Pular para o conteúdo

13 práticas para a plantação de soja

Ano após ano, o produtor rural tem vários desafios a enfrentar e garantir uma boa produtividade de sua lavoura.

Com o cultivo de Soja, não é diferente.

É preciso fazer o monitoramento de plantas daninhas, entender as condições do solo para uma semeadura que traga um estande eficiente e tenha ótima qualidade de sementes — isso é só para começar, não é?

Pensando nisso, este texto reúne as 13 melhores práticas para o plantio de soja. São detalhes técnicos que farão toda a diferença na qualidade da safra.

Quer entender melhor o que você precisa fazer? Continue lendo até o final!

Para você ter mais garantias na hora da colheita, é preciso dar um passo atrás e preparar o solo meses antes da semeadura. Então aqui vai a primeira dica:

É interessante conhecer o solo e entender a vegetação invasora da terra.

Identificar bem o tipo de erva daninha, o momento e a fase em que se encontram permite fazer um melhor controlo, utilizando o herbicida adequado, na dosagem necessária.

Dessa forma, você evita que as ervas daninhas criem mais resistência e interfiram na qualidade da sua lavoura de soja.

O monitoramento de plantas daninhas por meio de aplicativos é uma ótima prática no plantio de soja, pois você centraliza as informações da produção de anos anteriores e pode realizar um plano de controle com manejo antecipado, não só com produtos químicos, mas também com rotação de culturas.

e cobertura do solo na entressafra. Nossa dica aqui é o Cropwise Protector.

A calagem e a adubação são outros dois momentos essenciais para garantir que o solo ofereça todos os nutrientes necessários ao plantio.

Saiba que, quando o solo apresenta níveis baixos ou muito baixos de nutrientes, a adubação deve ser feita como correção.

No caso de níveis médios e altos, a adubação é aplicada em quantidades apenas para repor o que foi perdido — prática que economiza alguns insumos, concorda?

Afinal, é a água que também garante a germinação das sementes, sem ela esse processo acaba sendo interrompido.

Da mesma forma, o excesso de água afeta a distribuição das sementes, abrindo e fechando o sulco.

A umidade do solo faz toda a diferença na germinação das sementes. Assim, o solo não pode estar muito seco (forçando a semeadura no pó) nem muito úmido.

A quantidade ideal de água é aquela que deixa o solo úmido para ser moldado nas mãos.

umidade do solo plantio de soja

Nos períodos de final de inverno e início de primavera, muitas regiões enfrentam escassez de chuvas, o que traz incerteza ao produtor.

Assim, uma boa prática para o plantio de soja é ter informações meteorológicas, com acesso a canais confiáveis.

Com informações precisas, você pode até correr o risco de semear na poeira, isso, claro, se as chuvas estiverem previstas para acontecer em cerca de dez dias.

Também evita o plantio em fases com muita chuva, o que pode causar problemas.

Aqui está outro tópico necessário para o plantio de soja. Acompanhe nossas próximas dicas:

A semente é um dos insumos mais importantes e reflete diretamente no potencial produtivo da cultura.

Vale também apostar em sementes certificadas que garantem o mínimo de germinação e vigor em condições reais de campo, assim teremos mais garantias de que iniciaremos a colheita com menos riscos, como a necessidade de ressemeadura.

Vale ressaltar a importância das sementes tratadas, que permitem ter mais proteção e sanidade no início inicial das plantas.

Portanto, o tratamento de sementes é um cuidado fundamental para se ter um estande inicial de qualidade.

Conhecer o complexo de doenças do solo em sua área, bem como o histórico de pragas, ajuda muito na escolha dos produtos certos e minimiza os problemas iniciais com pragas e doenças.

Também é necessário entender a posição da semente em relação ao adubo dentro do sulco.

Então, como a ideia não é prejudicar a germinação e o desenvolvimento do sistema radicular, é preciso certificar-se de que o adubo esteja abaixo e ao lado da semente.

Uma boa prática no plantio da soja é garantir que o adubo não seja colocado junto, para evitar a perda da qualidade da semente, como no processo de salinização.

Verifique se as cultivares de soja são recomendadas para a região onde será realizado o plantio. Você pode verificar isso nos materiais da Embrapa.

Outra checagem muito importante ao plantar soja é checar a plantadeira. É necessário que a semeadora esteja ajustada para abrir o sulco, depositar a semente e fechar o sulco.

Assim, vale a pena fazer o ajuste no galpão da fazenda, devido à melhor estrutura e maior disponibilidade de tempo

Preste atenção nas engrenagens, nas correntes, nos locais onde devem ser lubrificadas e para que não faltem peças.

É importante sempre regular a quantidade de sementes por metro de plantio, recomendando a cultivar para sua região, buscando estabelecer a população ideal de plantas, para que ela expresse seu maior potencial produtivo.

A verificação da velocidade, distribuição e profundidade do sulco estão entre outras práticas de plantio de soja que vale a pena conferir!

A velocidade de plantio depende de vários fatores como tipo de solo, máquina, umidade e compactação da área.

Em média, a velocidade de plantio no Brasil gira em torno de 5 km/h, variando entre 4 e 6 km/h, segundo a Embrapa.

O arranjo na época de plantio precisa ser definido pela densidade de semeadura, pelo espaçamento entre as fileiras e pela uniformidade de distribuição das plantas dentro dessas fileiras.

Estudos da própria Embrapa mostram que a distribuição com melhores resultados para a soja com crescimento indeterminado é o espaçamento entre 40 cm e 50 cm de distância entre as linhas.

Nossa última sugestão é evitar que as sementes fiquem abaixo de 4 cm de profundidade. O ideal é entre 2 e 4 para evitar que ela gaste energia excessiva e tenha um desenvolvimento desigual.

Seguindo rigorosamente todas essas práticas no plantio da soja, sua lavoura será mais produtiva, trazendo ainda mais qualidade ao feijão! Portanto, ter um planejamento bem feito traz muitos ganhos.

 

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores