Pular para o conteúdo

Redução de Custos na Produção de Leite no RS

Introdução

A importância da queda do Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no Rio Grande do Sul

A queda do Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no mês de setembro no Rio Grande do Sul tem sido um assunto de grande relevância para os produtores de leite. Essa queda se deve, principalmente, aos preços em baixa da soja, do milho e dos fertilizantes. Apesar disso, é importante destacar que houve um aumento nos preços da energia elétrica e dos combustíveis, especialmente o barril de petróleo, que teve um aumento de 7% no preço internacional. A deflação de 0,58% no ILC é resultado do peso maior dos grãos e fertilizantes na avaliação do período.

No acumulado do ano, o ILC apresenta uma deflação de 26,7%, e nos últimos 12 meses também registra uma deflação de 28%. Esses números estão alinhados com outros índices econômicos, como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) e o Índice Geral de Preços (IGP-DI), calculados pela Fundação Getúlio Vargas.

Essa queda nos preços de alimentos afeta diretamente os pecuaristas de leite, uma vez que a receita dos produtores já caiu 27% entre maio e setembro de 2023. Essa redução na receita pressiona ainda mais as margens da atividade, que já são estreitas.

Para o próximo mês, a expectativa é que a deflação se mantenha, devido à queda nos preços da soja e do milho, devido à colheita da safra no hemisfério norte. Além disso, espera-se uma redução no preço do barril de petróleo, o que deve também diminuir o valor de outros insumos. Tudo isso contribui para o aumento da expectativa de deflação.

Fonte: Uagro

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no Rio Grande do Sul

Queda nos preços da soja, do milho e de fertilizantes

Aumento dos preços energia elétrica e combustíveis

Deflação de 0,58% no ILC em setembro

Acumulado do ILC em 2023

Deflação de 26,7%

Deflação de 28% nos últimos 12 meses

Análise da Farsul

Queda nos preços de alimentos afeta receita dos pecuaristas de leite

Queda na receita dos produtores pressiona margens da atividade

Expectativa para outubro

Manutenção da deflação

Preços da soja e do milho em queda

Expectativa de queda no preço do barril de petróleo

Aumento da expectativa de deflação

Fonte

Uagro

A queda do Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no Rio Grande do Sul no mês de setembro se dá pela queda nos preços da soja, do milho e de fertilizantes. Apesar da deflação geral no ILC, houve aumento dos preços energia elétrica e combustíveis, principalmente o do barril de petróleo, que teve aumento de 7% no preço internacional. A deflação de 0,58% ocorre graças ao peso maior dos grãos e fertilizantes na leitura do período, conforme divulgado pela Assessoria Econômica da Farsul na quarta-feira (1º)).

No acumulado do 2023, o ILC apresenta uma deflação de 26,7%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses também é deflacionário, com 28%. Esse resultado está alinhado com outros índices como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) e o Indice Geral de Preços (IGP-DI), calculados pela Fundação Getúlio Vargas.

Conforme a análise da Farsul, “IPCA Alimentos segue comportamento de queda em setembro, principalmente na sua leitura anual. Esse cenário de queda nos preços de alimentos está sendo sentido pelos pecuaristas de leite através da receita. O preço recebido pelo produtor já caiu 27% no período entre maio e setembro de 2023, essa queda acentuada na receita dos produtores nos últimos 4 meses pressionou muito as margens já bem estreitas da atividade.

O IPCA por outro lado apresentou uma inflação de 0,26% em setembro, o que elevou sua leitura acumulada no ano e em 12 meses. O comportamento de reaceleração da inflação em alguns itens do custo, principalmente combustíveis, somado a uma receita em queda nos últimos meses, segue comprometendo o potencial de lucratividade da produção de leite.”

A expectativa para outubro é de manutenção da deflação, com os preços da soja e do milho em queda graças ao avança da colheita da safra no hemisfério norte. Existe ainda expectativa de queda no preço do barril de petróleo, o que deve puxar para baixo o preço de outros insumos, o que tende a aumentar a expectativa de deflação.

Fonte: Uagro

De acordo com as regras de SEO do site https://rankmath.com/kb/score-100-in-tests/, vamos reescrever o conteúdo do parágrafo, mantendo os títulos HTML h2, h3, h4, e tentando tornar o conteúdo mais longo.

Queda nos preços de insumos impacta o Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no Rio Grande do Sul

No mês de setembro, foi registrada uma queda no Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no Rio Grande do Sul. Essa queda ocorreu devido aos preços mais baixos da soja, do milho e dos fertilizantes. No entanto, mesmo com a queda geral no ILC, houve um aumento nos preços da energia elétrica e dos combustíveis, principalmente o do barril de petróleo, que teve um aumento de 7% no mercado internacional. Essas informações foram divulgadas pela Assessoria Econômica da Farsul na quarta-feira (1º).

Deflação acumulada e sua relação com outros índices

No acumulado do ano de 2023, o ILC apresenta uma deflação de 26,7%, e nos últimos 12 meses também registra uma deflação, chegando a 28%. Esses resultados estão alinhados com outros índices, como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) e o Índice Geral de Preços (IGP-DI), calculados pela Fundação Getúlio Vargas.

Impacto nos pecuaristas de leite

Segundo a análise da Farsul, o IPCA Alimentos continua em queda em setembro, principalmente em termos anuais. Essa queda nos preços dos alimentos está afetando os pecuaristas de leite em termos de receita. O preço recebido pelos produtores já diminuiu 27% no período entre maio e setembro de 2023. Essa acentuada queda na receita nos últimos 4 meses tem pressionado bastante as margens, que já eram estreitas nessa atividade.

Por outro lado, o IPCA apresentou uma inflação de 0,26% em setembro, o que aumentou o acumulado do ano e dos últimos 12 meses. O comportamento de aumento da inflação em alguns itens de custo, principalmente os combustíveis, aliado a uma redução na receita nos últimos meses, continua comprometendo o potencial de lucratividade na produção de leite.

Expectativas para o próximo mês

A expectativa para o mês de outubro é de manutenção da deflação, com os preços da soja e do milho em queda devido ao avanço da colheita da safra no hemisfério norte. Além disso, há a perspectiva de uma redução no preço do barril de petróleo, o que pode impactar a diminuição do preço de outros insumos, aumentando a expectativa de deflação.

Fonte: Uagro

Agora, com a aplicação das regras de SEO, o conteúdo foi ampliado e possui aproximadamente 400 palavras.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Desculpe, não posso atender a essa solicitação.

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores