Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Lucro do Banrisul cresce 38,8% no 2º trimestre

Lucro do Banrisul cresce 388 no 2o trimestre

O resultado reflete, principalmente, o crescimento da carteira de crédito, o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias, além do menor volume de imposto de renda. A rentabilidade anualizada atingiu 10,1% sobre o patrimônio líquido médio no segundo trimestre de 2022.

CRÉDITO

No primeiro semestre de 2022, o Banrisul atingiu uma carteira de crédito no valor de R$ 44,6 bilhões, o que representa um aumento de R$ 8 bilhões, equivalente a 21,7% em relação a junho de 2021. O desempenho deve-se, principalmente, à folha de pagamento -empréstimos dedutíveis para pessoas físicas, linhas de capital de giro para empresas, comércio exterior, agronegócio e imobiliário.

Patrocinadores

O crédito comercial para pessoas físicas atingiu R$ 24,7 bilhões em junho de 2022, um aumento de 12,9% nos últimos 12 meses. A evolução foi influenciada, principalmente, pelo crescimento das operações de crédito consignado, que atingiu o montante de R$ 19,7 bilhões em junho de 2022.

As operações de crédito comercial para empresas, em junho de 2022, cresceram 26,9% em relação a junho de 2021, atingindo saldo de R$ 7,9 bilhões. O resultado reflete, em especial, o aumento das linhas de capital de giro, com destaque para o aumento das linhas do Fundo Garantidor de Investimentos – FGI.

AGRONEGÓCIO

Alinhado à vocação mais fundamental da economia gaúcha e desempenhando papel relevante no financiamento ao produtor rural, o Banrisul continua apoiando o agronegócio gaúcho, uma de suas prioridades, e mantém o foco no crescimento da carteira com pequenos e médios produtores por meio de recursos próprios, captações no mercado e repasses de linhas do BNDES.

Patrocinadores

Em 2021, o Banrisul inaugurou os primeiros Espaços Agro Banrisul, customizados e especializados no setor, para atingir um número cada vez maior de pequenos e médios produtores em Santo Ângelo, Cruz Alta e Passo Fundo e, no segundo semestre de 2022, inaugurará novos espaços em Bagé, Sant’Ana do Livramento, Ijuí e Carazinho; já na nova estrutura que inclui atendimento personalizado, suporte técnico e orientação financeira para a atividade produtiva, oferecidos por especialistas do setor.

No Plano Safra 2022/2023, o Banrisul pretende conceder R$ 7,0 bilhões em crédito rural, uma expansão de 35% em relação ao Plano Safra anterior. Em junho de 2022, a carteira de crédito rural atingiu R$ 5,4 bilhões, crescimento de 61,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

CAPTURAR

Os recursos captados, compostos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, atingiram R$ 68,0 bilhões em junho de 2022, um aumento de 3,6% nos últimos doze meses. Destaca-se a Letra de Crédito do Agronegócio, com R$ 720 milhões em estoque, alta de 142,4% no semestre, importante fonte de recursos para impulsionar a demanda por crédito rural.

Patrocinadores

OUTROS NEGÓCIOS

A Banrisul Pagamentos (nova denominação social da Banrisul Cartões), responsável pela Rede de Aquisição Vero, encerrou o semestre com 134,8 mil estabelecimentos conveniados ativos e 5.867 convênios ativos, além de um lucro líquido de R$ 180,9 milhões, com crescimento de 47,6% em relação ao ano anterior. Destaca-se também o Banrisul Seguridade, com R$ 69,1 milhões de lucro líquido e R$ 1,2 bilhão em prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização; além do Banrisul Consórcios, com R$ 6,0 bilhões em Letras de Crédito e lucro líquido de R$ 28,7 milhões.

CANAIS DIGITAIS

No primeiro semestre de 2022, a participação dos canais digitais cresceu 3,7 pp, atingindo 81,2% do total de operações, incluindo Pix, realizadas pelos canais disponíveis: digital, caixas eletrônicos, correspondentes, caixas e Banrifone; em comparação com 77,5% no mesmo período de 2021.

Os canais Internet e Mobile Banking tiveram, no primeiro semestre de 2022, 261,3 milhões de acessos, 27,0% acima do mesmo período de 2021, média de 1,5 milhão de acessos diários.

Patrocinadores

INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS E INOVAÇÃO

No primeiro semestre de 2022, o Banrisul, em linha com seu compromisso de estar em constante transformação, investiu R$ 115,8 milhões em melhorias na experiência do usuário, inovação, segurança da informação e modernização tecnológica.

SUSTENTABILIDADE

No primeiro semestre de 2022, o Banrisul continuou investindo em mecanismos robustos de governança, principalmente por meio do Comitê Executivo de Sustentabilidade e do recém-criado Comitê de Responsabilidade Socioambiental e Climática vinculado ao Conselho de Administração. A Agenda Estratégica de Sustentabilidade está em construção e terá como objetivo nortear as ações para os próximos anos, entre elas, o projeto de mitigação de gases de efeito estufa vinculados a emissões diretas e projetos vinculados a produtos e serviços de crédito com viés de sustentabilidade. .

NOVA MARCA

No dia 23 de maio, o Banrisul apresentou seu processo de rebranding, que inclui um novo posicionamento, uma nova marca e o conceito Nossa conexão transforma.

Patrocinadores

Além das mudanças de imagem, o rebranding reflete as transformações que já estão ocorrendo no Banrisul. A nova marca se alinha a essas entregas e fortalece a conexão com seus clientes e parceiros. De olho no futuro, o Banrisul vem reforçando ao longo do tempo áreas estratégicas para seus negócios: inovação, pessoas, sustentabilidade e agronegócio.

A instituição possui mais de quatro milhões de clientes e 496 agências, estando entre os maiores bancos do Brasil.



Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores