Pular para o conteúdo

Capim Vaquero – Sua chave para o sucesso 

Como plantar o Capim Vaquero.

capim vaquero
capim vaquero

O capim Vaquero é cultivar de Cynodon dactylon especialmente desenvolvido nos EUA, com características específicas somadas que resultam em ótimas qualidade forrageira.

O Vaquero apresenta produção a partir de regime pluviométrico de 400mm anuais e partir de 800mm/ano a produção já atinge seu máximo.

Esta característica demonstra como essa variedade de capim é favorável para cultivo sob irrigação, pois seu potencial de evapotranspiração é muito menor do que os Coloniões, até 33%, dessa forma ela é resistente a secas e veranicos. Dados dos EUA em anos de baixa pluviosidade ela produz até 30% a mais do que os híbridos estéreis Tifton e Coast Cross.

Sua forragem é de alta qualidade, com NDT semelhante a silagem de milho, ou seja,

por volta de 68%.

O teor de Proteínas pode variar de 8%a 33%, dependendo do ponto de pastoreio e do manejo nutricional.

O grande diferencial do Vaquero entre os outros cultivares de Cynodon é o plantio por Sementes.

Isto facilita muito, pois a implantação pode ser totalmente mecanizada, tanto em sistema de Plantio Convencional quanto direto.

Porque escolher o capim vaquero?

Como já pudemos ver, ela é exigente, portanto devemos contar com certos fatores para se obter o máximo de seu potencial,

Essa variedade tem uma capacidade de lotação elevadíssima, de média maior do que 7 Unidades Animais por hectare (UA/ha) por ano.

Há relatos de uso de até 18UA/ha durante o verão em pastagens de Cynodon no Brasil. Nota: 01UA=450kg de peso vivo, para ruminantes.

Capim vaquero uma variedade de forrageira versátil e de excelentes resultados. Reconhecida mundialmente como a melhor forrageira existente.

Dificuldades dos produtores.

Inúmeras são as dificuldades que cercam o plantio e trazem prejuízo ao produtor, gerando mais gastos e atrapalhando o lucro esperado.

O modo como à semente é plantada, o tipo de solo e até mesmo pragas e doenças podem atrapalhar o sucesso de sua pastagem.

Os prejuízos com o ataque de plantas daninhas são ocasionados, pelo uso de apenas uma espécie ou variedade de forrageira na área cultivada, elevando a quantidade do uso de produtos químicos no solo, diminuindo assim a produção de alimento oferecido.

Todo esse cenário de dificuldades e prejuízos acontece, porque a pastagem deve ser tratada como um cultivo agrícola (Milho, soja, etc.).

No entanto os pecuaristas não encaram dessa forma, muitos acreditam que variedades como as Brachiarias e Panicuns por exemplo, aguentam qualquer tipo de situação de solo e clima, que a semeadura pode ser feita de qualquer forma, e que não há necessidade de reposição de nutrientes no solo.

Um erro que pode custar todo o investimento da compra de sementes.

Apesar de existirem muitas variedades de forrageiras no mercado, deve-se procurar aquelas com características como:

  • Melhor resistência à seca;
  • Melhor tolerância à cigarrinha das pastagens;
  • Capacidade de engorda.

Aprendendo a plantar

Toda planta necessita das reservas que tem na semente para que ela germine, gerando novas folhas e gerando fotossíntese e outros processos

Como o Vaquero tem sementes muito pequenas, por essa característica ele possui poucas reservas, então quer dizer que ele tem que ser plantado bem raso, no máximo 1 cm de profundidade e em um solo muito bem preparado e cuidado para ela.

imagem blog2
Capim vaquero Bioseeds

Primeiro você deve tomar todas as medidas possíveis para o controle de erosão, caso contrário você vai acabar tendo problemas futuramente, um exemplo é quando tiver uma chuva forte, sua área de plantio irá ser destruída.

Então a dica principal é preparar bem seu solo, pulverizá-lo bem e assim você pode partir para o semeio do Capim Vaqueiro.

É interessante o uso de rolo feito com pneus, para que haja apenas uma leve pressão das sementes contra o solo.

A melhor forma que tem para se fazer um plantação de pastagem é o rolo com pneus, se você não tiver, tente achar um jeito bem semelhante, porque a plantação do Vaquero tem que ser o mais raso possível, não precisa deixar exposto, mas no máximo 1cm assim você terá o melhor resultado com o plantio.

O capim vaquero não se estabelece muito bem em solos pobres.

Essa forrageira tem a necessidade de ser plantada na estação chuvosa, tendo a preferência por solos naturalmente mais férteis e com PH entre 6-7.

Solos argilosos tem melhores resultados no plantio dessa gramínea.

Caso seu solo não ofereça essa qualidade, é indispensável que seja realizada uma análise química do solo, da existência de invasoras e de impedimentos físicos, um histórico da área.

Dessa forma você saberá exatamente quais elementos necessitam serem repostos em seu solo para que a implantação de sua pastagem se dê com maior vigor.

O capim vaquero requer adubação nitrogenada, principalmente em caso de pastoreio rotativo, após retirada dos animais.

Para quem utiliza o vaquero para feno, a cada colheita deve ser reposto a adubação nitrogenada, que tem como utilização o auxílio na rebrota com maior vigor e maior produção de massa verde.

O plantio e estabelecimento dessa forrageira ocorre a partir de 28 dias, no entanto sua pastagem estará apta a ser utilizada após 60 dias.

Entendendo mais sobre o Capim Vaquero.

O Capim Vaquero foi desenvolvido exclusivamente para produção de forragens em climas tropicais, subtropicais e temperados. Recomendada para sistema de pastoreio rotacionado intensivo e contínuo, fenação de altíssima qualidade e controle de erosões.
Produz em torno de 30% a mais de forragem em anos de pluviosidade limitada (secas severas de verão), foi testada exaustivamente nos EUA, onde foram tiradas estas conclusões que podem servir de referência ao Brasil.

solo produtivo
Solo produtivo para o Capim vaquero

DESEMPENHO:

  • Produz forragem de alta qualidade;
  • Enorme resistência a seca;
  • Custo de implantação mais baixo do que dos híbridos estéreis como COASTCROSS e TIFTON;
  • Excelente desempenho em sistemas de produção de feno de altíssima qualidade, com intervalo de corte de 4-5 semanas.

INDICAÇÃO:

  • Produtores de feno;
  • Criadores de bovinos, equinos, muares, ovinos e caprinos;
  • Pecuária de Corte e Leite em sistema rotacionado intensivo;

VANTAGENS DA VAQUERO NO BRASIL:

  • Até hoje, as pastagens cultivadas com a espécie Cynodon dactylon são de híbridos estéreis, como TIFTON, COASTCROSS, cujo plantio se faz por propagação vegetativa (mudas), o que requer várias atividades, muitas delas manuais, além do seu alto custo de implantação.
  • Com o uso da Vaquero, e pela alta qualidade das sementes, exclui-se as diversas etapas do plantio de mudas e tem seu custo de implantação reduzido, comparando-se os híbridos estéreis.
A5GvZR3LiBSdMt1VvUSIzfCwc1f72Gt4GlbBaZ1o6FWTROmN29SFkV0bOGHUKWTQRV mUTjT faJ0x0TFskee3gErZE LuKl0J7oRRDPktgMGCiVttIKGKB3YKl0Iijnj95HhCgMlnn Wlc

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO

Época: Durante a primavera, no início da estação chuvosa.
Solos: Preferência os areno-argilosos, mas podendo também cultivar em solos argilosos, de média a alta fertilidade natural, corrigidos, com pH entre 6 e 7, ou seja, elevar a Saturação de Bases a 70%.
Densidade de Semeadura: 10 kg/ha de sementes.
Plantio: A lanço com plantadeiras de precisão. Incorporação até 1 cm de profundidade.
Adubações: Os pastos formados com Cynodon dactylon requerem adubação Nitrogenada para grande produção de massa verde e rebrota vigorosa.

Deve-se usar, em caso de fenação 9 kg de N para cada tonelada de feno colhido. Em caso de pastoreio rotativo, deve-se aplicar pelo menos 25 kg de N/ha após a retirada dos animais. Demais elementos devem ser aplicados conforme resultado de amostra de solos.
Consórcio: Com a Leguminosa Estilosantes Campo Grande, para aceleração da resposta efetiva da rebrota, complementando a nitrogenação e proteína disponível para os animais.
Tempo de formação da pastagem: Em favoráveis condições climáticas e de plantio o estabelecimento pode ocorrer a partir de 21 dias, podendo a pastagem ser utilizada após 60 dias de plantio.
Fenação: ciclo de corte de 4 a 5 semanas, durante os meses mais quentes do ano.

Utilizando o Capim Vaquero, pela sua semente ter alta qualidade e por ser uma combinação de variedades, diminuem-se as etapas do plantio de mudas, reduzindo o custo da implantação quando comparado aos híbridos estéreis.

Alta resistência a seca
Resposta rápida a adubação nitrogenada
Alto teor de proteína e NDT
Rápido estabelecimento
Fenação

2 comentários em “Capim Vaquero – Sua chave para o sucesso ”

  1. Marcos Barbosa Vilas Boas

    Bom dia!

    As chuvas atrasaram bastante na minha região minha semente chega 25/02 quando irei plantar não temos previsões de altos colunas de chuva a área está preparada e pronta para o plantio…
    Quais os riscos do plantio..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores