Moagem de cana de acucar chega a 54389 milhoes de toneladas

Moagem de cana-de-açúcar chega a 543,89 milhões de toneladas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de março na região Centro-Sul somou 608,29 mil toneladas. No mesmo período do ano anterior, foram processadas apenas 142,35 mil toneladas de cana – um aumento de 327,32%. No acumulado da safra 2022/2023, a moagem atingiu 543,89 milhões de toneladas, ante 522,92 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ciclo 2021/2022 – um aumento de 4,01%.

Na primeira quinzena de março, 10 unidades iniciaram a safra 2023/2024. Ao final da quinzena, 24 unidades continuam em operação no Centro-Sul, sendo 13 delas processadoras de cana-de-açúcar e 11 empresas que fabricam etanol a partir do milho. No mesmo período, na safra 2021/2022, havia 10 parques industriais em operação.

Em levantamento preliminar feito pela UNICA, a expectativa é que 36 unidades produtivas reiniciem as operações agrícolas na segunda quinzena de março. A retomada da operação dessas unidades, somadas às atuais unidades em operação, deverá resultar em um aumento de moagem de até 5 milhões de toneladas até o final de março, estimado com base no respectivo ritmo histórico de processamento industrial.

Patrocinadores

É fundamental ressaltar que a estimativa de retorno das usinas pode mudar dependendo das condições climáticas de cada região canavieira. As informações disponíveis até o momento mostram que a curva de início se concentra na primeira quinzena de abril. Até o final deste mês, a expectativa é que cerca de 80% das unidades ativas estejam em operação no Centro-Sul.

As fortes chuvas neste verão têm sido responsáveis ​​por mudanças no calendário da safra de cana-de-açúcar, com um pequeno atraso em relação às expectativas iniciais. Concomitantemente, essa mesma condição também impactou a safra de grãos, o que pode resultar em maior sobreposição entre o período da safra de cana-de-açúcar, juntamente com soja e milho.

A qualidade da matéria-prima colhida acumulada desde o início da safra até a primeira quinzena de março, medida em kg de ATR por tonelada de cana processada, apresentou redução de 1,31% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, atingindo 141,09 kg de ATR por tonelada nesta safra.



Destaque Rural

Patrocinadores
Rolar para cima