Pular para o conteúdo
Patrocinador

Sera Verdade ? Plano Safra é principal foco do Ministro da Agricultura Neste Ano

Originally posted on 6 de maio de 2022 @ 06:51

Conheça Todos os Detalhes

Segundo o secretário de Políticas Agrárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho, a questão é como encontrar recursos para dedicá-los a esse fim.

Bastos Filho detalhou os principais desafios do Mapa em reunião promovida pelo COSAG, Conselho Superior de Agronegócios da Fiesp, em reunião na segunda-feira (02/05) presidida por Jacyr Costa Filho. Segundo o secretário, o assunto será discutido esta semana em encontro entre o ministro da Agricultura, Marcos Montes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos. “Precisamos do empenho dos parlamentares para que, neste momento de restrição orçamentária, possamos garantir os recursos públicos que viabilizarão o Plano Safra”, ressalta Bastos.

7d8ea2f9 fa59 4d9f afd0 e92821a0cdb3
Sera Verdade ? Plano Safra é principal foco do Ministro da Agricultura Neste Ano 2

Segundo Jacyr Costa, presidente do COSAG, além do Plano Safra, há outras questões estratégicas para o desenvolvimento do agronegócio. Todos estão na pauta do Congresso Nacional e possivelmente serão colocados em votação no plenário no final de junho.

“Temos também o licenciamento ambiental e a regularização fundiária, que aguardam definição há quase duas décadas, e a necessidade de celeridade na aprovação de novos agrotóxicos e medidas que modernizem o controle da produção no agronegócio, entre outras questões”, destaca .

O secretário também se referiu a esses projetos, destacando o curto prazo para viabilizar até meados do ano. Nesse sentido, destacou a implantação do Plano Nacional de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais (PRA) e a implantação de novos módulos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este último será um importante instrumento para alavancar a emissão da Certidão de Produto Rural (CPR), título que facilitará a comercialização de produtos agropecuários.

O presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão, que também participou do evento COSAG, lembrou que os grandes temas da agricultura nacional foram discutidos em reunião no Senado Federal na semana passada. O IPA reúne entidades do setor do agronegócio e presta assessoria à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA): “O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a necessidade de desbloqueio dessas agendas. Ele diz que é preciso haver convergência e harmonia nessa discussão. de Regularização Fundiária e o próprio licenciamento ambiental, por exemplo, não há mais divergências ou argumentos contra isso”, ressalta Leitão. Plenário.

seguro rural

Outra preocupação do Mapa em 2022 refere-se ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), essencial para reduzir o custo de produção por meio de auxílio financeiro do governo federal. “Para manter a cobertura do ano passado, que chegou a 14 milhões de hectares, precisaremos de R$ 510 milhões no verão”, acrescenta o secretário do Mapa.

mercado externo


Em relação ao mercado externo, Bastos Filho informa que até o final do ano, o Brasil participará de 17 feiras com o objetivo de explorar mais 50 novos mercados internacionais. “Estão previstas quatro missões interministeriais, que darão continuidade às negociações em andamento para garantir o fornecimento de fertilizantes”, explica.

sanidade agrícola


O representante do Mapa lembrou que, durante a Expozebu 2022, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, anunciou que a vacinação contra a febre aftosa será concluída em novembro. “O objetivo é erradicar a doença nos rebanhos nacionais até 2026”, enfatizou Bastos Filho.

programas sociais

O secretário do Mapa citou o projeto Agrinordeste, iniciado em 2019 para promover o acesso ao crédito e alavancar a geração de renda em 100 mil propriedades rurais da região. Bastos Filho também destacou o programa de Residência Profissional Agropecuária, cujo objetivo é formar e formar jovens profissionais da agricultura. “Já temos 103 projetos com 56 instituições de ensino e 1.328 jovens moradores”, conclui.

1 comentário em “Sera Verdade ? Plano Safra é principal foco do Ministro da Agricultura Neste Ano”

  1. Claudio Heleno Cassol

    Um dos pontos nefastos qu e tira a renda dos Agricultores Brasileiros São as altas taxas de Juros e a nefasta aplicação da vergonhosa chamada correção monetária. Inexistentes no resto do Mundo.
    Pois os preços Agrícolas não são corrigidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador