Pular para o conteúdo

Eletrolítico: ferramenta essencial no combate à diarreia

A criação de bezerros é uma fase de grande importância na atividade leiteira, pois o sucesso ou fracasso impactará diretamente na disponibilidade de animais de reposição. também é um fase de grandes desafiose dentre eles, a sanidade tem grande relevância, com grande impacto no desempenho e mortalidade.

Embora assustador, mortalidade superior a 10% em bezerros em aleitamento ocorrem com frequência, embora não devam. Com a mortalidade, além da perda econômica direta do que já foi investido na novilha, há uma perda econômica indireta, com impacto financeiro muito maior devido ao fato de que, no futuro, não haverá novilha disponível para comercialização, ou uma vaca em lactação para ocupar. uma estrutura ociosa.

Quando nos aprofundamos na questão da saúde dos bezerros em aleitamento e analisamos as causas de morbidade e mortalidade, encontramos a diarreia como grande vilã. Este rótulo é dado por ser a doença com maior incidência, correspondendo a aproximadamente 40% das doenças que ocorrem nesta fase, representando mais de 30% dos óbitos (Urie et al., 2018).

a diarreia são causadas principalmente por patógenos, com uma grande variedade de espécies de vírus, bactérias e protozoários. Uma característica muito importante é que, independentemente da causa e mecanismo de ação, existem dois fatos muito importantes:

      • A membrana celular intestinal serão afetados, comprometendo os mecanismos de controle da entrada e saída de eletrólitos, glicose, bicarbonato e água.
      • Como ferramenta de tratamento, o administração de solução eletrolítica oraltambém conhecido como eletrolítico, proporciona grandes benefícios.

Impactos da diarreia

Você impactos diretos da diarreia no organismo do bezerro existem vários, que podem ser destacados:

      • menor absorção e consequente maior perda de eletrólitos, principalmente Na+K+ e Cl
      • maior perda de bicarbonato
      • ocorrência de acidose metabólica
      • menor absorção de glicose
      • maior perda de água
      • desidratação
      • inapetência
      • balanço energético negativo

A disfunção de absorção compromete a utilização dos alimentos e, consequentemente, o bezerro não estará bem nutrido, o que resulta em menor desempenho, além de favorecer o estresse oxidativo, comprometer o sistema imunológico e aumentar a mortalidade.

A associação de alterações e suas consequências resultará em menor desempenho e aumento da mortalidade.

Eletrolítico

diarreia eletrolítica de bezerros

Os eletrolíticos surgem exatamente como recurso para corrigir os desequilíbrios causados ​​pela diarreia. Isso acontece porque:

      • são fonte de eletrólitos que substituem o déficit gerado pela maior perda e menor absorção;
      • fornecer um agente alcalinizante para correção da acidose metabólica;
      • fornecem energia para suprir o déficit energético causado pela menor absorção de glicose, menor consumo e menor digestão;
      • potencialmente possibilitam maior ingestão hídrica, melhorando a hidratação.

Por isso, seu uso é altamente recomendado.

Embora a recomendação de uso seja quase unânime, a grande questão é o que avaliar na composição de um eletrolítico. Vários fatores são considerados, como:

      • Concentração de Na+K+ e Cl,
      • Conteúdo energético,
      • razão entre Na+ e glicose,
      • osmolaridade,
      • diferença de íons fortes (SID) e agente alcalinizante.

Independentemente do que está sendo avaliado, o ditado “a diferença entre remédio e veneno está na dose” (ou seja, em concentração) é extremamente válido, porque em eletrolítico não há “quanto mais melhor“, mas sim “o ponto chave é o equilíbrio”.

Variáveis ​​de composição

Como exemplos de variáveis ​​de composição correlacionadas ao equilíbrio, temos:

  • Concentração de Na+ baixo não atende ao déficit. Por outro lado, se fornecido em excesso, um grande volume de água pode ser atraído para o lúmen intestinal, agravando a diarreia;
  • Baixa concentração de energia não supre o déficit de energia. No entanto, se a concentração for muito alta, a osmolaridade ultrapassa o limite superior, aumentando o risco de inchaço, além de impossibilitar o abastecimento com o leite. O fornecimento de alta quantidade de Cl reduzirá o SID, comprometendo o controle da acidose metabólica.

As matérias-primas utilizadas também são de grande importância.. Além de terem alta qualidade, para não comprometer o equilíbrio, devem apresentar consistência na composição. Quando possibilitam abastecê-lo com leite ou sucedâneo do leite, e não apenas água, tornam seu uso mais difundido. Além disso, há interação entre os componentes com impacto na absorção.

  • alta quantidade de Cl reduz o SID, comprometendo o controle da acidose metabólica.

Estudos: Uso de eletrólitos em bezerros com diarreia

Wenge-Dangschat et ai. (2020) avaliaram o uso de eletrólitos em bezerros com diarreia. A oferta foi avaliada:

      • de apenas leite,
      • leite com eletrólise preparado em água, ou
      • eletrólito preparado no leite.

O eletrólito preparado em água resultou em maior volume plasmático, preparado no leite melhorou a osmolaridade do plasma e foi eficaz na correção da acidose metabólica. Ambas as formas de administração foram eficazes em aumentar a concentração sanguínea de Na+.

Quando alimentado com leite, também foi eficaz na correção da acidemia, elevando o pH sanguíneo.

Doré et ai. (2019) comparar o uso de eletrólitos orais e fluidoterapia intravenosa e subcutânea. O eletrolítico apresentou maior eficiência corrigindo a acidose metabólica e aumentando a concentração de glicose no sangue.

Os resultados encontrados reforçam os benefícios do uso de eletrolíticos.

Eletrolítico no leite

bezerros eletrólitos com diarréia

Embora seja claro o nível de impacto negativo da diarreia na saúde dos bezerros e o quanto o eletrólito desempenha um papel fundamental na recuperação dos animais, muitas vezes o eletrolítico não é utilizado devido a dificuldades de adaptação ao manejo e mão de obra da fazenda.

Isso ocorre principalmente quando o eletrolítico requer apenas diluição em água, o que exige a oferta do produto entre duas e seis horas após o fornecimento do leite.

Embora a diluição em água proporcione maior hidratação, o uso de um eletrólito que também pode ser fornecido com leite, ou substituto do leite, tem a vantagem de maior aplicabilidade e flexibilidade de usogarantindo:

      • reposição de eletrólitos,
      • correção da acidose metabólica e
      • fornecendo energia para um número maior de bezerros.

Além do papel preventivoa utilização de um eletrolítico flexível para atender as particularidades de manejo de cada fazenda, permite seu uso em larga escala.

Também permite que seja equilibrado e produzido com ingredientes adequados. E, quando associada à detecção precoce e atuação nos casos de diarreia, certamente refletirá na superação dos desafios com maior sucesso.

Como resultado, teremos bezerros com maior desempenho, menor taxa de mortalidade, contribuindo para o sucesso econômico da fazenda.

Referências
DORÉ, V. et al. Comparação da fluidoterapia oral, intravenosa e subcutânea para ressuscitação de bezerros com diarreia. Jornal de ciência do leite, v. 102, n. 12, pág. 11337-11348, 2019.
URIE, NJ et al. Manejo de novilhas pré-desmamadas em operações leiteiras dos EUA: Parte V. Fatores associados à morbidade e mortalidade em bezerras leiteiras pré-desmamadas. Jornal de ciência do leite, v. 101, n. 10, pág. 9229-9244, 2018.
WENGE-DANGSCHAT, J. et al. Alterações no estado fluido e ácido-base de bezerros diarreicos em diferentes regimes de reidratação oral. Jornal de ciência do leite, v. 103, n. 11, pág. 10446-10458, 2020.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores