Pular para o conteúdo

Sistema Faemg realiza Dia de Campo em Baependi

Sistema Faemg realiza Dia de Campo em Baependi

O Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, ATeG Café+Forte, foi realizado em Baependi, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais de municípios da região. Estiveram presentes o 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, o gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, Wander Magalhães, o presidente do Sindicato Rural de Baependi, além de autoridades locais.

O evento contou com oficina de torrefação e cafés especiais, palestras sobre manejo de pragas, doenças e podas; comercialização de cafés especiais e demonstração da aplicação de defensivos agrícolas com drone.

A cidade de Baependi possui, desde 2011, a indicação de origem (IP) dos cafés especiais, sendo reconhecida em todo o mundo. Atualmente, um grupo AteG focado em café está em operação na região, além disso, entre 2019 e 2021, outro grupo esteve em operação e, futuramente, outro grupo deverá ser mobilizado, atingindo cerca de 90 produtores no total.

O 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, reforçou que essa é mais uma atitude que vai ao encontro do lema da atual gestão, que deve priorizar menos Belo Horizonte e mais o interior do estado. “Foi muito importante a presença do Sistema Faemg neste evento, o que gerou muita expectativa entre os participantes. Vários participantes do ATeG do café, um público bastante animado, com presença de pessoas de várias cidades. A organização foi muito boa , fizemos várias parcerias. evento que torna efetiva a participação do Sistema Faemg com entidades do interior”, disse.

Renato Laguardia, Wander Magalhães e Sirlei Silvério

Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg, destacou o aprendizado que os participantes podem adquirir no Dia de Campo. “É um evento que vem agregar ao produtor uma série de informações relacionadas à tecnologia utilizada nos grupos ATeG. Apresentamos alguns resultados, sobre o manejo integrado de pragas, a comercialização do produto, principalmente os cafés especiais, além de a produção desses cafés, que têm mais de 80 pontos na classificação e análise sensorial, o que é muito bom para o produtor, não só pelo aumento das vendas, mas pela melhoria da qualidade do produto ofertado. tem sido muito importante nas duas últimas provas, os principais prémios deixaram para esta cidade, são produtores que se empenharam e aplicaram todas as técnicas que o técnico de campo recomendou”, disse.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, Sirlei Silvério, disse que conseguiu demonstrar ao produtor a importância de se filiar a um sindicato, e que este ano o sindicato aumentou o número de filiados de 75 para mais de 250. Eventos como este ajudam a promover ainda mais a imagem da instituição na região. “Tivemos a sorte de ter o AteG Café+Forte Field Day, uma presença marcante de público, com muitos brindes, e é um dia muito importante para nós que, nos últimos cuppings, estamos conquistando ótimas colocações, e em 2021 teve os três primeiros lugares. Agradecemos a parceria com o Sistema Faemg que sempre nos ajuda muito e que, sem ela, não estaríamos alcançando esse sucesso.

Mais de 200 pessoas participaram do evento

Produtores rurais de várias cidades mineiras estiveram presentes no Dia de Campo em Baependi. Para Reginaldo Rossi Miguel, do Olímpio Noronha, o assunto que ele conseguiu aprender com o evento, e que vai implementar as mudanças em seu plantio, foi sobre a poda correta. “Há uma grande troca de experiências, todo mundo acaba aprendendo algo novo. Achei que deveria ter mais cuidado com a poda e com o momento certo de podar ou esqueletizar a planta”, disse.

Para José Aparecido Antônio, que trabalha com café em cerca de 7 hectares de terra, ter a oportunidade de se atualizar é fundamental para se manter competitivo no mercado. “Aqui, às vezes, produzíamos café de alta qualidade, mas nem sempre conseguimos repetir essa produção. Alguns cafés especiais saíram quase por acaso. Com os diversos cursos que o Sistema Faemg nos oferece na região, o ATeG e agora este grande evento, aprendemos a produzir cafés especiais, produtos com notas acima de 85 pontos em análise sensorial”, disse. Ele também destacou o uso de drones para pulverização em áreas de difícil acesso onde, com outros tipos de abordagem, é impossível aplicar agrotóxicos. “Às vezes plantamos em grutas onde o pulverizador não chega. Com essa tecnologia é mais fácil, barato e seguro, pois reduz ainda mais o contato humano com os produtos”.

Programação Variada

Workshops, demonstrações, seminários. O Dia de Campo em Baependi teve diversos tipos de atrações. Confira a programação completa abaixo:

  • Oficina:
    • Torrefacção de cafés especiais;
    • José Carlos de Oliveira – Instrutor do Senar.
  • Discursos:
    • Manejo de pragas, doenças e podas;
    • Luiz Felipe Krauss – técnico de campo da ATeG;
    • Vitor Alves Leandro – Técnico de campo da ATeG.
  • Comércio de Cafés Especiais;
    • Alessandro Hervaz – presidente da Coopervass.
    • Demonstração da tecnologia de pulverização por drone;
    • Guilherme Ferreira – representante da Agrofert

O Dia de Campo em Baependi foi realizado pelo Sistema Faemg, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi.



Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade