Pular para o conteúdo

Novas regras para o transporte de cargas vivas: confira a portaria da Iagro

Novos parâmetros para o transporte de animais vivos no Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) estabeleceu novos parâmetros para o transporte de animais vivos com a publicação da portaria número 3.730, em 19 de abril de 2024. Essa nova regulamentação representa um avanço significativo no controle sanitário do estado, com a introdução do “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas”.

Iagro promove modernização do controle sanitário em transportes de animais vivos

A necessidade de aprimorar os protocolos de transporte de animais vivos se tornou evidente, especialmente para um estado como o Mato Grosso do Sul, reconhecido pelo Mapa como território livre de febre aftosa sem vacinação obrigatória. Com o objetivo de preservar esse status e avançar no processo de erradicação da febre aftosa, a Iagro implementou medidas que visam elevar os padrões de bem-estar animal e garantir a rastreabilidade e fiscalização do transporte de cargas vivas.

Além disso, confira abaixo esses posts:

MEGA SORGO SANTA ELISA

Pragas de Milho e Sorgo: Descubra as Ameaças Ocultas para Sua Colheita

06 Dicas Essenciais para Plantar Sorgo com Sucesso

Silagem de Sorgo

Desenvolvimento

A portaria número 3.730, publicada pela Iagro, marca um avanço significativo na modernização do controle sanitário em Mato Grosso do Sul. Com a criação do “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas”, o estado se compromete em preservar o título de território livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido pelo Mapa.

Alinhado ao Plano Estratégico de Erradicação da Febre Aftosa, o novo programa visa interromper a vacinação contra a doença até 2026, fortalecendo a posição do Brasil para obter a certificação internacional de zona livre. O foco na preservação do rebanho e na confiança dos consumidores e parceiros comerciais é destacado pelo diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

Com a implementação do programa, o trânsito de animais vivos passa a ser condicionado ao cadastro de transportadores e veículos nos serviços públicos, com o uso de um aplicativo para acompanhamento do transporte. O app permite desde o carregamento até a entrega dos animais, garantindo o bem-estar dos mesmos durante a viagem, com requisitos específicos de carga e condições favoráveis.

VEJA TAMBÉM | MS: aplicativo premiado da Iagro tem adesão de 67% dos transportadores de animais vivos

A obrigatoriedade do uso do aplicativo “Transportador Iagro” a partir de maio de 2024 visa aumentar a eficiência do controle sanitário e reforçar os compromissos do estado com práticas sustentáveis e éticas no transporte de animais vivos. Com os transportadores aderindo a essa iniciativa, a integridade do rebanho e a confiança no sistema são fortalecidas, contribuindo para um setor mais seguro e responsável.

Além disso, confira abaixo esses posts:

Preço do Bezerro Nelore e Mestiço Atualizado

Preço da vaca Nelore e Mestiça Atualizado

Preço do Milho Atualizado

Preço da Soja Atualizado

Conclusão

A implementação do “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas” através da portaria número 3.730 da Iagro marca um avanço significativo no controle sanitário do estado do Mato Grosso do Sul. O compromisso em preservar o status de território livre de febre aftosa sem vacinação é evidente, alinhando-se às diretrizes do Mapa para a erradicação da doença. A exigência do uso do aplicativo “Transportador Iagro” a partir de maio de 2024 reflete não apenas a busca por eficiência no transporte de animais vivos, mas também a preocupação com o bem-estar dos mesmos. Com a implementação dessas novas medidas, a integridade do rebanho e a confiança dos consumidores e parceiros comerciais são fortalecidas, estabelecendo um novo padrão de qualidade e responsabilidade no trânsito de cargas vivas.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Novos parâmetros para transporte de animais vivos no Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) estabeleceu novos parâmetros para o transporte de animais vivos com a publicação da portaria número 3.730, em 19 de abril de 2024. O objetivo é modernizar e aprimorar o controle sanitário no estado, alinhando-se ao compromisso de erradicação da febre aftosa.

Como a portaria contribui para a defesa sanitária no Mato Grosso do Sul?

A portaria estabelece o “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas”, promovendo a implementação de políticas rigorosas para preservar o estado como território livre de febre aftosa sem vacinação.

Quais são os principais requisitos do programa de certificação?

O programa exige o cadastro dos transportadores e veículos, vinculando-os ao documento de trânsito via aplicativo. Também são estabelecidos requisitos de bem-estar animal durante o transporte, como capacidade de carga adequada e condições favoráveis de viagem.

Qual a importância do uso do aplicativo “Transportador Iagro”?

O uso do aplicativo se tornará obrigatório em 2 de maio de 2024, visando melhorar a eficiência do controle sanitário e reforçar práticas sustentáveis e éticas no trânsito de cargas vivas.

Como os transportadores de animais vivos devem proceder?

Os motoristas devem realizar o cadastro no site da Iagro, baixar e instalar o aplicativo “Transportador Iagro” nas plataformas do Google Play e Apple Store. O objetivo é garantir um acompanhamento preciso do transporte e garantir o bem-estar animal.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Verifique a Fonte Aqui

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) estabeleceu novos parâmetros para o transporte de animais vivos com a publicação da portaria número 3.730, em 19 de abril de 2024.

Segundo a Iagro, o documento sinaliza um avanço substancial, introduzindo o “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas” – um marco decisivo para a modernização e aprimoramento do controle sanitário no estado do Mato Grosso do Sul.

Reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como um território livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação, o estado do Mato Grosso do Sul se compromete com a implementação de políticas rigorosas para preservar e ampliar esse reconhecimento.

Nesse cenário, a portaria recém-publicada alinha-se ao Plano Estratégico do Mapa para a Erradicação da Febre Aftosa 2017-2026. O plano visa interromper a vacinação contra febre aftosa em todo o território nacional até 2026, fortalecendo a posição do Brasil para obter a certificação internacional de zona livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, enfatizou a importância desta iniciativa. “Esta portaria representa uma evolução vital nas nossas operações de defesa sanitária. Ao implementarmos este programa de certificação, não só melhoramos o rastreamento e a fiscalização do transporte de cargas vivas, mas também elevamos os padrões de bem-estar animal durante o processo. Estamos estabelecendo um novo paradigma que garante tanto a integridade do nosso rebanho quanto a confiança dos consumidores e parceiros comerciais”.

O “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas” determina que o trânsito de animais só será permitido mediante cadastro dos transportadores e dos veículos nos serviços públicos, promovendo a vinculação de transportadores ao documento de trânsito via aplicativo no momento do carregamento.

Este app, acessível através da Google Play e Apple Store, proporcionará um acompanhamento preciso do transporte, abrangendo desde a confirmação do embarque até a validação da entrega dos animais.

A portaria também destaca a importância do bem-estar animal durante o transporte, estabelecendo requisitos como capacidade de carga adequada e condições favoráveis de viagem para as espécies transportadas.

VEJA TAMBÉM | MS: aplicativo premiado da Iagro tem adesão de 67% dos transportadores de animais vivos

O uso do aplicativo “Transportador Iagro” será obrigatório em 2 de maio de 2024. A agência espera que estas novas medidas não só melhorem a eficiência do controle sanitário, mas também reforcem o compromisso do estado com as práticas sustentáveis e éticas no trânsito de cargas vivas.

Sobre o App Transportador – Na primeira etapa, o motorista de cargas vivas deverá realizar o cadastro das suas informações, do veículo e da carroceria, se for o caso, neste link.

Em seguida, deverá baixar e instalar o aplicativo “Transportador IAGRO”, o qual encontra-se disponível para baixar e instalar, gratuitamente, na plataforma do Google Play e Apple Store. Acesse informando seu CPF e CNH previamente cadastro no site (tutorial disponível em nosso canal do YouTube).

Fonte: Ascom Iagro / Governo de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores