Pular para o conteúdo

Nutrição do gado: a base sólida para a produção

Nutrição do gado: a base sólida para a produção
Nutrição do gado: a base sólida para a produção

Como em qualquer atividade, a busca pelo aumento da lucratividade no sistema de criação é constante e, para que isso ocorra, alguns pilares devem ser respeitados.

Por exemplo: uma vaca precisa “deixar” o bezerro a cada 12 a 13 meses na propriedade. A quantidade e o peso dos animais desmamados também influenciam diretamente na receita.

No entanto, para que isso ocorra, as vacas precisam estar em boas condições corporais no parto, pois naturalmente já perdem peso após o parto devido ao estado de balanço energético negativo (BEN), que ocorre devido à redução da ingestão energética.

E pelo aumento da demanda de energia para a produção de leite.

Portanto, uma nutrição bem ajustada é essencial para proporcionar uma boa condição corporal às no parto, bem como auxiliar na recuperação dos animais no pós-parto.

Além da nutrição, a programação do período de nascimento do bezerro ajuda no desenvolvimento do sistema de bezerro.

Sabe-se que bezerros nascidos na estação seca do ano tendem a apresentar melhor peso ao desmame em relação aos animais nascidos na estação chuvosa.

Este fato está relacionado aos seguintes fatores: menor exposição a parasitas externos e internos, ausência de exposição à chuva e umidade excessiva (que causa gasto energético para manter a temperatura corporal) e concentração de manejo com neonatos na granja, que já poderá consumo de pastagens durante a estação chuvosa.

Em relação ao peso dos bezerros ao desmame, a nutrição adicional ao leite e ao pasto também influencia positivamente o desempenho.

Este suporte nutricional consiste em fornecer aos bezerros suplementação proteica ou proteico-energética no cocho durante a fase de lactação.

Com um planejamento de manejo reprodutivo bem alinhado, é possível trabalhar especificamente os protocolos nutricionais adequados para cada fase do ciclo.

O tempo de recuperação pós-parto influencia diretamente no intervalo entre os partos.

É possível mensurar o estado nutricional com a avaliação da condição corporal dos animais através de uma escala de notas que variam de 1 a 5, que são atribuídas por uma avaliação visual, onde a nota 1 é para uma vaca extremamente magra, com ossos expostos e grau 5, para um animal onde é possível notar deposição de gordura subcutânea, sem osso aparente.

Em estudo realizado por Emerick et al., 2009, o mau estado nutricional no puerpério, evidenciado por um baixo escore de condição corporal (ECC), foi uma das causas mais importantes de atraso na primeira ovulação pós-parto.

A alta CEC de uma vaca também a torna menos eficiente na reprodução, trazendo dificuldades ao parto, como aumento das perdas neonatais, redução do peso ao desmame e aumento dos custos nutricionais.

A suplementação mineral é a base da nutrição e nunca deve ser marginal ou negligenciada, pois os minerais participam de praticamente todos os processos metabólicos e também da composição estrutural dos animais.

Portanto, nenhuma suplementação proteica e/ou energética terá efeito se a oferta mineral não for adequada.

Na reprodução, os minerais, classificados como macro e microminerais, desempenham um papel importante tanto na concepção quanto na manutenção da gestação.

Ambos os grupos têm igual importância, diferindo apenas na dose necessária para atender a necessidade do animal.

Todos são fundamentais na produção, pois participam do metabolismo, manutenção e crescimento do animal.

A necessidade de determinado elemento em um tipo de célula ou tecido varia de acordo com a fase fisiológica do animal, ou seja, a intensidade da suplementação mineral pode variar, porém, deve sempre existir.

A biodisponibilidade, ou seja, o potencial de absorção de um determinado mineral, pode variar dependendo da fonte de onde é obtido, podendo ser nula ou marginal, não contribuindo para a supressão das exigências dos animais.

Por isso, ao avaliar um suplemento mineral, além de observar os níveis de garantia, também é importante atentar para a matéria-prima utilizada em sua fabricação.

Dentro dos sistemas de produção de gado de corte, o bezerro talvez seja o que mais envolve detalhes de organização e planejamento.

Quanto à nutrição, fica muito clara a necessidade de protocolos específicos para cada fase do processo, bem como para cada categoria envolvida.

Portanto, não basta fornecer condições nutricionais adequadas apenas no período reprodutivo (estação reprodutiva).

Além da concepção, a manutenção da gestação e o retorno ao estro são essenciais para o sucesso da atividade.


Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores