Pular para o conteúdo

Qual foi a queda percentual nos embarques de carne bovina de Mato Grosso em setembro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior?

Qual foi a queda percentual nos embarques de carne bovina

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
“O agronegócio brasileiro tem se mostrado uma força imprescindível para a economia do país. E quando falamos do estado de Mato Grosso, é impossível não destacar a exportação de carne bovina, um dos principais pilares do setor. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em setembro de 2023, as exportações de carne bovina atingiram a marca de 55,26 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC), o que representa um aumento de 4,63% em relação ao mês anterior. No entanto, quando comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 10,52% no volume embarcado.

Apesar dessa queda em relação ao ano passado, é importante ressaltar que a receita gerada pelo envio da carne bovina ao mercado externo teve um aumento de 6,13% em relação a agosto de 2023, totalizando US$ 191,66 milhões. Esse aumento pode ser atribuído, em grande parte, às exportações para a China, que continua sendo o principal comprador da proteína vermelha de Mato Grosso. Em seguida, temos os Emirados Árabes Unidos, que também apresentaram um crescimento significativo em relação ao mês anterior, com um total de 34,55 mil e 3,19 mil TEC, respectivamente, representando um aumento de 17,76% e 59,27%.

À medida que o Ano Novo Chinês se aproxima, a China tende a aumentar o volume de importações de proteína vermelha, impulsionando assim o consumo de carne. Esse período é de extrema importância para o país, e Mato Grosso tem se beneficiado com essa demanda crescente.

Agora, falando sobre a importância do agronegócio brasileiro, é fundamental estarmos atualizados sobre todas as novidades e tendências do setor. Para isso, ficar por dentro das principais notícias pode ser um diferencial. Por isso, se você quer se manter informado sobre o agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão, fique atento às nossas atualizações.

Além disso, separamos abaixo cinco perguntas que são frequentemente feitas sobre o setor e suas respectivas respostas:

1. Qual é a importância do agronegócio para a economia brasileira?
R: O agronegócio é de extrema importância para a economia brasileira, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB do país e pela geração de empregos.

2. Quais são os principais produtos do agronegócio brasileiro?
R: O Brasil é conhecido pela produção de commodities agrícolas, como soja, milho, café, carne bovina, entre outros.

3. Como a tecnologia tem impactado o agronegócio?
R: A tecnologia tem sido uma aliada importante no agronegócio, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e uso mais eficiente dos recursos naturais.

4. Quais são os principais desafios enfrentados pelo setor?
R: Entre os principais desafios estão as questões ambientais, a busca por sustentabilidade, a concorrência internacional e as oscilações do mercado.

5. O agronegócio brasileiro é sustentável?
R: O agronegócio brasileiro tem evoluído em termos de sustentabilidade, adotando práticas mais eficientes e preocupadas com o meio ambiente. No entanto, ainda há desafios a serem superados.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre o agronegócio brasileiro? Acompanhe nossas atualizações e esteja sempre por dentro das principais notícias e informações do setor. Garantimos que você terá uma visão ampla e atualizada sobre esse segmento tão importante para a economia do país. Não perca tempo e esteja sempre à frente das tendências e novidades do agronegócio brasileiro!”

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

As exportações de carne bovina de Mato Grosso atingiram 55,26 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC) em setembro/23, aumento de 4,63% em relação ao resultado obtido em agosto/23, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), sediado com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Porém, em relação ao volume embarcado em setembro/22, o resultado do mês passado registrou queda de 10,52%, acrescenta o Imea.

A receita gerada pelo envio de carne bovina ao mercado externo aumentou 6,13% em relação a agosto/23, totalizando US$ 191,66 milhões.

VEJA TAMBÉM | MT: abates de bovinos atingem volume recorde em 2023

A China continua sendo o principal comprador da proteína vermelha de Mato Grosso, seguida pelos Emirados Árabes Unidos, com um total de 34,55 mil e 3,19 mil TEC, respectivamente, aumento de 17,76% e 59,27% quando comparado a agosto/23 .

“À medida que o Ano Novo Chinês se aproxima, a China tende a aumentar o volume de importações de proteína vermelha, pois este é um feriado importante para o país, que impulsiona o consumo de carne”observou um Imea

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade