acelerar a ampla adoção de tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) pelos produtores rurais como parte de um esforço que visa a intensificação sustentável da agricultura brasileira.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade