Noticias do Jornal do campo
Boa leitura!

Os ovinos são maioria na Expointer 2023. São 980 animais de 15 raças, um aumento de 9,87% em relação a 2022, quando a feira teve 892 animais inscritos. “Muitas raças se destacam nesta feira: o Texel e o Colored Texel em primeiro lugar, com o maior número de animais, mas também há o Dorper e o White Dorper, que aumentaram sua participação este ano e o Romney Marsh”, destaca o presidente da Associação Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler. Ele afirma que esses números retratam o bom momento das exposições deste ano de 2023.

Cássio Miolo, da cabana Fortaleza do Herval, em Candiota, participa da feira desde 2001. Este ano estará com 12 animais da raça Texel. “Tudo indica que será uma feira de negócios maravilhosa e a Texel agora é uma vitrine da ovinocultura”, avalia Cássio. Entre os ovinos, as raças Texel e Texel Colored estão em maior número, com 235 e 110 animais inscritos, respectivamente.

Outras raças que estão em destaque na feira, com aumento significativo de participação, são o Dorper e o Dorper Branco. A Dorper teve um aumento de 123,68%, passando de 38 animais em 2022 para 85 nesta feira. E o White Dorper aumentou ainda mais, 500%, passando de uma entrada no ano passado para seis animais neste ano.

Patrocinadores

“Teremos cerca de 700 animais dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, entre morfologia, a 42ª Freio de Ouro, a 2ª Supercopa Freio do Proprietário e a 1ª Supercopa Paleteadas, além dos leilões”, destaca Eduardo Azevedo, executivo técnico da Brazilian Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Segundo ele, muitas melhorias foram feitas no parque, como pista coberta, ampliação do pavilhão com mais 100 cavalariças para o Freio de Ouro e novos banheiros no camping. “Estamos fazendo de tudo para receber nossos expositores e associados da melhor forma possível. E nossa expectativa é de uma grande Expointer”.

Entre os cavalos, uma nova raça retorna ao Parque após 34 anos. É o burro Pêga, com 10 animais registados. Os maiores criadores desta raça estão concentrados em São Paulo e Minas Gerais.

o gado de corte

Patrocinadores

Depois de ovinos e equinos, os bovinos de corte estão em terceiro lugar em número de inscritos, com 15 raças e 617 animais, 38 animais a menos que em 2022.

A raça com maior participação é a Braford, que conta com 94 animais, um a mais que em 2022. É um cruzamento entre Hereford e Zebu e se caracteriza pela rusticidade, alta fertilidade, bom temperamento e carne de alta qualidade.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Patrocinadores

Título: Expointer 2023: Ovinos estão em destaque na feira

Introdução:
A Expointer 2023, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, está se aproximando e os ovinos são o destaque dessa edição. Com um aumento de 9,87% em relação ao ano anterior, a feira contará com a presença de 980 animais de 15 raças diferentes. Neste artigo, vamos explorar os destaques dessa feira e as raças de ovinos que estarão em maior número, além de trazer informações sobre outros animais que também fazem parte do evento.

Os destaque entre os ovinos:
As raças Texel e Texel Colored são as que terão o maior número de animais inscritos na Expointer 2023, sendo 235 e 110, respectivamente. Além delas, outras raças como Dorper e Dorper Branco também apresentaram um aumento significativo de participação na feira. A raça Dorper, por exemplo, teve um aumento de 123,68%, passando de 38 animais inscritos em 2022 para 85 nesta edição. Já o White Dorper teve um aumento ainda maior, de 500%, passando de apenas um animal no ano passado para seis neste ano.

A importância da Texel:
Cássio Miolo, da cabana Fortaleza do Herval, participa da feira desde 2001 e neste ano estará presente com 12 animais da raça Texel. Ele destaca que a Texel é uma vitrine da ovinocultura e que a expectativa para esta edição da Expointer é de ótimos negócios. Esse destaque reforça a importância da raça Texel no mercado de ovinos.

Patrocinadores

Outros animais em destaque:
Além dos ovinos, a Expointer também contará com a presença de outros animais, como cavalos e bovinos de corte. Entre os cavalos, destaca-se a participação da raça Pêga, que retorna ao Parque após 34 anos, com 10 animais registrados. Já entre os bovinos de corte, a raça com maior participação é a Braford, com 94 animais inscritos, um a mais que no ano anterior. Essa raça é conhecida por sua rusticidade, alta fertilidade, bom temperamento e carne de alta qualidade.

Conclusão:
A Expointer 2023 promete ser uma feira agropecuária de sucesso, com destaque para os ovinos, que serão maioria entre os animais presentes. As raças Texel e Texel Colored lideram em número de inscritos, seguidas por outras raças que tiveram um aumento significativo de participação, como Dorper e Dorper Branco. Além disso, cavalos e bovinos de corte também farão parte do evento, trazendo mais diversidade e oportunidades de negócios. Essa feira é uma ótima oportunidade para os criadores mostrarem seus animais e fortalecerem o setor agropecuário.

Perguntas com respostas:

1. Qual é a raça de ovinos com maior número de animais inscritos na Expointer 2023?
Resposta: A raça Texel é a que possui o maior número de animais inscritos, com 235 exemplares.

Patrocinadores

2. Quais são as raças de ovinos que tiveram um aumento significativo de participação nesta edição da feira?
Resposta: As raças Dorper e Dorper Branco apresentaram um aumento significativo de participação, com a Dorper tendo um aumento de 123,68% e o Dorper Branco aumentando em 500% em relação ao ano anterior.

3. Além dos ovinos, quais outros animais estarão presentes na Expointer 2023?
Resposta: Além dos ovinos, a feira contará com a presença de cavalos e bovinos de corte.

4. Qual é a raça de bovino de corte com maior participação na feira?
Resposta: A raça Braford é a que apresenta maior participação, com 94 animais inscritos.

5. Qual é a raça de cavalo que retorna ao Parque da Expointer após 34 anos?
Resposta: A raça Pêga é a que retorna ao Parque após 34 anos, com 10 animais registrados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Patrocinadores

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here