Pular para o conteúdo

4 tipos de cultivares para formar pasto Qual a Melhor ?

4 tipos de cultivares para formar pasto
4 tipos de cultivares para formar pasto

4 tipos de cultivares para formar pasto

As forrageiras possuem um valor nutricional que se mantém por muito tempo, são ricas em cálcio, sendo o fósforo uma grande fonte de alimento para seu gado, portanto, não devem ser as únicas, como afirma o professor Antonio Vander

Entre centenas de espécies existentes, cada uma delas apresenta uma combinação diferente de características que proporcionam maior ou menor adaptação aos fatores ambientais de cada localidade.

O agricultor que vai formar uma pastagem precisa não só saber identificar as plantas, mas também conhecer as características de cada forrageira, não que se refira à sua adaptação ambiental, ou se é viável para a região onde está localizada propriedade e para o tipo de identificador a ser usado.

O agricultor que vai formar uma pastagem precisa não só saber identificar as plantas, mas também conhecer as características de cada forrageira, não apenas no que se refere à sua adaptação ambiental, mas também se é viável para a região onde está localizada a propriedade e para o tipo de identificação a ser utilizado.

Para o nosso estudo, vamos dividir as forrageiras em quatro grandes grupos:

4 tipos de cultivares para formar pasto

1 – Gramíneas tropicais

manejo de pastagem nas chuvas cursos cpt

A maioria das gramíneas forrageiras cultivadas no Brasil é composta por espécies de origem africana, como Brachiaria, Panicum, Pennisetum, Andropogon, Setaria, Cynodon e Cenchrus, portanto adaptadas às condições tropicais.

Algumas espécies introduzidas desde a época do descobrimento do Brasil e por sua excelente adaptação às condições ambientais brasileiras têm sido consideradas “espécies naturalizadas”, como o capim-gordura (Melinis minutiflora) e o capim jaraguá (Hyparrhenia rufa). Representamos o principal grupo de forrageiras cultivadas no Brasil.

Expanda seu horizonte com nossa seleção de forrageiras cultivadas

Desde o descobrimento do Brasil, várias espécies introduzidas têm encontrado um lar perfeito em nosso país. São plantas que se adaptaram de forma excepcional às condições ambientais brasileiras e se tornaram verdadeiras “espécies naturalizadas”. Entre elas, destacam-se o capim-gordura (Melinis minutiflora) e o capim jaraguá (Hyparrhenia rufa), que se tornaram parte integrante do nosso ecossistema.

Aqui na [Nome da Empresa], acreditamos no poder e no potencial dessas forrageiras cultivadas. Elas representam o principal grupo de plantas que utilizamos em nossos projetos e têm se mostrado essenciais para o desenvolvimento e sucesso de diversas atividades agropecuárias em todo o Brasil.

Com a nossa seleção cuidadosamente escolhida de forrageiras cultivadas, você terá a oportunidade de expandir horizontes, aumentar sua produtividade e garantir o bem-estar do seu rebanho. Nossas forrageiras proporcionam um ambiente nutritivo e saudável para os animais, além de serem altamente adaptáveis e resistentes às condições climáticas do país.

Se você busca maximizar seus resultados e obter o máximo retorno para o seu investimento, não deixe de explorar nosso catálogo de forrageiras cultivadas. Com a nossa experiência e conhecimento especializado, podemos ajudá-lo a selecionar as espécies mais adequadas para as suas necessidades específicas, garantindo assim uma produção eficiente e rentável.

Não perca tempo e leve sua produção agropecuária a um novo patamar. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossas forrageiras cultivadas podem transformar o seu negócio.

Benefícios das nossas forrageiras cultivadas:

  • Excelente adaptação às condições ambientais brasileiras
  • Contribuição para o desenvolvimento sustentável do ecossistema
  • Aumento da produtividade e rentabilidade
  • Alta resistência às condições climáticas adversas
  • Ambiente nutritivo e saudável para o rebanho
Nome da ForrageiraCaracterísticasIndicação
Capim-gordura (Melinis minutiflora)Alta resistência ao pastejo e ao pisoteio, excelente valor nutricionalGado de corte e sistemas de pastejo rotacionado
Capim jaraguá (Hyparrhenia rufa)Tolerância à seca e ao fogo, crescimento rápidoGado de corte e sistemas de recuperação de pastagens

4 tipos de cultivares para formar pasto

2 – Gramíneas subtropicais

Dentre as gramíneas subtropicais, merece destaque um grupo específico do gênero Cynodon, cujas principais espécies e cultivares são Cynodon dactylon e Cynodon nlemfuensis

4 tipos de cultivares para formar pasto

3 – Forragens de inverno

4 tipos de cultivares para formar pasto
4 tipos de cultivares para formar pasto

Neste grupo, serão consideradas apenas forrageiras de inverno, também conhecidas por serem cultivadas, não no Brasil, principalmente não no inverno, quando apresentam melhor desenvolvimento.

As espécies forrageiras mais recomendadas para cultivo de inverno são: Anual Azevém (Lolium multiflorum) – Comum, LE 284 e Eclipse; Aveia preta (Avena strigosa) – Comunal, IAPAR 61-Ibiporã e UPFA 21-Moreninha.

4 tipos de cultivares para formar pasto

4 – Leguminosas

4 tipos de cultivares para formar pasto
4 tipos de cultivares para formar pasto

Esse grupo de plantas forrageiras agrega qualidade nutricional às massas, quando em consórcio, aumentando o teor de proteína.

Dentre as espécies e cultivares mais utilizadas, destacam-se:

Estilistas (espécies principais – Stylosanthes gayanus, S. capitata e S. macrocephala) — Pioneiro, Campo Grande e Mineirão; Amendoim forrageiro (Arachis pintoi) – Belmonte, Amarillo; Leucena (Leucaena leucocephala) – Cunningham, Peru.

As gramíneas são classificadas em duas categorias quanto à sua adaptação ambiental e eficiência fotossintética (potencial de produção): espécies temperadas e tropicais. Normalmente, as espécies forrageiras de clima temperado, por exemplo o azevém e o aveia, apresentam melhor qualidade, definida em termos de digestibilidade, consumo e teoria proteica.

Por outro lado, gramíneas tropicais, como Brachiaria e Panicum, apresentam maior eficiência fotossintética, sendo, portanto, mais produtivas em matéria seca.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores