Pular para o conteúdo

Parceria entre Verdemar e Emater leva cafés premiados em concurso estadual às gôndolas

Fomentar e reconhecer o cafeicultor mineiro. Esse é o objetivo da Verdemar ao firmar parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) para levar às gôndolas da rede a linha especial “Campeões Cafés-Colheita 2021”. Os novos produtos foram lançados na manhã desta quarta-feira (26/10), na Verdemar Sion. A linha inclui 15 cafés de produtores de quatro regiões de Minas Gerais, premiados no Concurso Mineiro de Qualidade do Café, que já estão sendo vendidos nas 16 unidades da Verdemar.

O evento contou com a presença de produtores, dos sócios-gerentes da Verdemar, da diretoria da Emater e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes. Durante o lançamento, Alexandre Poni, diretor comercial da Verdemar, destacou a grande satisfação de poder aproximar os cafés campeões dos consumidores. “Iniciei o projeto com o objetivo de dar ainda mais visibilidade aos cafeicultores e suas famílias. É emocionante ver sua dedicação e gratidão em vencer o concurso. Acima de tudo, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho no campo, de qualidade, além de incentivar a melhoria da qualidade do café mineiro. Essa linha é símbolo de uma parceria que começou em 2018 e que só vai crescer”, destaca.

Para Halisson Ferreira Moreira, diretor administrativo-financeiro da rede, é “uma honra divulgar e apoiar o trabalho dos cafeicultores e da Emater. Este é um compromisso institucional e social da Verdemar, do qual muito nos orgulhamos.” Ele destaca que a Verdemar continuará concentrando esforços para ajudar e promover a agricultura mineira. “O café artesanal está na moda e queremos que essa moda prospere ainda mais para encantar a todos com nossos valores, nossa mineiridade”, enfatiza.

Café mineiro: patrimônio do estado

Minas Gerais mantém o título de maior produtor nacional de café. Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, são produzidas cerca de 30 milhões de sacas de café no estado. “Se fôssemos um país, seríamos o maior produtor do mundo. Isso nos orgulha, não só pela quantidade, mas pela qualidade. Além dos maiores, somos os melhores e temos prova disso dia após dia, concurso após concurso vencido pelos nossos cafés. Parabenizo os cafeicultores, que são campeões e guerreiros pela vida e pela qualidade do café”, comemora.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destaca que o café é o principal produto de exportação, perdendo apenas para Minas Gerais. “Dos US$ 11,6 bilhões exportados pelo agronegócio, de janeiro a setembro deste ano, o café é responsável por US$ 4,4 bilhões. Minas é referência, aqui se agrega valor e as pessoas se fixam no campo, trazendo renda e dignidade, isso é fundamental. Temos 900 mil propriedades rurais no estado, das quais 440 mil pertencem à agricultura familiar, e a Emater atende esses produtores com muita qualidade”, reitera.

A produtora Luciene Aparecida Santos Mota agradece a visibilidade que a parceria da Emater com a Verdemar gera para os produtores. “Só tenho a agradecer ao supermercado, Certifica Minas e Emater pela valorização. Se temos esta qualidade e este reconhecimento, é graças ao apoio que nos é dado. Vocês são verdadeiros criadores de sonhos.”

O agricultor Afonso Donizete Abreu de Lacerda conta que herdou do pai o dom de fazer café e, sobretudo, o dom de cuidar para preservar a qualidade. “Acima de tudo, a qualidade é mais importante que o volume. É um prazer ver meu produto nas gôndolas Verdemar e espero estar aqui novamente no ano que vem”, comemora.

Ademir Abreu Lacerda, por sua vez, reforça a imensidão e importância do concurso. “Temos que elogiar a Emater por acreditar no sonho dos produtores. Agradeço ao Alexandre e ao Halisson por abraçarem esta causa. Estamos ainda mais motivados e motivados por saber que nosso produto chegará ao consumidor final.”

A produtora Carmem Lúcia Chaves de Brito ressalta a satisfação dos produtores com a conquista. “A gratidão por estar aqui tendo essa oportunidade está estampada no rosto de cada um de nós produtores. Você está valorizando a gente que está sempre cuidando do nosso pedacinho de chão e dessas plantas que são como crianças para nós.”

O cafeicultor Diogo Ferreira Amorim, do município de Espera Feliz, na região cafeeira das Matas de Minas, é campeão estadual do 18º Concurso Mineiro de Qualidade do Café. O café produzido por ele obteve 93 pontos (de um total de 100), na metodologia da Special Coffee Association (SCA). Ficou em primeiro lugar na região de Matas de Minas, na categoria Café Natural. “Esta vitória é uma experiência muito boa e espero que seja a primeira de muitas conquistas”, destaca o grande campeão.

sobre o concurso

O Concurso Qualidade do Café é promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o Sicoob Crediminas. A participação no concurso é gratuita e só podem concorrer produtores mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para o melhor, coletadas no ano do concurso.

Este ano, o Concurso Estadual de Qualidade do Café de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, sendo a maioria de agricultores familiares. Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, segundo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). Todos os finalistas receberam pontuação acima de 84 pontos.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores