Pular para o conteúdo
Patrocinador

Pastagem para Cavalos Conheça Tudo Agora

Originally posted on 11 de junho de 2022 @ 03:18

cavalos comendo cdc 11zon 2

Patrocinador

Pastagem para Cavalos

Conheça Tudo Agora

Conheça os principais tipos de capim para equinos … ser de 1 hectare por cavalo, já para os potros e locais para pastejo é fundamental …

Entendendo quais pastagens são melhores para cavalos

Ao pensar em pastagens de qualidade para equinos, é necessário escolher uma espécie que atenda as exigências dos animais para que a forragem não se torne um problema, ou seja, um fator limitante para o desenvolvimento do animal.

A escolha deve ser feita levando em consideração fatores como demanda nutricional, região, disponibilidade de forragem, condições ambientais, tipo de solo (atributos físicos, químicos e biológicos), compostos tóxicos nas plantas, manejo, entre outros.

O produtor não pode ignorar o fato de que para estabelecer uma pastagem para equinos é necessário estar atento às peculiaridades, pois os hábitos de pastejo desses animais são mais seletivos, com menor aceitabilidade de espécies e cultivares.

Devido a essa diferença em relação ao comportamento dos cavalos, é necessário escolher com muito cuidado a forragem ideal. Quer saber melhor quais são as pastagens mais indicadas para cavalos? Leia o artigo até o final!

Que grama não é adequada para cavalos?

As braquiárias, em geral, não são recomendadas para equinos, pois podem causar alguns problemas, como a “cara inchada” dos cavalos (osteodistrofia fibrosa ou hiperparatireoidismo nutricional secundário). Esse desequilíbrio ocorre devido ao desequilíbrio na absorção de cálcio (Ca), que é promovido pela alta concentração de oxalatos nas Brachiarias, complexando o Ca, impedindo a absorção de Ca pelo animal.

Pastagem para Cavalos Conheça Tudo Agora

Qual grama é adequada para cavalos?

É fundamental que o produtor conheça as variedades e o sistema de produção em que o capim será inserido.

O produtor deve primeiro planejar, conhecer seu sistema de produção e, assim, avaliar uma série de fatores na hora de tomar decisões.

Tais ações garantirão a escolha da espécie forrageira ideal.

Em geral, é muito comum os produtores optarem por forrageiras do gênero Panicum para equinos, porém, o mais indicado é a escolha do gênero Cynodon, pois possui boa aceitabilidade, alto valor nutricional e alta plasticidade fenotípica, assim facilitando a administração.

Panicum maximum

As cultivares de Panicum maximum estão entre as gramíneas forrageiras utilizadas para o pastejo de equinos.

Entre as cultivares de Panicum maximum adotadas, os produtores costumam optar pela Massai, devido à aceitabilidade dos animais, à facilidade de encontrar o material no mercado em várias regiões e ao porte da planta (é um panicum com tamanho menor ). , caule e folhas menores). multa) que ajuda na pastagem dos cavalos.

Escolha a cultivar Massai e garanta a saúde e produtividade do seu rebanho!

Ao optar pela cultivar Massai de Panicum maximum, você está tomando a decisão certa para o sucesso da sua criação de animais. Essa cultivar é amplamente escolhida pelos produtores devido a uma série de vantagens que proporciona.

Uma das principais razões pela qual os produtores optam pela Massai é a sua aceitabilidade pelos animais. Seu sabor e textura são altamente atrativos, garantindo uma palatabilidade excepcional para bovinos, ovinos e caprinos.

Além disso, a Massai é amplamente encontrada no mercado em diversas regiões. Isso significa que você terá acesso fácil ao material necessário para iniciar o plantio e manter seu pasto sempre saudável e produtivo.

Outro ponto positivo dessa cultivar é o porte da planta. A Massai é um tipo de Panicum com tamanho menor, o que a torna perfeita para pastagens com restrição de espaço. Se você possui um terreno limitado, a Massai é a escolha ideal para aproveitar seu espaço da melhor forma possível.

Além de todos esses benefícios, a cultivar Massai ainda oferece uma densidade de caule e folhas adequada, o que contribui para a qualidade da pastagem. Os animais terão à disposição um alimento rico em nutrientes que supre suas necessidades nutricionais de forma equilibrada.

Não perca a oportunidade de proporcionar uma alimentação de qualidade para o seu rebanho. Faça a escolha certa e invista na cultivar Massai de Panicum maximum. Seus animais agradecerão e sua produção certamente prosperará!

Cynodon

As forragens do gênero Cynodon são mais indicadas para o pastejo de equinos. Além de não apresentar grandes problemas, como a fotossensibilidade.

Atualmente, a maioria das variedades de Cynodon no mercado são estabelecidas por mudas ou galhos, o que pode acarretar algumas dificuldades, como encontrar mão de obra, logística na hora do transporte, armazenamento e plantio.

A Barenbrug do Brasil opta por trabalhar com uma variedade exclusiva de Cynodon, que se estabelece apenas por sementes, o Cynodon dactylon Barenbrug.

Tem dúvidas sobre o estabelecimento por mudas ou sementes?

Cynodon dactylon Barenbrug

Esta cultivar pode ser utilizada tanto para pastagem quanto para produção de feno ou pré-secagem; Tem um excelente desempenho em sistemas de produção de feno de muito alta qualidade morfológica (relação folha:estolo). E se destaca das demais do mesmo gênero por permitir o estabelecimento por meio de sementes.

As principais vantagens na implantação são: maior capacidade e rapidez no estabelecimento no campo, proporcionando maior rapidez no corte ou pastejo; menores despesas (devido ao menor uso de mão de obra); e facilidade de logística e operações de plantio (já que as sementes podem ser armazenadas por mais tempo, em condições ideais e transportadas em maior quantidade)

As principais vantagens na implantação são:

  • Maior capacidade e rapidez no estabelecimento no campo, proporcionando maior rapidez no corte ou pastejo
  • Menores despesas (devido ao menor uso de mão de obra)
  • Facilidade de logística e operações de plantio (já que as sementes podem ser armazenadas por mais tempo, em condições ideais e transportadas em maior quantidade)

1 comentário em “Pastagem para Cavalos Conheça Tudo Agora”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador