[ad_1]

O que é Coccidiose bovina e como afeta a sua propriedade?

A coccidiose bovina é uma parasitose causada por um protozoário do gênero Eimeria, um dos mais importantes gêneros causadores de problemas gastrointestinais em bovinos de todo o mundo.

O desafio principal da coccidiose em sistemas de produção é nos bezerros com até um ano, mas em ambientes densamente povoados, pode afetar também animais adultos.

Ambientes intensivos e densos em animais favorecem a contaminação por Eimeria. A ingestão de oocistos esporulados ocorre ao ingerirem água, alimentos ou lambendo outros animais infectados.

Animais infectados eliminam oocistos nas fezes, que permanecem viáveis em ambientes úmidos. Assim, manter ambientes limpos e secos ajuda a prevenir a infecção por Eimeria.

Grande parte dos animais infectados pela coccidiose, não apresentam quadro clínico da doença. Entretanto, podem e provavelmente terão seu desempenho comprometidos pelo protozoário.

A destruição de células intestinais prejudica as funções do órgão, causando o rompimento de vasos sanguíneos, principal sintoma da doença.

Os animais afetados exibem principalmente diarreia sanguinolenta, além de falta de apetite, emagrecimento e fraqueza.

O controle eficiente da coccidiose em propriedades requer um diagnóstico preciso para confirmar a infecção.

A anamnese sistemática e profunda, incluindo a avaliação do sistema de produção, das estruturas de fornecimento de água e alimento, e a análise da sintomatologia dos animais, é crucial para o diagnóstico correto.

As amostras obtidas permitem identificar pontos-chave, como os retiros mais afetados, faixa etária dos animais mais suscetíveis e o lote mais desafiador.

Após a identificação e a confirmação do diagnóstico por coccidiose na propriedade, vamos então focar na resolução do problema.

No mercado nacional, hoje, temos duas bases de medicamentos que podem ser utilizados no combate da coccidiose, a sulfa e o toltrazuril.

Além do tratamento, é de suma importância que as propriedades façam o controle da doença. Isso evitará o aparecimento de novos animais doentes, também mitigando a infecção dos demais animais.

Curso Gestão na Pecuária de Corte

Transforme sua paixão pela pecuária de corte em um negócio lucrativo. Aprenda técnicas com resultados comprovados na prática e maximize sua margem de lucro na atividade. 

[ad_2]