Geral 4 de abril de 2024 2 min de leitura

PIB Agropecuário cresce 3,2% no 3º trimestre

Liberados R$ 360 bilhões para o agronegócio, veja!

Foi o único setor da economia que teve desempenho negativo nesta comparação, de acordo com o relatório do PIB.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB Agropecuário registrou crescimento de 3,2%.

De acordo com o IBGE, o resultado teve contribuição positiva da pecuária, além de produtos da agricultura com safra relevante no período, como milho, algodão, café e laranja.

Estes segmentos compensaram o desempenho negativo de outros, como cana, mandioca e produção florestal.

Na comparação anual, a agropecuária acompanhou a tendência de expansão registrada nos demais segmentos analisados.

E ficou apenas atrás dos serviços, com crescimento de 4,5% em relação ao intervalo de julho a setembro de 2021.

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro, o PIB da Agropecuária teve retração de 1,3% em relação ao período imediatamente anterior.

Foi o único setor com queda no período, em que os serviços tiveram o melhor resultado, com crescimento de 4,4%.

PIB Agropecuário cresce 3,2% no 3º trimestre
PIB Agropecuário cresce 3,2% no 3º trimestre

No geral, a economia brasileira cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Nesta comparação, o setor de serviços teve expansão de 1,1% e a indústria, de 0,8%.

O consumo das famílias aumentou 1% e o do governo teve expansão de 1,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o nível de investimentos no país, cresceu 2,8%.

Em relação ao terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto cresceu 3,6%. Além da expansão dos serviços, que puxou o resultado positivo, a indústria cresceu 2,8%.

Nesta comparação, o consumo das famílias aumentou 4,6% e o do governo teve expansão de 1%. A Formação Bruta de Capital Fixo registrou aumento de 5%.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro, o PIB cresceu 3% em comparação com o período imediatamente anterior, também puxado pelo setor de serviços.

O desempenho negativo da agropecuária foi compensado também por uma expansão de 0,8% da indústria, de 3,7% no consumo das famílias e de 2,5% no consumo do governo. A Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 0,8%.

ibge-pib-agropec

Source link

abate agricultura agronomia Agrotóxicos Aves bem-estar animal boi boi gordo bovinos café capim carne cavalo colheita confinamento controle corte Defensivos embrapa exportação gado gripe aviária grãos JBS manejo melhoramento genético milho nelore nutrição animal pastagem pasto pecuaria pecuarista pecuária de corte Pesticidas produtividade rebanho Rio Grande do Sul safra seca SOJA sorgo sustentabilidade suínos trigo