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Trimestre recorde em abertura de mercados para o agro • Portal DBO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registra março histórico

O mês de março de 2024 marcou um recorde para o Ministério da Agricultura e Pecuária, com o maior número de aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro. Essa conquista fez do primeiro trimestre do ano o mais bem-sucedido da série histórica, com um total de 26 novos mercados em 18 países, mostrando a expansão e a diversificação das exportações brasileiras.

Novos mercados, novas oportunidades

Com resultados superiores aos anos anteriores, o Mapa abriu 10 novos mercados em março, seguindo a tendência de crescimento de fevereiro e janeiro. Essas aberturas incluem países de diferentes continentes, ampliando ainda mais as possibilidades de exportação de produtos agropecuários brasileiros.

Expansão para além dos produtos tradicionais

Além das exportações já consolidadas, como carnes e complexo soja, as aberturas recentes contemplam uma variedade de produtos, desde pescados e sementes até gelatina e café verde. Essa diversificação de mercados abre portas para novos segmentos da agricultura e pecuária brasileira, gerando mais oportunidades para os produtores.

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Desenvolvimento

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alcançou um marco impressionante no primeiro trimestre de 2024, com o melhor desempenho da série histórica em aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro. Em março, foram registrados 10 novos mercados em sete países, totalizando 26 novos mercados em 18 países desde o início do ano. Diversos setores foram beneficiados, indo além das tradicionais exportações de carnes e soja, incluindo pescados, sementes, ovos, e muitos outros produtos agropecuários.

Conquistas Internacionais

As aberturas alcançadas em 2024 já contemplam todos os continentes, o que demonstra a variedade e a abrangência dos produtos brasileiros. Países como África do Sul, Botsuana, Egito, Omã, Arábia Saudita, Filipinas, Grã-Bretanha, e Estados Unidos fazem parte da lista dos novos mercados. Esse alcance internacional reflete a relevância e a qualidade dos produtos brasileiros no mercado global.

Expansão e Potencial

O constante diálogo do Ministério com os países visa ampliar ainda mais as exportações brasileiras. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa ressalta a importância de abrir novas portas e expandir horizontes para os produtores, promovendo o crescimento do setor e a geração de mais empregos e renda. A diversificação dos mercados e dos produtos exportados aumenta a resiliência do agronegócio brasileiro e potencializa as oportunidades de negócio.

Impacto Positivo

O desbloqueio de novos mercados não só impulsiona as vendas dos produtos brasileiros, mas também fortalece a imagem do país como um parceiro confiável e de qualidade no comércio internacional. A abertura de mercados é uma estratégia assertiva para promover a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio nacional, gerando benefícios para toda a cadeia produtiva.

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Conclusão

O saldo extremamente positivo das aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro no primeiro trimestre de 2024 evidencia a forte atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária. Com um total de 26 novos mercados abertos em 18 países, o setor agropecuário brasileiro expande suas possibilidades de exportação e contribui para o crescimento econômico do país. O compromisso em continuar dialogando com os países para ampliar ainda mais as exportações demonstra um horizonte promissor para os produtores brasileiros, que têm a oportunidade de alcançar novos patamares de sucesso e gerar mais empregos e renda.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Novos mercados abertos impulsionam o agronegócio brasileiro em 2024

Superando recordes anteriormente registrados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerra o mês como o melhor março dos últimos anos. Com o resultado alcançado, o primeiro trimestre de 2024 se torna o mais bem-sucedido da série histórica em termos de aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro.

Os números mensais foram: março com 10 novos mercados em sete países; fevereiro com sete mercados em seis países; e janeiro com nove mercados em cinco países.

Em relação aos números do trimestre, apenas em 2021 se chegou perto do alcançado neste ano, quando foram totalizados 20 mercados em 9 países.

Desde o início do ano, somam-se 26 novos mercados abertos em 18 países, alcançando um total de 104 desde o começo de 2023, período em que iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa.

As aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes: África – África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia; Ásia – Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Singapura; Europa – Grã-Bretanha e Rússia; Oceania – Austrália; e Américas – Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México.

“Mas não queremos parar aí. Seguiremos dialogando com os países para ampliarmos cada vez mais as exportações dos produtos brasileiros”, relata o ministro Fávaro.

FAQs

Pergunta 1: Quantos mercados foram abertos no primeiro trimestre de 2024?

Resposta: Foram abertos 26 novos mercados em 18 países no primeiro trimestre de 2024.

Pergunta 2: Quais continentes já foram contemplados com as aberturas em 2024?

Resposta: As aberturas em 2024 já contemplam todos os continentes: África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.

Pergunta 3: Quais os principais produtos que tiveram novos mercados abertos?

Resposta: Além de produtos tradicionais, como carnes e complexo soja, também houve abertura para pescados, sementes, ovos, gelatina, café verde, entre outros.

Pergunta 4: Qual a estratégia do governo para aumentar as exportações brasileiras?

Resposta: O governo pretende continuar dialogando com os países para ampliar as exportações e abrir novas oportunidades para o agronegócio brasileiro.

Pergunta 5: Qual a importância das aberturas de novos mercados para o setor agropecuário?

Resposta: Abrir novos mercados não só expande as oportunidades para os agricultores, mas também gera mais empregos, renda e possibilita o crescimento do setor agropecuário brasileiro.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Superando recordes anteriormente registrados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerra o mês como o melhor março dos últimos anos. Com o resultado alcançado, o primeiro trimestre de 2024 se torna o mais bem-sucedido da série histórica em termos de aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro.

Os números mensais foram: março com 10 novos mercados em sete países; fevereiro com sete mercados em seis países; e janeiro com nove mercados em cinco países.

Em relação aos números do trimestre, apenas em 2021 se chegou perto do alcançado neste ano, quando foram totalizados 20 mercados em 9 países.

Desde o início do ano, somam-se 26 novos mercados abertos em 18 países, alcançando um total de 104 desde o começo de 2023, período em que iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa.

As aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes: África – África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia; Ásia – Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Singapura; Europa – Grã-Bretanha e Rússia; Oceania – Austrália; e Américas – Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México.

“Mas não queremos parar aí. Seguiremos dialogando com os países para ampliarmos cada vez mais as exportações dos produtos brasileiros”, relata o ministro Fávaro.

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Os registros das aberturas não contemplam apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes e complexo soja, mas de diversos produtos agropecuários, como pescados; sementes; gelatina e colágeno; ovos; produtos de reciclagem animal; açaí em pó; café verde; e embriões e sêmens.

“Abrir um mercado é mais do que simplesmente desbloquear uma nova oportunidade para o agricultor; é abrir uma porta ampla para possibilidades ilimitadas. Estou profundamente convicto de que, através da nossa colaboração e dedicação conjunta, asseguraremos que nossos produtores não apenas se aproximem dessa porta, mas a atravessem com sucesso, expandindo seus horizontes e alcançando novos patamares de sucesso, gerando mais empregos e renda”, destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

>> Confira os novos mercados abertos no trimestre em ordem alfabética:

– Açaí em pó (Índia)
– Alevinos de Tilápia (Filipinas)
– Asnos (México)
– Bovinos vivos (Omã)
– Bovinos vivos (Paquistão)
– Café verde (Zâmbia)
– Carne de Aves (El Salvador)
– Carnes e produtos cárneos de ovinos (Singapura)
– Carnes, produtos cárneos e miúdos de caprinos (Egito)
– Carnes, produtos cárneos e miúdos de ovinos (Egito)
– Células-tronco mesenquimais de equinos, cães e gatos (Costa Rica)
– Embrião bovino (Botsuana)
– Embriões in vivo e in vitro de bovinos (Paquistão)
– Extrato de carne bovina (Singapura)
– Gelatina e colágeno de origem bovina e suína (El Salvador)
– Gelatina e colágeno de origem equina, caprina e ovina (Estados Unidos)
– Gelatina e colágeno de origem suína (Canadá)
– Gelatina e colágeno de origem suína (Grã-Bretanha)
– Ovos (El Salvador)
– Ovos e produtos de ovos (Rússia)
– Pescados (Austrália)
– Pescados de Cultivo e Derivados (África do Sul)
– Produtos de reciclagem animal (Filipinas)
– Sémen bovino (Botsuana)
– Sémen bovino (Paquistão)
– Sementes (Arábia Saudita)

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