Pular para o conteúdo

Genética em novilhas: Angus, Senepol ou Tabapuã?

Desenvolvendo a introdução

O pecuarista Junior Santos busca aprimorar geneticamente suas novilhas aneloradas

O pecuarista Junior Santos, de Araputanga (MT), está determinado a melhorar geneticamente suas novilhas aneloradas. Em busca de otimizar a heterose e adaptabilidade ao clima local, uma das sugestões é inseminar as matrizes com Angus ou Senepol, priorizando o choque de sangue. Assista ao vídeo abaixo para ver uma resposta detalhada sobre essa questão.

 

Esse tema foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde, apresentado na sexta-feira, dia 24.

Quem esclareceu as dúvidas foi Alexandre Zadra, um zootecnista especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, e autor do blog “Crossbreeding”.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Sumário

1. Heterose e adaptabilidade: a escolha do taurino

1.1 O uso de Angus ou Senepol na matriz Nelore

1.2 A heterose e adaptabilidade no enfrentamento do calor extremo

1.3 Utilização de taurinos como Angus ou Senepol

1.4 Introdução do cruzamento com Tabapuã ou outro zebuíno

1.5 Cuidados na escolha de zebuínos de parto fácil

1.6 Estratégia sugerida para garantir sucesso na criação

O pecuarista Junior Santos, de Araputanga (MT), busca aprimorar geneticamente suas novilhas aneloradas. Para potencializar a heterose e adaptabilidade ao clima, a sugestão é inseminar com Angus ou Senepol, priorizando o choque de sangue. Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A questão foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 24.

Quem deu os esclarecimentos foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, e autor do blog “Crossbreeding”.

Heterose e adaptabilidade: a escolha do taurino

Exemplar de reprodutor Angus. Foto: Divulgação
Exemplar de reprodutor Angus. Foto: Divulgação

O uso de Angus ou Senepol na matriz Nelore garante fêmeas precoces, adaptadas e com boa habilidade materna.

A heterose aliada à adaptabilidade torna o cruzamento uma escolha espetacular para enfrentar o calor extremo de Araputanga.

fabrica de touros senepol franquiasfabrica de touros senepol franquias
Genética em novilhas: Angus, Senepol ou Tabapuã? 4

Iniciar com taurinos, como Angus ou Senepol, é recomendado. Posteriormente, ao atingirem a maturidade, introduzir o cruzamento com Tabapuã ou outro zebuíno.

Cuidado na escolha de zebuínos de parto fácil para garantir o sucesso futuro. A estratégia sugerida garante sucesso na criação.

Inicialmente, opte por taurinos, como Angus ou Senepol, para maximizar benefícios genéticos. Posteriormente, introduza zebuínos com cautela.

O pecuarista Junior Santos, residente em Araputanga (MT), está em busca de aprimorar a genética de suas novilhas aneloradas. Uma sugestão para potencializar a heterose e a adaptabilidade ao clima é realizar inseminações com Angus ou Senepol, priorizando o choque de sangue. Confira a resposta detalhada no vídeo abaixo.

A questão abordada foi destaque no quadro “Giro do Boi Responde” desta sexta-feira, 24. Quem esclareceu o assunto foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, e autor do blog “Crossbreeding”.

Heterose e adaptabilidade: a escolha do taurino

Uma opção para alcançar fêmeas precoces, adaptadas e com boa habilidade materna é introduzir Angus ou Senepol nas matrizes Nelore. A combinação da heterose com a adaptabilidade torna esse cruzamento uma escolha espetacular para lidar com o calor extremo de Araputanga.

É recomendado iniciar o processo de cruzamento com taurinos, como Angus ou Senepol. Posteriormente, quando atingirem a maturidade, pode-se introduzir o cruzamento com Tabapuã ou outras raças zebuínas.

No entanto, é importante tomar cuidado na escolha de zebuínos de parto fácil para garantir o sucesso futuro da criação. Essa estratégia sugerida proporciona resultados positivos na criação de gado.

Inicialmente, optar por taurinos, como Angus ou Senepol, é uma maneira de maximizar os benefícios genéticos. Posteriormente, é possível introduzir zebuínos com cautela.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conclusão

O cruzamento entre novilhas aneloradas e taurinos Angus ou Senepol é uma estratégia que busca potencializar a heterose e a adaptabilidade ao clima. Essa escolha possibilita o desenvolvimento de animais precoces, adaptados e com boa habilidade materna. Além disso, o uso de zebuínos de parto fácil, como o Tabapuã, complementa o processo de criação, garantindo sucesso futuro. Portanto, essa estratégia de seleção genética promete trazer excelentes resultados para o pecuarista Junior Santos, de Araputanga (MT).

Perguntas e Respostas

1. Por que o cruzamento entre novilhas aneloradas e taurinos Angus ou Senepol é recomendado?

Esse cruzamento é recomendado pois proporciona benefícios genéticos como a heterose e adaptabilidade ao clima, resultando em animais precoces, adaptados e com boa habilidade materna.

2. É possível introduzir zebuínos nesse cruzamento?

Sim, é possível introduzir zebuínos no processo de cruzamento. Recomenda-se utilizar zebuínos de parto fácil, como o Tabapuã, para garantir o sucesso futuro da criação.

3. Qual é o objetivo do uso de zebuínos no cruzamento?

O uso de zebuínos complementa o processo de criação, pois adiciona características desejáveis à linhagem genética dos animais resultantes do cruzamento entre novilhas aneloradas e taurinos. Essas características incluem adaptabilidade ao clima e resistência a condições adversas.

4. Quais são as vantagens da estratégia de seleção genética proposta?

A estratégia de seleção genética proposta busca maximizar os benefícios genéticos, priorizando o uso de taurinos no início do processo e introduzindo zebuínos posteriormente. Isso permite aproveitar as qualidades genéticas dos taurinos e garantir a criação de animais adaptados e produtivos.

5. Quais os resultados esperados com essa estratégia de seleção genética?

Com a estratégia de seleção genética proposta, espera-se obter animais precoces, adaptados, com boa habilidade materna e resistência ao clima adverso de Araputanga. Esses resultados têm o potencial de melhorar a produtividade e a rentabilidade da criação de Junior Santos.

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores