Tecnologia desenvolvida pela Embrapa aumenta a produtividade do milho em até 46 sacas/ha; A tecnologia permite o plantio da segunda safra do cereal até 20 dias antes da colheita da soja.

Ganhos médios de produtividade entre 1,5 e 2,3 sacas por hectare com a antecipação do plantio de milho na safra de soja. Esses são os resultados obtidos com o Sistema Antecipe, um método de cultivo intermediário desenvolvido pela Embrapa que permite o plantio da segunda safra do cereal até 20 dias antes da colheita da soja.

Os números registrados, apresentados pelo pesquisador do Embrapa Milho e Sorgo (MG) Décio Karam durante o 33º Congresso Nacional de Milho e Sorgo ( CNMS Segunda-feira), surpresa como uma solução eficiente para minimizar os efeitos causados ​​pelas incertezas climática

Segundo ele, os resultados mais expressivos foram 21 os resultados mais expressivos em um ano-safra de 20 anos antes de Rio Verde (GO), nenhum resultado virá em segundo lugar para 46 sacas na mesma área por hectare.

221004 ImpactoSistemaAntecipe Dados Produtividade Cocamar

Em Rio Verde, no sudoeste goiano, segundo resultados publicados no Anuário de Pesquisa 2021 do Instituto de Ciência e Tecnologia da Comigo, “há um ganho de 3,6 sacas de milho por hectare por dia nos 17 dias de antecipação em relação à semeadura tardia, o que significa um ganho de 40% na produtividade entre essas épocas”, diz trecho de artigo de autoria de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo e agrônomos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Comigo de Ciência e Tecnologia (ITC).

Patrocinadores

Outra conclusão importante é que com essa técnica de cultivo, apesar da presença da soja, até a colheita da oleaginosa, é possível obter ganhos na produtividade do milho safrinha, mesmo após os danos mecânicos às plantas causados ​​pela passagem da colhedora .

Relata Karam. Os resultados também são publicados em Repositório de Informações Tecnológicas da Embrapa.

221004 SistemaAntecipe Guilherme Viana colheita

Segundo Karam, a produtividade de grãos obtida com o Antecipe não pode ser comparada à produtividade do milho semeado em condições mais favoráveis ​​para a máxima expressão da produtividade.

“Toda propriedade tem aquele milho tardio, plantado fora da janela ideal. Nessas áreas encontramos a porta de entrada para o Sistema Anticipe”, explica o pesquisador.

Patrocinadores

“Todas as regiões agrícolas brasileiras sofrem com esse problema de atraso no plantio da soja devido às condições climáticas.

Consequentemente, o plantio do milho safrinha também está sendo postergado, em condições desfavoráveis, com maiores riscos e menor produtividade. A Antecipe foi criada para superar isso”, diz Karam.v

article 2

A tecnologia também é viável para o sorgo, que está em alta no Brasil. Segundo dados de um experimento realizado em 2021 na Embrapa Milho e Sorgo, e apresentado durante o Congresso, a semeadura de uma cultivar Embrapa sorgo, realizada 14 dias antes da colheita da soja, rendeu 8,52 toneladas a mais de massa verde por hectare.

“O sorgo semeado pós-soja atingiu 12.960 kg de massa verde por hectare. A produtividade da mesma cultivar, semeada duas semanas antes da colheita da oleaginosa, chegou a 21.480 quilos”, revela o pesquisador.

Patrocinadores

“Temos que adaptar o sistema para cada região, para a cultivar que o produtor está utilizando e para as condições climáticas. Mas sabemos pelos dados que a tecnologia é extremamente eficiente”, completa.

As análises de desempenho do Sistema Antecipe têm sido realizadas nas principais regiões agrícolas brasileiras, como o Centro-Oeste e o Centro-Sul.

“Estudos também estão sendo realizados nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para Paragominas, no Pará, e Roraima, além do Oeste da Bahia”, revela Karzutras diferenças já observadas pela equipe de desenvolvimento no milho plantado antes da colheita da soja são melhor enraizamento (foto) e menor incidência de cigarrinha, em relação ao cereal plantado após a soja, fora da janela ideal de semeadura.

“Ainda há dados preliminares que precisam ser comprovados por pesquisas”, pondera

Patrocinadores

Outras diferenças já observadas pela equipe de desenvolvimento no milho plantado antes da colheita da soja são melhor enraizamento (foto) e menor incidência de cigarrinha, em relação ao cereal plantado após a soja, fora da janela ideal de semeadura. “Ainda há dados preliminares que precisam ser comprovados por pesquisas”, pondera.

É preciso pensar diferente ao adotar a tecnologia, segundo Karam (foto à direita). “O milho deve ser plantado antes da colheita da soja. Quando a oleaginosa for colhida, o cereal será cortado e seu crescimento será retomado”, explica.

221004 ImpactoSistemaAntecipe Sinval Lopes Decio Karam

Apesar do impacto visual que os danos mecânicos na planta de milho podem causar no produtor, com o corte rente ao solo quando a colhedora de soja passa sobre a lavoura, o pesquisador busca na ciência uma explicação para tranquilizar o agricultor.

“O ponto de crescimento do milho fica abaixo da superfície do solo até o estágio V6, fase vegetativa com seis folhas desenvolvidas. Portanto, com os danos mecânicos até este estágio, o milho continuará seu crescimento”, detalha.

Patrocinadores

O pesquisador revela ainda que cultivares de soja com postura mais ereta, com inserção da vagem em ponto mais alto, e tratores com folga adequada otimizam o Antecipe.

Mais informações e detalhes sobre parcerias no desenvolvimento de tecnologia estão disponíveis no site Sistema Anticipe no Portal da Embrapa.v

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here