Como calcular e otimizar o rendimento do ganho na produção de carne

O que é rendimento do ganho e como calculá-lo?

Quando vendemos animais para um frigorífico, nem todo o peso estimado na fazenda se converte em ganho financeiro. É essencial compreender o conceito de rendimento do ganho, que representa a proporção do peso vivo que se transforma em carcaça.

O rendimento do ganho é a relação entre o peso da carcaça final e o peso vivo inicial de um animal. Por exemplo, se iniciarmos nosso período de terminação com animais de 450 kg e eles forem abatidos com 580 kg, o ganho de peso vivo será de 130 kg. Mas quanto eles tiveram de ganho de carcaça?

Para calcular o rendimento do ganho, é necessário conhecer o peso da carcaça dos animais no dia em que entraram na terminação. Considerando que o boi magro tenha um rendimento de cinquenta por cento, ou seja, metade do animal realmente é carcaça, um animal de 450 kg terá um peso inicial da carcaça de 225 kg. Supondo que o frigorífico retorne o peso da carcaça em 325 kg, podemos estimar o ganho em carcaça por dia e calcular o rendimento do ganho. O resultado nos mostrará a proporção do peso que foi realmente ganho em carcaça.

Quer aprender mais sobre o assunto?

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro. Aprenda a aumentar sua margem de lucro na atividade e melhorar indicadores como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros. Tenha acesso a técnicas validadas ao longo de 20 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática.

Patrocinadores

Mais de 2.900 alunos já fizeram essa capacitação. Não fique de fora! Clique e conheça!

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Sumário:

1. Introdução

1.1 Vendendo animais para um frigorífico

1.2 O conceito de rendimento do ganho

2. O que é rendimento do ganho e como calculá-lo?

2.1 Relação entre peso da carcaça final e peso vivo inicial

2.2 Exemplo prático de cálculo de rendimento do ganho

2.3 Como calcular o ganho em carcaça por dia

2.4 Fórmula para calcular o rendimento do ganho

3. Importância do rendimento do ganho na produção de carne

4. Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro

4.1 Aumente sua margem de lucro na atividade pecuária

4.2 Indicadores a serem melhorados

4.3 Professores experientes e técnicas validadas

4.4 Depoimentos de alunos satisfeitos

4.5 Como se inscrever no curso

Ao vender animais para um frigorífico, nem todo o peso estimado na fazenda se converte em ganho financeiro. É essencial compreender o conceito de rendimento do ganho, que representa a proporção do peso vivo que se transforma em carcaça.

Neste artigo, vamos explorar como calcular e otimizar esse indicador crucial para a lucratividade na produção de carne.

Patrocinadores

O que é rendimento do ganho e como calculá-lo?

O rendimento do ganho é a relação entre o peso da carcaça final e o peso vivo inicial de um animal.

Por exemplo, vamos supor que iniciamos nosso período de terminação com os animais com 450 kg e esses animais foram abatidos com 580 kg, ou seja, os animais tiveram um ganho de peso vivo de 130 kg. Agora, quanto eles tiveram de ganho de carcaça?

O primeiro ponto, é saber o peso da carcaça dos animais no dia que eles entraram na terminação com 450 kg. A gente estipula que o boi magro tem um rendimento de cinquenta por cento, ou seja, metade daquele animal realmente é carcaça.

Assim, um animal de 450 kg, o peso inicial da carcaça dele será de 225 kg e o peso final, que você irá vender ao frigorífico, será de 580 kg. Digamos, nesse exemplo, que o frigorífico retornou o peso da carcaça em 325 kg.

Patrocinadores

Para estipularmos o ganho em carcaça por dia, subtraímos o peso da carcaça inicial na carcaça final e dividimos por dias de confinamento, que no nosso exemplo, será de 90 dias.

formula ganho em carcaca dia

Já para calcularmos o rendimento do ganho, fazemos uma conta simples. O peso da carcaça final menos o peso da carcaça inicial, divididos pelo peso vivo final menos o peso vivo inicial. O resultado, multiplicamos por 100 e teremos o valor do redimento do ganho.

formula rendimento de ganho
formula rendimento de ganho

Então, de todo peso que esse animal ganhou na propriedade, 76,9% foi realmente ganho em carcaça!

Quer aprender mais sobre o assunto?

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro.

Patrocinadores

Aprenda como aumentar sua margem de lucro na atividade e melhorar indicadores como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros. 

Tenha aulas com professores que são consultores experientes e tenha acesso a técnicas validadas ao longo de 20 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática.

Mais de 2.900 alunos já fizeram essa capacitação. Não fique de fora!

Clique e conheça!

Patrocinadores
Curso Gestão na Pecuária de Corte
Curso Gestão na Pecuária de Corte

Ao vender animais para um frigorífico, nem todo o peso estimado na fazenda se converte em ganho financeiro. É essencial compreender o conceito de rendimento do ganho, que representa a proporção do peso vivo que se transforma em carcaça. Neste artigo, vamos explorar como calcular e otimizar esse indicador crucial para a lucratividade na produção de carne.

O que é rendimento do ganho e como calculá-lo?

O rendimento do ganho é a relação entre o peso da carcaça final e o peso vivo inicial de um animal. Por exemplo, vamos supor que iniciamos nosso período de terminação com os animais com 450 kg e esses animais foram abatidos com 580 kg, ou seja, os animais tiveram um ganho de peso vivo de 130 kg. Agora, quanto eles tiveram de ganho de carcaça?

O primeiro ponto, é saber o peso da carcaça dos animais no dia que eles entraram na terminação com 450 kg. A gente estipula que o boi magro tem um rendimento de cinquenta por cento, ou seja, metade daquele animal realmente é carcaça. Assim, um animal de 450 kg, o peso inicial da carcaça dele será de 225 kg e o peso final, que você irá vender ao frigorífico, será de 580 kg. Digamos, nesse exemplo, que o frigorífico retornou o peso da carcaça em 325 kg.

Patrocinadores

Para estipularmos o ganho em carcaça por dia, subtraímos o peso da carcaça inicial na carcaça final e dividimos por dias de confinamento, que no nosso exemplo, será de 90 dias.

Já para calcularmos o rendimento do ganho, fazemos uma conta simples. O peso da carcaça final menos o peso da carcaça inicial, divididos pelo peso vivo final menos o peso vivo inicial. O resultado, multiplicamos por 100 e teremos o valor do redimento do ganho. Então, de todo peso que esse animal ganhou na propriedade, 76,9% foi realmente ganho em carcaça!

Quer aprender mais sobre o assunto?

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro. Aprenda como aumentar sua margem de lucro na atividade e melhorar indicadores como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros. Tenha aulas com professores que são consultores experientes e tenha acesso a técnicas validadas ao longo de 20 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática. Mais de 2.900 alunos já fizeram essa capacitação. Não fique de fora! Clique e conheça!

Patrocinadores

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

O que é o rendimento do ganho?

O rendimento do ganho é a relação entre o peso da carcaça final e o peso vivo inicial de um animal. É um indicador crucial para a lucratividade na produção de carne.

Como calcular o rendimento do ganho?

Para calcular o rendimento do ganho, subtraia o peso da carcaça inicial do peso da carcaça final. Em seguida, divida pelo peso vivo final menos o peso vivo inicial. O resultado obtido deve ser multiplicado por 100.

Exemplo:

Iniciamos um período de terminação com animais com peso vivo de 450 kg. Esses animais foram abatidos com 580 kg, ou seja, tiveram um ganho de peso vivo de 130 kg. Supondo que o peso da carcaça inicial seja de 225 kg e o peso final, vendido ao frigorífico, seja de 325 kg.

O cálculo seria: (325 – 225) / (580 – 450) * 100 = 76,9

Como otimizar o rendimento do ganho?

Para otimizar o rendimento do ganho, é importante focar em práticas de manejo e nutrição adequadas, além de selecionar animais geneticamente superiores. Essas medidas podem ajudar a maximizar o ganho em carcaça.

Qual é a importância do rendimento do ganho na produção de carne?

O rendimento do ganho é essencial para a lucratividade na produção de carne, pois representa a proporção do peso vivo que se transforma em carcaça. Um rendimento do ganho mais alto significa um maior aproveitamento do animal, resultando em uma maior rentabilidade para o produtor.

Qual é a relação entre o rendimento do ganho e a lucratividade na pecuária de corte?

O rendimento do ganho está diretamente relacionado à lucratividade na pecuária de corte. Quanto maior for esse indicador, mais eficiente será a conversão de peso vivo em carcaça, o que proporciona maior rentabilidade para o produtor.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here