Pular para o conteúdo

Silagem de capim BRS Zuri – Uma alternativa eficiente para pecuaristas

Silagem De Capim Brs Zuri Silagem De Capim Brs Zuri – Uma Alternativa Eficiente Para Pecuaristas
Whatsapp Image 2022 03 18 At 13.01.25 E1647619352734 Silagem De Capim Brs Zuri – Uma Alternativa Eficiente Para Pecuaristas

A silagem é uma alternativa bastante viável para os pecuaristas passarem pelas fases mais críticas do ano onde a escassez de pastagens é recorrente, mesmo em sistemas de produção com maiores taxas de lotação nos mesmos. Nesse sentido, a cultivar BRS Zuri (Megathyrsus maximus / Syn. Panicum maximum cv. BRS Zuri) é uma excelente alternativa à silagem tradicional (milho e sorgo).

Desenvolvida pela Embrapa, a variedade BRS Zuri se destaca entre as variedades forrageiras conhecidas e possivelmente siladas com alto rendimento por hectare e excelente valor nutricional.

No entanto, para garantir o sucesso e os bons resultados da silagem BRS Zuri, os produtores rurais devem estar atentos a algumas variáveis, como: o tempo de corte e o valor nutricional dessa gramínea,

O que é silagem?

Por definição, silagem é um alimento que foi preservado por fermentação anaeróbica controlada. Esse processo garante que esse alimento perca menos nutrientes durante o armazenamento.

Devido ao pH reduzido e à falta de oxigênio dentro do silo, a atividade das células vegetais cessará, o que está associado ao desenvolvimento de microrganismos capazes de utilizar a seu favor os carboidratos solúveis disponíveis no meio. crescer.

Esses microrganismos convertem os açúcares solúveis em ácidos orgânicos (ácidos lático, acético, propiônico etc.), que promovem a queda do pH, suprimindo a microbiota indesejável.

Por que ela é tão importante?

Algumas regiões passam por períodos mais frios e secos no decorrer do ano e as forrageiras, além de perderem qualidade, reduzem consideravelmente sua produtividade nessas condições. Em muitos casos, a falta de alimento para os animais neste período, força os produtores a comprar ração para o fornecimento diário ou vender parte do seu rebanho a preços mais baixos.

1482174846471 Silagem De Capim Brs Zuri – Uma Alternativa Eficiente Para Pecuaristas

Silagem de qualidade: o que devemos considerar?

A tecnologia de ensilagem eficiente segue princípios básicos:

O ponto de colheita certo merece atenção. O corte deve ser feito no momento certo para a máxima qualidade nutricional, que varia de acordo com a planta, bem como as condições locais e climáticas.
Por exemplo, gramíneas tropicais possuem composições químicas diferentes de acordo com sua idade de desenvolvimento e, portanto, apresentam diferenças na qualidade nutricional de acordo com o estágio de corte.
Para silagem de um determinado material, o ponto ideal de matéria seca é de cerca de 34%. Porém, no caso da forrageira, quando as plantas apresentam alto rendimento foliar e alto valor nutricional, a matéria seca costuma ficar abaixo de 30%, o que pode ocasionar alguns problemas no processo de silagem, como o excesso de água residual.

Para a grama BRS Zuri em particular, o ponto de referência que podemos usar é a altura da grama. Um estudo elaborado por Silvério, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Machado, no sul de Minas Gerais, mostrou que um corte de 90 dias garante melhores níveis de proteína bruta, digestibilidade e nutrientes digestíveis totais.

O tamanho do pellet também é muito importante para a produção de silagem de alta qualidade para essa gramínea, e a forragem deve ser dividida em pellets de meio a dois centímetros. Isso permite uma melhor compactação e maior densidade, o que ajuda a remover o ar de dentro do silo, reduzindo os efeitos de deterioração do oxigênio.

Além de facilitar a mistura da silagem com outros alimentos, os pellets menores fornecem aos micróbios nutrientes essenciais para uma fermentação ideal.As práticas de carga e descarga do silo tornam-se mais fáceis também.

Se a matéria seca estiver abaixo do recomendado, o que fazer?

90 dias é apenas um guia e não significa que seja o ponto de corte exato, pois a porcentagem de matéria seca pode variar devido ao clima, solo, manejo, etc.

Se a porcentagem de matéria seca da grama estiver em torno de 26-27% no momento do corte, é necessário adicionar aditivos sólidos para reduzir a perda de nutrientes pelo efluente. Entre as opções de aditivos sólidos, podemos citar a polpa cítrica, farelo de trigo e casca de batata, entre outros.

Cortar fora! Agora?

A compactação dos aglomerados de silagem é um dos principais segredos da silagem de alta qualidade. Sua função é expelir o ar dentro da forragem, o que pode prejudicar a fermentação, por isso é importante vedar bem o silo.

Vantagens da silagem de capim em comparação à silagem de milho e de sorgo

De fato, a silagem de milho e sorgo são as opções mais tradicionais para a produção de silagem de alta qualidade. No entanto, o preço da produção de silagem desses grãos está subindo, especialmente com o aumento dos custos de fertilizantes.

Pensando nisso, a silagem para diferentes tipos de gramíneas começa a ganhar espaço entre os pecuaristas e suas vantagens incentivam sua adoção.

Em primeiro lugar, observou-se que a silagem pode armazenar grandes quantidades de alimentos produzidos durante a estação chuvosa, e o restante dos alimentos pode ser ensilado e fornecido ao gado quando a produtividade do pasto é baixa.

Além disso, a silagem de silagem (por exemplo, Mombasa, Tanzânia e BRS Zuri) permite alta produtividade de matéria seca (MS) por hectare quando bem manejada e a forragem regenera, permitindo novos usos na área, ou para novos cortes ou pastagens.

Neste contexto, o milho e o sorgo têm cada um 15 a 20 tdm/ha, enquanto estas forrageiras são estimadas em 40 tdm/ha. Além dessa questão, vale a pena considerar as leves restrições topográficas da produção dessas gramíneas perenes, principalmente quando comparadas ao milho e ao sorgo.

No entanto, como mencionado anteriormente, existem algumas desvantagens, como menor teor de carboidratos e matéria seca, necessidade do uso de inoculantes e aditivos para auxiliar o processo de fermentação.

Cultivar BRS Zuri: principais características produtivas e exigências

De acordo com a Embrapa, o BRS Zuri é um capim touceira geralmente melhor manejado sob pastejo rotacionado, com altura de entrada de 70-75 cm e altura de saída de 30-35 cm.
No entanto, pode atingir uma altura média de 1,5 m e caracteriza-se pela excelente digestibilidade e aceitabilidade animal.


Para silagem, o capim BRS Zuri apresenta teor de proteína bruta de 10% a 16% e rendimento médio de forragem de 20 a 28 toneladas MS/ha/ano.


No entanto, deve-se lembrar que esta é uma forrageira com altas demandas de fertilidade e manejo, com baixa tolerância à seca e moderada tolerância ao alagamento temporário.


No entanto, em geral, o capim BRS Zuri apresentou resultados de proteína bruta e densidade foliar mais favoráveis ​​em relação ao capim Mombaça (também utilizado no processo de silagem), conforme tabela abaixo,resultado do trabalho científico realizado sob condições de semiárido (Ribas et al. 2020)

Capim Zuri Silagem De Capim Brs Zuri – Uma Alternativa Eficiente Para Pecuaristas
Tabela. Média da composição químico-bromatológica e características estruturais de acordo com o tratamento.

Vale a pena investir na ensilagem de capim BRS Zuri?

Diante da situação atual, principalmente com o aumento do valor das vendas de milho, na safra 20/21, a área de Campinas chegou a 99,00 reais, a de Cascaville (PR) chegou a 100,00 reais, muitos em sistemas de Pecuária Integrada (ILP) optam vender grãos em vez de produzir silagem.

Para dar bons resultados com a integração, passaram a adotar outra alternativa para manter a qualidade da alimentação do gado. Nesse caso, a silagem de capim BRS Zuri é de fato uma boa escolha.

Zuri1 Silagem De Capim Brs Zuri – Uma Alternativa Eficiente Para Pecuaristas

Quando usamos milho para silagem, nos preocupamos muito com o melhor ponto de colheita. Com o capim BRS Zuri, também há um ponto ideal, mas é mais flexível e tem uma janela de colheita mais longa, mais ou menos uma semana, sem causar problemas na qualidade da silagem. Portanto, isso nos dá maior segurança caso ocorra algum imprevisto nos dias que antecedem o corte da forragem.

Desta forma, quando o produtor conseguir manejar um excelente sistema de produção, desde o plantio da forragem até o fechamento do silo, o capim BRS Zuri será uma escolha importante para a produção de silagem de alta qualidade, percebendo assim todas as vantagens citadas. neste artigo. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.