Pular para o conteúdo
Patrocinador

Milho Transgênico Totalmente Imune a Lagarta e Liberado e ja podemos Aproveitar

Originally posted on 12 de junho de 2022 @ 06:44

00:00
00:00

  • Milho Transgênico Totalmente Imune a Lagarta e Liberado
    00:00






images 1

Patrocinador

Milho Transgênico Totalmente Imune a Lagarta e Liberado

ja podemos Aproveitar

Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, por unanimidade, o uso comercial do milho geneticamente modificado para resistência a insetos, denominado evento EH913.

A nova tecnologia, derivada de um gene específico da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), é altamente eficaz contra pragas de Lepidoptera, especialmente Spodoptera frugiperda (lagarta do cartucho, considerada a principal praga do milho) e Diatraea saccharalis (conhecida como broca do milho). cana-de-açúcar).

Em todos os testes de campo realizados, o evento EH913 apresentou um desempenho surpreendente, comparado à melhor tecnologia Bt atualmente disponível no mercado.

Em testes de laboratório, segundo informações da Embrapa Milho e Sorgo e Hélice, o produto mostrou-se altamente eficaz contra larvas de lagarto-cartucho, mesmo diluído 25 vezes em dieta artificial, indicando bom prognóstico em relação ao manejo da resistência do inseto.

Além disso, o milho com o evento EH913 mostrou-se eficaz contra populações de Spodoptera frugiperda resistentes às proteínas Bt presentes no mercado, ou que indique ausência de resistência cruzada com essas tecnologias e reforços, ainda mais inovadores e disruptivos para o manejo de Pragas. Não Brasil. .

O evento EH913 é resultado de uma parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a Helix, empresa do grupo Agroceres.

milho 1 11zon 1

Foi estabelecida uma parceria na Comissão Mista de Seleção Pública entre o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), ou BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Agência Financiadora de Estudos e Projetos), com o objetivo de apoiar inovação tecnológica no setor agroindustrial (Edital Inova Agro – 2013).

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, Paulo Barroso, afirma que “o principal diferencial do evento, além das questões tecnológicas específicas, é que foi produzido por duas empresas brasileiras, uma privada, a Helix, e outra pública, Embrapa. ”.

“O desenvolvimento deste evento, bem como todo o processo de avaliação de segurança, foi totalmente realizado no país. É um marco para a ciência brasileira, que já havia produzido organismos geneticamente modificados a partir de soja, feijão, eucalipto e agora um de milho”, disse.

Ele ainda concorda com o presidente da CTNBio, “o processo foi muito bem orientado, referindo-se corretamente às questões de segurança alimentar e ambiental”, ressaltou.

O lançamento coloca Brasil, Embrapa e Helix em um seleto grupo de países e empresas capazes de fornecer tecnologia Bt.

“A construção do conhecimento disruptivo, em parceria público-privada, é um processo estratégico de cocriação e codesenvolvimento inteligente e altamente oportuno para aumentar a relevância do setor produtivo. Uma mudança de conhecimento -técnico-científico, gerencial e empresarial- é relevante para impactar o setor produtivo e, neste momento, com a aprovação do evento EH913 para uso comercial, o Brasil coloca o país e parceiros em um caminho de alta contribuição que não interessa ao agricultor e a promoção do desenvolvimento da agricultura brasileira”, afirma Frederico Ozanan Machado Durães, gerente geral da Embrapa Milho e Sorgo.

Atualmente, apenas duas empresas estrangeiras fornecem tecnologia para o mercado mundial.

A Helix iniciou os processos para o lançamento comercial do evento EH913 em outros países. No Brasil, a data de início da comercialização ainda não foi definida.



1 comentário em “Milho Transgênico Totalmente Imune a Lagarta e Liberado e ja podemos Aproveitar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador