Pular para o conteúdo

Pecuaristas e Policiais Se Juntam para Combater Crimes

Pecuaristas e Policiais Se Juntam e Forma Parceria para Combater Crimes no Campo


policia mt soja

Pecuaristas e Policiais Se Juntam e Forma Parceria para Combater Crimes no Campo

Iniciativas estão melhorando enfrentamento contra assalto, furto de animais e invasão de propriedade em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Quem está no campo já ouviu falar ou até mesmo vivenciou um histórico de violência. Casos de roubos, roubos de gado e máquinas, invasões de propriedades são cada vez mais comuns no meio rural.

Diante dessa situação, camponeses e policiais se unem para acelerar o combate à criminalidade no campo.

Em Goiás, por exemplo, o tenente-coronel André Luiz de Carvalho criou o Programa de Patrulhamento Rural, que logo se mostrou promissor.

Atualmente, 100 equipes do batalhão rural estadual recebem, todos os dias, um roteiro de propriedades que devem ser visitadas em horário comercial.

Qualquer fazenda, seja pequena, média ou grande, é visitada pela polícia.

Na região, são comuns as denúncias de roubo de gado, invasão de propriedade e perturbação do sossego.

A proximidade da polícia com quem mora no campo aumentou o número de denúncias e, com isso, diminuiu a criminalidade.
O Batalhão Rural mostra uma redução de 80% no acumulado de 3 anos em diversos tipos de crimes e, hoje, é o que mais recaptura os foragidos da justiça, que insistem em buscar serviços em fazendas rurais.

Distrito Federal

A iniciativa goiana inspirou a Polícia Militar do Distrito Federal, que há pouco mais de dois anos criou o Programa Guardião Rural, onde os moradores das fazendas auxiliam os policiais com informações.

Cada propriedade cadastrada no programa recebe um número para facilitar a identificação pela polícia e uma placa indicando que a área está sob vigilância.

Por meio de um QR Code, a polícia tem acesso a todos os dados da fazenda. Hoje, em todo o DF, 540 produtores já se tornaram guardiões rurais e, por mês, cerca de 90 propriedades são cadastradas.

Mato Grosso do Sul

O Programa Patrulhamento Rural, criado em Goiás, também está sendo implantado em Mato Grosso do Sul.

No ano passado, o estado ganhou a primeira delegacia especializada em crimes rurais, a Deleagro, que tem como foco o combate aos crimes contra o patrimônio envolvendo produtores rurais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores