Pular para o conteúdo

reprodutiva das lavouras do Paraná precisam de chuva

Em fase reprodutiva lavouras do Oeste do Parana precisam de
Em fase reprodutiva, lavouras do Oeste do Paraná precisam de chuva
Em fase reprodutiva, lavouras do Oeste do Paraná precisam de chuva

reprodutiva das lavouras do Paraná precisam de chuva

Em fase reprodutiva, as lavouras do Oeste do Paraná já estão precisando de chuva. E apesar de ela ter caído nos últimos dias, não foi nada regular. Por conta disso, muitas lvouras estão precisando de água, por conta do momento do ciclo que se encontram, com maior exigência hídrica.

As informações são do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). O boletim foi publicado nesta terça-feira (13) e destaca a necessidade de chuva bem distribuída na fase reprodutiva das lavouras.

As áreas de cultivo do feijão primeira safra na região estão em fase de floração e frutificação. Há áreas pontuais de milho 1ª safra em fase de enchimento de grãos. Já a cultura da soja apresenta boa parte das áreas em floração e algumas áreas em fase de encimento de grãos na região Oeste do Paraná.

Safra no Paraná

Em todo o estado, o plantio das primeiras safras das culturas já terminou. O feijão está em fase de colheita, ainda de forma tímida: 2% de toda área plantada foram colhidos.

A colheita da batata também já avançou e está em 29%. A maior parte dos grãos no Paraná está em fase de desenvolvimento vegetativo, principalmente no caso da soja e do milho.

Confira o andamento das safras no estado:

lavouras no parana

Sudoeste

Em virtude da irregularidade de chuvas na região, algumas áreas, principalmente aquelas de solo raso, apresentam plantas com dificuldade para se desenvolver. Os produtores esperam que ocorram chuvas de maior abrangência para recuperar o potencial produtivo das culturas.

As lavouras de milho estão, na maioria, em fase reprodutiva, e as áreas de soja estão em pleno desenvolvimento vegetativo.

O atraso no desenvolvimento das culturas da 1ª safra causa preocupação em relação à
programação para a 2ª safra, pois pode não haver tempo hábil para plantar dentro do prazo do zoneamento, principalmente o milho. As cooperativas e revendas relatam que o cancelamento de reserva de sementes de milho é alto. A tendência é que, mesmo com o alto preço das sementes, haja migração para cultura do feijão.

Sul

A colheita do trigo deve se encerrar em breve na região, com produtividade abaixo do potencial. Novamente as chuvas dificultaram a colheita em algumas regiões, bem como prejudicaram a qualidade do produto colhido.

O plantio de soja está na reta final, com atraso, restando plantar apenas nas áreas ainda ocupadas por trigo e batata, que serão colhidas nos próximos dias. Nas áreas em
desenvolvimento vegetativo está sendo feito o controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Grande parte das lavouras de milho está em floração e, devido à boa umidade do solo, os agricultores estão apostando em boas produtividades. Está sendo realizado o controle de doenças nas lavouras, principalmente a mancha-branca. Nas áreas onde as plantas superam 160 centímetros, impossibilitando o uso dos implementos tradicionais, o controle acontece por meio de pulverizações aéreas (avião, helicóptero, drone).

O tempo nesta semana tem favorecido o desenvolvimento das culturas de verão, inclusive recuperando parte do atraso inicial, provocado pelo clima adverso. As chuvas do final de semana vieram em excelente momento, pois algumas áreas sofriam com as altas temperaturas e má distribuição das precipitações. Segundo os técnicos de campo, a tendência é de que essa safra não atinja todo o potencial de produção, mas ainda existe uma boa expectativa de produtividade caso as condições climáticas se normalizem.

O atraso no desenvolvimento das culturas da 1ª safra poderá atrasar o plantio das culturas da 2ª safra, ou até mesmo torná-las inviáveis. Segue a tendência de redução na área plantada com as culturas de 2ª safra, principalmente o milho.

Noroeste

A maior parte das áreas de milho e soja está em desenvolvimento vegetativo, e a floração ocorre em áreas pontuais. Devido à irregularidade das chuvas, algumas áreas de soja podem ter redução da produtividade. Os técnicos da região se preocupam com a sanidade da cultura, fazendo aplicações preventivas para algumas doenças.

Oeste e Centro-Oeste

As culturas, até então, vêm se desenvolvendo bem, com pouca incidência de pragas. Porém, em decorrência da distribuição desigual das chuvas nos últimos dias, as mesmas estão necessitando de água, especialmente pelo momento do ciclo (fases reprodutivas) que se encontram, de maior exigência hídrica.

Há informações de áreas pontuais de milho 1ª safra em fase de enchimento de grãos,  mas predominam as fases anteriores.

A cultura da soja apresenta boa parte das áreas em floração e algumas áreas em fase de enchimento de grãos.

Região Norte

As lavouras de soja e milho 1ª safra seguem predominantemente em desenvolvimento
vegetativo, com parte das áreas entrando em floração. O controle fitossanitário está sendo realizado e isso, somado às condições climáticas favoráveis, tem contribuído para as boas condições das lavouras até o momento.

Fonte

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade