A importância da silagem de milho e de sorgo para a alimentação do gado para o periodo de estiagem

Bovinocultura Destaques Silagem Sorgo

No período de seca, época em que costuma faltar capim, a silagem é uma importante fonte de alimento para rebanhos bovinos criados a pasto. Diferentes tipos de forrageiras podem ser usadas para se fazer a silagem tais como capim, girassol alfafa e cana. Animais que produzam até 12 litros de leite por dia podem ser tratados com silagem de Capim-elefante que, por ser uma forrageira perene, tem um menor custo de produção. Mas, à medida que o potencial de produção dos animais aumenta, torna-se mais vantajoso utilizar silagens de melhor valor nutritivo.

No Brasil, a silagem de milho ou de sorgo é o melhor volumoso a ser fornecido ao gado por trazer melhores resultados para os pecuaristas. Entre os motivos da preferência dos produtores pelo uso dessas forrageiras estão a alta produção e a facilidade para a formação das lavouras e para o ensilamento. Além disso, a silagem de milho e de sorgo apresenta um bom valor energético e é bem aceita pelo gado.

Silagem

O sorgo produz uma silagem bem próxima à do milho. Embora tenha maior teor de fibra e seus grãos sejam de menor digestibilidade, sua silagem sustenta bem animais com potencial produtivo de até 18 litros de leite/dia. A vantagem do sorgo em relação ao milho é que a planta é mais tolerante a veranicos. Então, em regiões onde a chuva é menos abundante, é mais seguro plantar o sorgo em vez do milho para fazer a silagem.

O processo de ensilagem do milho e do sorgo é mesmo de outras silagens. “O produtor tem que ensilar no momento certo em que a lavoura dá condições para isso, tem que fazer uma boa picagem, uma boa compactação e, principalmente, iniciar e fechar o silo mais rapidamente possível”, resume o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Jackson Oliveira. Entre as orientações, o pesquisador Oliveira lembra que o produtor nunca deve retirar silagem a mais, deixando para fornecê-la no dia seguinte. “Retire sempre a quantidade necessária para ser utilizada em um mesmo dia, isso tanto para a silagem de milho quanto para a silagem de sorgo”, esclarece.

1 thought on “A importância da silagem de milho e de sorgo para a alimentação do gado para o periodo de estiagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *