Você conhece a goiaba tailandesa gigante? você sabia que apesar do nome, ela não é originária da Tailândia? E que suas folhas são usadas para tirar odores de túmulos antigos? Calma, se você é como eu – que ainda não conhecia essa espécie, não se preocupe porque vamos acompanhar juntos os detalhes mais importantes dessa gigantesca fruta exótica.

goiaba tailandesa gigante

Vamos começar nosso artigo com os detalhes peculiares dessa fruta exótica. A goiaba tailandesa gigante é uma fruta única da família Psidium guajava. Diferencia-se das demais goiabas convencionais por suas características únicas e diferenciadas.

Conheça a goiaba tailandesa gigante, fruto pode chegar a mais de 1kg 1

A primeira característica que se destaca na goiaba tailandesa é justamente seu grande porte, que supera quase todas as variedades de goiaba existentes. Seus frutos que podem ser considerados literalmente gigantes, pesam em média de 600 a 1200g (o peso médio de uma goiaba normal costuma ficar entre 100 e 200 gramas). Além disso, possui poucas sementes e estas são menos duras que as sementes de goiaba convencionais.

Embora as goiabas tailandesas gigantes sejam encontradas na coloração vermelha, elas são originárias da família das goiabas brancas. Como podemos ver, nada nessa fruta é muito convencional, mas continue lendo para entender ainda mais sobre essa gigante.

Patrocinadores
Conheça a gigante goiaba tailandesa, fruta pode chegar a mais de 1kg
Conheça a goiaba tailandesa gigante, fruto pode chegar a mais de 1kg 2

Origem e Comercialização

Apesar do nome, a goiaba tailandesa não é originária da Tailândia, mas é amplamente vendida na Índia, sendo uma das principais frutas que movimentam a economia daquele país. A espécie foi introduzida pelos portugueses no século XVII na Ásia.

Acredita-se que as goiabas brancas tenham se originado no Peru, e evidências arqueológicas estimam que a fruta já era cultivada em 800 aC Com o tempo, as goiabas brancas foram transportadas e plantadas em regiões tropicais e subtropicais da América Central, Caribe e México.

Nos séculos 15 e 16, exploradores portugueses viajaram para a América Central e do Sul, coletando sementes de goiaba branca para trazer de volta para a Europa. Mais tarde, essas sementes foram introduzidas na Ásia no século XVII por exploradores, onde foram plantadas na Tailândia durante o governo do rei Narai durante a dinastia Prasat Thong.

As goiabas brancas prosperaram no clima tropical da Tailândia e se espalharam por todo o país, tornando-se naturalizadas em florestas, selvas e próximas a aldeias. Com o tempo, as goiabas brancas foram cultivadas na Tailândia para criar variedades mais saborosas, eventualmente desenvolvendo cultivares geralmente rotuladas como goiabas tailandesas.

Patrocinadores
Conheça a gigante goiaba tailandesa, fruta pode chegar a mais de 1kg
Conheça a goiaba tailandesa gigante, fruto pode chegar a mais de 1kg 3

Atualmente, as goiabas tailandesas são cultivadas principalmente na Tailândia e no Sudeste Asiático e são vendidas por vendedores ambulantes, mercados locais e mercearias. As goiabas também são cultivadas em pequena escala nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, Flórida e Havaí, e são oferecidas por meio de distribuidores especializados e mercados de agricultores.

A gigante goiabeira tailandesa pode crescer até 10 metros de altura e 15 metros de largura, o que significa que pode fornecer sombra para outras culturas em uma fazenda.

Cultivo e Clima

A goiaba tailandesa é adaptável ao clima subtropical do Brasil, mas não é comum e nem comercializada no mercado brasileiro. No entanto, muitos produtores podem criar esse tipo de goiaba. As goiabas são frutas que não resistem a geadas, por isso não são comuns em lugares frios, como América do Norte, Europa e grande parte do norte da Eurásia.

O cultivo da goiaba gigante tailandesa no Brasil é uma atividade relativamente nova, mas que vem ganhando popularidade nos últimos anos. A região sudeste do país, principalmente os estados de São Paulo e Minas Gerais, tem se destacado como área promissora para o cultivo de frutas.

Patrocinadores
Conheça a gigante goiaba tailandesa, fruta pode chegar a mais de 1kg
Foto: José Manoel Custódio – Produtor em Sinop/MT

Os produtores brasileiros de goiaba adquiriram esta cultivar devido à sua alta demanda comercial, pois a excelente qualidade e vida útil natural dos frutos fazem com que sejam muito populares como frutas frescas de mesa. A polpa vermelha e macia da goiaba tailandesa tem um sabor doce muito agradável e saboroso, com pouquíssimas sementes. Além disso, o tamanho dos frutos permite alta rentabilidade no processamento industrial.

Para cultivar a goiaba tailandesa gigante no Brasil, é importante escolher as variedades certas e garantir que as condições de solo e clima sejam ideais para o seu crescimento. A fruta requer um clima quente e úmido, com temperaturas médias entre 20 e 30 graus Celsius. Ela também prefere um solo fértil e bem drenado com um pH entre 5,5 e 6,5.

Para evitar que as goiabas sejam devoradas por animais ou atacadas por pragas, o ideal é cobri-las com papel ou plástico quando estiverem quase no ponto de colheita, assim resistirão plenamente até o final da maturação. Os principais animais que consomem a goiaba tailandesa são pássaros e morcegos, podendo consumir dezenas de exemplares de goiaba em uma única noite, por isso preservar a fruta envolta em uma camada protetora torna-se praticamente obrigatório.

Com produção média superior a 50 t/ha/ano, a vigorosa goiabeira tailandesa deve ser manejada com condução, tração, limpeza e podas de produção para facilitar o manejo e a colheita. É importante desbastar, deixando apenas 1 ou 2 frutos por ramo para que fiquem maiores. Também é necessário apoiar os ramos em produção com escoras ou podas, deixando-os bem curtos, para que não quebrem devido ao peso dos frutos.

Patrocinadores
Conheça a gigante goiaba tailandesa, fruta pode chegar a mais de 1kgGoiaba tailandesa, frutas gigantes, frutas exóticas, frutas tropicais, frutas raras, frutas tailandesas, frutas grandes, frutas saborosas, frutas suculentas, frutas de alto valor nutricional
Conheça a goiaba tailandesa gigante, fruto pode chegar a mais de 1kg 4

Nutrientes e Uso Medicinal

A goiaba tailandesa é muito apreciada por seu sabor e saciedade. Eles são uma fonte de vitamina C para fortalecer o sistema imunológico enquanto reduz a inflamação, vitamina A para manter a função saudável dos órgãos e fibras para regular o trato digestivo.

As frutas também fornecem potássio para equilibrar os níveis de fluidos no corpo, cálcio para fortalecer ossos e dentes, magnésio para controlar a função nervosa ideal e outros nutrientes, como manganês, vitamina E, fósforo, ferro e cobre.

As folhas de goiabeira são usadas como refrescante bucal e são mastigadas para remover os odores da boca. Além disso, as folhas são utilizadas por muitos povos de origem mais indígena para atuar contra males como dores abdominais, cólicas e desconforto estomacal.

curiosidades

Além de seu tamanho impressionante e sabor delicioso, a gigante goiaba tailandesa tem alguns fatos interessantes que você precisa saber:

Patrocinadores
  • A gigante goiaba tailandesa é conhecida na Tailândia como “farang”, que significa estrangeiro ou ocidental. Esta alcunha deve-se ao facto de o fruto ser introduzido pelos portugueses no século XVII.
  • Não é apenas uma fruta deliciosa, mas também tem propriedades medicinais. Na medicina tradicional tailandesa, a fruta é usada para tratar problemas estomacais e diarreia.
  • Esta espécie é uma fruta muito popular na Ásia, especialmente na Tailândia e em outros países do Sudeste Asiático. No entanto, é menos conhecido em outras partes do mundo, o que o torna uma novidade interessante para os consumidores que buscam algo novo e diferente.
  • Embora a goiaba gigante tailandesa seja uma fruta relativamente cara em comparação com outras variedades de goiaba, seu tamanho e sabor únicos a tornam um item de luxo em muitos mercados. Na Tailândia, a fruta costuma ser dada como um presente especial para amigos e familiares.

Além da fruta, as folhas da goiaba tailandesa foram historicamente usadas para remover odores desagradáveis ​​dos locais de escavação.

Arqueólogos passaram anos desenterrando estupas antigas; estruturas decorativas usadas principalmente para abrigar relíquias e túmulos. Muitas das stupas mais antigas estão enterradas no solo e, uma vez abertas, liberam odores desagradáveis ​​e às vezes tóxicos.

Os arqueólogos combatem esses odores jogando galhos e folhas de goiaba tailandesa no espaço para absorver o fedor.

E assim terminamos nosso artigo especial sobre a gigante goiaba tailandesa. Espero que a essa altura você já tenha aprendido um pouco mais sobre essa fruta exótica e frutada. Quem diria que uma fruta poderia ter tantas histórias fascinantes por trás dela? Então vá em frente, experimente uma goiabada tailandesa e volte aqui para nos contar como foi sua experiência.

Patrocinadores

Para o próximo!


Agro News

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here