Pular para o conteúdo

Nortel anuncia entrada no agro com solução para suplementação leve em parceria com Signify (Philips) e Esalq/USP

Com 50 anos no mercado no segmento de distribuição de materiais elétricos, a Nortel anuncia durante a Feira Internacional de Irrigação Brasil (FIIB), realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, em Campinas (SP), uma solução de suplementação leve para agricultura extensiva. Considerando todas as etapas de desenvolvimento, incluindo testes, estruturação da área de negócios e implantação do primeiro inventário, estima-se que o projeto deverá gerar investimentos da ordem de R$ 10 milhões.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Signify (Philips), Esalq/USP e Agropecuária Jacarezinho para garantir a confiabilidade e o desempenho dos equipamentos utilizados, obter evidências científicas que avalizem a solução e validar os resultados da aplicação com o próprio produtor rural. A entrada da marca no mundo agro faz parte dos objetivos do Grupo Sonepar, líder global na distribuição de materiais elétricos, que faturou 26,4 bilhões de euros em 2021.

O pré-lançamento da solução de suplementação leve marca a entrada da Nortel no agronegócio, um mercado em crescimento que até 2030 deverá representar mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Foram necessários dois anos para desenvolver a tecnologia de suplementação leve nas lavouras de milho e soja – as duas maiores culturas extensivas do Brasil – e, em ambos os casos, os resultados obtidos ficaram entre 25% e 35% de ganho de produção.

Além desse aumento, o agricultor poderá reduzir o uso de outros insumos por unidade de produção, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e também para o meio ambiente, pois a mesma área utilizada para o plantio será melhor aproveitada, evitando a necessidade de expandir a área de terra plantada.

O início da criação da tecnologia de suplementação de luz

Segundo informações do presidente da Nortel, Marcos Rocha, há três anos a empresa identificou a oportunidade de usar sua expertise no mercado de materiais elétricos, automação e iluminação para investir no setor de agronegócios. Rocha comenta que, com o setor, as conversas iniciais foram com startups de inovação, potenciais clientes e fabricantes internacionais que já possuem experiência com suplementação leve, mas em aplicações indoor.

“Chegamos a um consenso de que essa aplicação em cultura extensiva seria interessante. Pensamos em criar um “segundo andar” de propriedades rurais no país. Ao trazer esta questão aos nossos parceiros, a Signify (Philips) demonstrou interesse em avançar com o desenvolvimento. Para iniciar os estudos, também buscamos parceiros científicos”, explica.

Dessa forma, o projeto ganhou força com um dos principais nomes envolvidos na aplicação de luz para suplementação de plantas no Brasil, a pesquisadora Simone Mello, da Esalq/USP.

“O pesquisador, em conjunto com a FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), demonstrou interesse em participar do desenvolvimento e iniciamos o projeto, aliando nossa grande expertise em projetos complexos de iluminação com um dos mais renomados centros de pesquisa agropecuária, além de a uma das maiores autoridades mundiais na produção de luminárias para uso geral ou científico, a Signify (Philips)”, completa Ednei Kupper, Diretor Comercial da Nortel e líder da nova unidade de negócios da empresa.

O diretor reforça que a Signify (Philips), há anos, realiza estudos em seu Centro de Desenvolvimento e Inovação na Holanda para aplicação em diferentes culturas do agronegócio, inclusive aquelas voltadas ao bem-estar animal. Signify e Sonepar são parceiros globais, sendo o grupo o maior distribuidor da marca. Além de ser um grande parceiro global da Sonepar, o grupo também é o maior comprador de lâmpadas e luminárias do mundo e o principal cliente da Philips nessa categoria em escala global.

No projeto de iluminação artificial, que será instalado em pivôs de irrigação, as luminárias Philips têm potência de 590 a 630W, tensão de 277-400V, vida útil de 36.000 horas e fluxo de fótons de até 2650 μmol. Entre os diferenciais da solução da Nortel está o design robusto e resistente às intempéries, com componentes especiais para suportar altas temperaturas, intempéries e oscilações elétricas.

Tecnologia comprovada nas culturas de milho e soja

Os experimentos com tecnologia de suplementação leve instalada em pivô de irrigação foram realizados na Fazenda Bonança, da Marfrig, no interior de São Paulo, com resultados efetivos já comprovados para as culturas de milho e soja. Por meio de experimentos científicos aplicados, qualquer plantio extensivo de grãos irrigado está sujeito aos benefícios da tecnologia.

Além dos cientistas e profissionais das instituições, os resultados foram acompanhados pelo produtor rural que co-participou da solução. As análises foram validadas não apenas pelo viés de ganho quantitativo, mas também mantendo os aspectos qualitativos da planta, como os nutrientes.

A tecnologia desenvolvida pressupõe que o produtor tenha o pivô para irrigação. Para áreas que já possuem o pivô, é necessário um ajuste na infraestrutura elétrica. “A adaptação do pivô faz parte da solução integrada que a Nortel oferece ao mercado. Com o extenso know-how consolidado em mais de 50 anos de atuação no setor elétrico, a marca está plenamente capacitada para prestar qualquer serviço e adaptação necessária para que isso ocorra”, explica Kupper.

Como implantar a tecnologia?

Ao oferecer a solução, a Nortel prestará assessoria no monitoramento do plantio durante o período de crescimento da planta até a colheita, como forma de apoiar o produtor no momento correto de aplicação da iluminação até a fase de suspensão para garantir o maior ganho produtivo na região onde a tecnologia será aplicada.

Além disso, é necessário que o produtor siga um padrão indicado por especialistas, como o uso correto da semente e manejo do solo, aplicação de defensivos e cuidados na irrigação para o resultado esperado.

A solução completa tem baixo custo de manutenção, pois as luminárias possuem mais de 36 mil horas de vida útil, o que daria aproximadamente 10 anos de durabilidade de uso – considerando o tempo que a luz precisa ficar acesa para a suplementação estudada.

A solução não se limita à luz, mas inclui o componente elétrico completo, como um painel dedicado para uso, incluindo um protetor contra surtos que mitiga problemas de variação de tensão.

Os visitantes da Feira Internacional de Irrigação do Brasil (FIIB), que acontece no Royal Palm Hall, em Campinas, podem conhecer em primeira mão a nova tecnologia da Nortel.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores