Pular para o conteúdo

Raça Barrosã tem força e carne inigualáveis

Raça Barrosã tem força e carne inigualáveis
Raça Barrosã tem força e carne inigualáveis
Raça Barrosã tem força e carne inigualáveis

Raça Barrosã tem força e carne inigualáveis

 

Esta raça tem uma dupla função: carne e trabalho. Sua carne é premium e possui DOP (denominação de origem protegida) é muito saborosa e muito apreciada.

Habitantes ancestrais das terras altas do norte de Portugal, O gado Barrosões é herdeiro natural de um patrimônio genético transportando e preservando a genuinidade e autenticidade de uma raça famosa também pela carne inigualável que produz. Conheça os detalhes da Raça Barrosã!

Na verdade, trata-se de uma combinação vencedora da genética com o método de manejo que garante o sabor e a suculência da carne barrosã a mais premiada das carnes autóctones nacionais e uma referência emblemática da cultura bovina nacional.

Esta raça tem uma dupla função: carne e trabalho. A sua carne DOP (denominação de origem protegida) é muito saborosa e muito apreciada. Hoje é pouco utilizado no trabalho graças aos novos mecanismos agrícolas. Esses traços trazem e permitem que a raça continue sua expansão e criação!

Pode-se dizer que estamos diante de um animal perfeitamente adaptado às áreas de agricultura de montanha, onde desempenha um papel importante, permitindo o trabalho de campos muito pequenos, fertilizando-os com estrume e valorizando os recursos alimentares naturais disponíveis que de outra forma seriam desperdiçado.

A raça Barrosã caracteriza-se pelo seu temperamento dócil, terço anterior bem desenvolvido, o que lhe confere boa aptidão para o trabalho. Apresenta dimorfismo sexual acentuado, podendo observar-se a imponente estrutura córnea em machos castrados, que pode atingir mais de dois metros de envergadura, e em machos intactos destaca-se o terço anterior mais escuro.

características da raça

São animais de pelo castanho claro, tendendo a ser palha ou cereja. Apresentam coloração mais clara na região das pálpebras, borda ao redor do focinho, face interna dos membros e região mamária.

Cabeça: curto e largo, encimado por uma forte estrutura córnea em forma de lira. Testa quadrada, deprimida no centro com região orbital muito proeminente. Chanfro reto, arredondado e levemente saliente, boca larga, lábio superior desenvolvido.

Focinho largo, um pouco grosso e arrebitado, de cor preta. Tem uma borda clara. Conjunto de olhos salientes, cílios escuros e abertura das pálpebras.

Orelhas médias, cercadas por pelos geralmente escuros e longas por dentro. Comprimento e espessura dos chifres bem desenvolvidos, de cor esbranquiçada com pontas escuras de seção elíptica.

Pescoço: curto, bem preso à cabeça e ao ombro. Barba muito desenvolvida.

Porta-malas: cernelha larga e ligeiramente saliente, dorso bem arqueado, peito largo e baixo. Região dorso-lombar larga e horizontal, de comprimento médio, bem conectada à garupa, que é horizontal, larga e longa, com boa largura isquiática. Nádegas subconvexas, baixas e largas. Coxas bem musculosas e regularmente largas. Cauda com inserção média, terminando com uma borla regular de pêlos escuros.

Úbere: pouco desenvolvidos, cobertos por pêlos mais espessos e longos, mais claros.

Membros: bem arrumado, pouco ossudo e baixo. Eles têm unhas pequenas, duras, escuras e arredondadas.

Pele, pêlo e membranas mucosas: pele grossa mas macia, com rugas no pescoço. Pêlo muito curto e fino, mais desenvolvido na orelha e na borla da cauda. Mucosas escuras.

P8081809A
a 25
a 22 768x576 1
P9163954
racaBarrosa
Fianl do Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã 2017
19592392 pEUYN 1
barrosa2 g
Peso médio ao nascer 26,58kg
Idade normal de abate 6 a 8 meses
peso de abate 184 Kg (machos)
169 Kg (fêmeas)
Peso da carcaça aos 207 dias 94 Kg (machos)
Peso da carcaça aos 211 dias 85 Kg (fêmeas)

CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS

Na raça Barrosã, o método de acasalamento natural ainda é o sistema mais utilizado, embora a inseminação artificial venha aumentando.

A raça Barrosã caracteriza-se por possuir grande longevidade reprodutiva, em média 7,6 anos, levando a uma baixa taxa de reposição (aproximadamente 10% ao ano). Como regra geral, não há alta incidência de partos distócicos, com intervalo entre os partos em torno de 420 dias, podendo variar de acordo com fatores ambientais. Dependendo da disponibilidade e qualidade dos alimentos, o primeiro parto pode ser antecipado ou atrasado.

Por exemplo, na presença de dietas adequadas, podemos ter bezerros atingindo a puberdade antes dos 16 meses, o que permite antecipar o primeiro parto em dois meses. Podemos dizer que, em média, o primeiro acasalamento ocorre entre 15 e 18 meses, com o primeiro parto ocorrendo entre 24 e 36 meses.

No que diz respeito aos touros, eles iniciam a reprodução aos 18 meses, e o sêmen pode ser coletado a partir dos 16 meses, em touros testados para esse fim.

Em geral, esta raça apresenta bons parâmetros reprodutivos, com o mesmo potencial para o seu melhoramento.

‘Carne Barrosã’ – DOP é obtida a partir de animais Barrosã alimentados essencialmente com pastagens naturais (santos) e forragem (palha e feno) que se encontravam principalmente em duas áreas geográficas: Minho e Barroso. No entanto, ao longo dos anos, a área geográfica de produção da ‘Carne Barrosã’ alargou-se a outras regiões..

RotuloCBarrosa

Para ser considerada DOP, a carne deve ser proveniente de animais inscritos no livro genealógico da raça, nascidos e criados na área geográfica definida para o efeito e alimentados com produtos naturais dessa região.

Segundo Silvestre Bernardo Lima em 1873, o rebanho era de 102.301 machos e 144.501 fêmeas, tendo-se observado uma queda abrupta com um rebanho de fêmeas não superior a 7.000 animais e no caso dos machos o número é insignificante.

Associação – AMIBA

Associação dos Criadores de Gado Barrosã (AMIBA) foi criado no início dos anos noventa para defender a raça e proteger seus criadores. A gestão do Registo Zootécnico/Livro Genealógico foi confiada à associação, bem como o melhoramento animal da raça Barrosã.

O grupo de produtores foi criado em 2 de julho de 1996 e a comercialização teve início em setembro do mesmo ano. Começou no norte mas atualmente a Carne Barrosã – DOP é vendida em todo o país. A irmandade gastronómica da Carne Barrosã foi fundada a 3 de Setembro de 2001.

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade