Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Qual é o reagente para teste de CCS que a Lely lançou no Agroleite e que pode ser utilizado de forma automática na fazenda?

Qual e o reagente para teste de CCS que a

Noticias do Jornal do campo
Boa leitura!

A Lely, empresa que oferece soluções de automação para pecuária leiteira, estará presente na Agroleite 2023. De 8 a 11 de agosto, em Castro (PR), os visitantes terão a oportunidade de conhecer o MQC-C, lançamento da Lely no Brasil. O reagente oferece ao produtor a possibilidade de testar o leite diariamente, visando a sua qualidade e a prevenção da mastite, principal doença que acomete o rebanho leiteiro.

O MQC-C fica dentro de um compartimento acoplado ao robô de ordenha da empresa, que coleta uma amostra de leite e adiciona o líquido reagente. Com base na viscosidade dessa amostra, uma indicação de contagem de células (CCS) será gerada. Este teste é baseado no mesmo princípio do California Mastitis Test (CMT). Quanto mais células inflamatórias estiverem presentes no leite, mais viscosa a mistura se torna.

Patrocinadores

“O MQC-C realiza um teste a cada três ordenhas através do recurso Smart Sampler. Porém, quando o teste resulta em alta CCS (>250.000 células/ml), o aparelho passa a coletar uma amostra a cada ordenha. O sistema verifica as últimas três visitas e se alguma delas tiver contagem de células superior a 250.000, coletará uma amostra”, explica o gerente comercial da Lely no Brasil, João Vicente Pedreira.

Animais com mastite subclínica costumam apresentar flutuação na contagem de células e a medição diária ajuda a identificar essa condição, o que fornece uma visão mais eficaz e individual da saúde do úbere, auxiliando no manejo da mastite em termos de detecção precoce e adaptação do tratamento, por exemplo.

“Outros benefícios incluem a melhoria do rebanho como um todo; amostras individuais diárias; maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais, pois o produtor terá uma ferramenta importante para ajudar na prevenção da doença e, consequentemente, gastos com antibióticos e descarte do leite”, enfatiza João.

Agroleite

Este ano, o MQC-C será o destaque da Lely na Agroleite. Além da demonstração dos robôs Astronaut e Juno – empurrador automático de alimentos -, os visitantes também poderão conferir mais informações sobre o funcionamento e utilização da solução.

Patrocinadores

A Lely, empresa especializada em automação para a pecuária leiteira, marcará presença na Agroleite 2023, evento que acontecerá de 8 a 11 de agosto, em Castro (PR). Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o MQC-C, lançamento da Lely no Brasil. Esse reagente permite ao produtor testar a qualidade do leite diariamente e prevenir a mastite, doença comum no rebanho leiteiro.

O MQC-C é incorporado ao robô de ordenha da Lely e coleta uma amostra de leite, adicionando o reagente. Com base na viscosidade dessa mistura, é gerada uma indicação da contagem de células (CCS). Esse teste é baseado no mesmo princípio do California Mastitis Test (CMT), em que quanto mais células inflamatórias estiverem presentes no leite, mais viscosa a mistura se torna.

O aparelho realiza um teste a cada três ordenhas, mas quando o resultado apresenta uma CCS alta (>250.000 células/ml), o aparelho passa a coletar uma amostra a cada ordenha. Para isso, o sistema verifica as últimas três visitas e, se alguma delas tiver uma contagem superior a 250.000, coletará uma amostra.

Patrocinadores

A medição diária do leite auxilia a identificação da mastite subclínica, uma vez que os animais afetados costumam ter flutuações na contagem de células. Esse monitoramento diário proporciona uma visão mais detalhada da saúde do úbere, contribuindo para o manejo adequado da mastite, como detecção precoce e adaptação do tratamento.

Além disso, o MQC-C oferece outros benefícios, como melhorias no rebanho como um todo, amostras individuais diárias, maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais com antibióticos e descarte do leite.

Na Agroleite, além do MQC-C, a Lely também irá demonstrar os robôs Astronaut e Juno, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento e utilização dessas soluções.

Perguntas e respostas:

Patrocinadores

1. O que é o MQC-C?
O MQC-C é um reagente desenvolvido pela Lely para testes automáticos de CCS na fazenda que permite ao produtor testar a qualidade do leite diariamente.

2. Como funciona o MQC-C?
O MQC-C é incorporado ao robô de ordenha da Lely, que coleta uma amostra de leite e adiciona o reagente. Com base na viscosidade da mistura, é gerada uma indicação da contagem de células (CCS).

3. Qual a importância de testar a qualidade do leite diariamente?
Testar a qualidade do leite diariamente ajuda a prevenir a mastite, doença comum no rebanho leiteiro, e oferece uma visão mais individual e eficaz da saúde do úbere dos animais.

4. Quais os benefícios do MQC-C?
O MQC-C oferece benefícios como melhoria do rebanho, amostras individuais diárias, maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais com antibióticos e descarte do leite.

Patrocinadores

5. Além do MQC-C, quais outras soluções a Lely irá demonstrar na Agroleite?
Na Agroleite, a Lely também irá demonstrar os robôs Astronaut e Juno, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento e utilização dessas soluções.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Fonte: Portal do Agronegócio

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores