Pular para o conteúdo

Dia de Campo em Chácara

Dia de Campo em Chacara

O Dia de Campo ATeG Balde Cheio foi realizado na cidade de Chácara, a 30 quilômetros de Juiz de Fora. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes entre produtores da cidade e região. Foram três palestras: qualidade do leite, silagem de milho e manejo de bezerros leiteiros. O evento foi organizado pelo Sistema FAEMG por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura de Chácara e o Sicredi.

Wander Magalhães disse que o Dia de Campo veio como uma forma de mostrar como o Sistema FAEMG pode trazer benefícios aos produtores da cidade. “No momento queremos ampliar o atendimento em Chácara, inclusive trazendo um ATeG como uma ação mais contundente. Já tivemos a participação de produtores da cidade, mas não em um grupo formado pela maioria dos produtores daqui. A ideia também é mostrar algumas técnicas aplicadas para que eles entendam as propostas que são trazidas pela ATeG que melhoram a produtividade, a qualidade e que podem ser boas para a vida do produtor. Esperamos que os presentes compartilhem as informações com seus vizinhos e conhecidos para que o trabalho do Sistema FAEMG possa ir ainda mais longe”, disse o gerente regional.

O presidente da SPR de Juiz de Fora, Domingos Frederico, disse que esse é o tipo de reconhecimento que os produtores rurais gostam de receber. “Este evento agrega muito mais capacitação aos produtores, o que os tornará mais rentáveis ​​com a produção e, consequentemente, mais dinheiro no bolso e qualidade de vida”.

João Carlos Fernandes Fonseca, um dos organizadores do evento, diz que a realização do Dia de Campo só foi possível devido a um conjunto de ações. “Recebemos uma proposta da comissão organizadora da Feira Agropecuária de Chácara e da prefeitura para realizar o Dia de Campo como forma de evento de abertura da exposição, que começa na próxima semana. Trouxemos os produtores para adquirir conhecimento e melhorar a produtividade, com palestras sugeridas pelos próprios parceiros”. Durante sua apresentação, ele também informou sobre um novo programa de qualificação para produtores de leite, “Boas Práticas Agrícolas na Produção de Leite (Leite BPA)”, que terá início no próximo mês e convidou os produtores presentes a participar.

O vice-prefeito de Chácara, Marcelo Fernandes Freitas, esteve presente e avaliou positivamente. “Os produtores rurais aprendem durante esse tipo de evento, gerando mais lucro, aumentando a produtividade, gerando emprego e renda para o município”.

Três conversas da tarde

Houve três apresentações para os presentes. A primeira palestra foi sobre qualidade do leite, ministrada pelo veterinário e técnico da ATeG, Pedro Marcos Torres. A segunda questão foi a reidratação do milho para silagem, reduzindo custos e melhorando a alimentação animal, com o supervisor da ATeG, Fábio Silveira. A terceira palestra foi ministrada pelo técnico do ATeG, Ronaldo Fagundes, sobre manejo de bezerros.

Fábio explicou que o milho brasileiro é muito duro e, quando usado diretamente na alimentação animal, grande parte do amido se perde e acaba não sendo digerido pelo animal. “Com essa técnica, aumentamos a digestibilidade e aproveitamento do amido, melhorando a dieta e nutrição do animal. Com 240 dias de silagem, o milho atinge seu ponto mais alto de digestibilidade e, assim, o animal aproveita muito mais os nutrientes daquele produto”. Ele também afirmou que esse tipo de ação é importante para aumentar ainda mais a atuação do Sistema FAEMG. “Todas as ações promovidas pelo Sistema são extremamente importantes. O SENAR tem uma capilaridade enorme nos municípios, por meio dos sindicatos, e isso ajuda muito a levar conhecimento ao produtor rural. Existem muitas tecnologias que às vezes eles não conhecem, ou que conhecem mas não fazem o uso correto. Assim otimizamos as produções”.

Pedro Marcos demonstrou como a qualidade do leite é recompensada. “O pagamento pela qualidade do leite existe de acordo com os parâmetros do Ministério da Agricultura, que determinam que a quantidade de CBT (Contagem Bacteriana Total) seja inferior a 500.000 e a CCS (Contagem de Células Somáticas) abaixo de 300.000 por ml de leite. O produtor atinge esses patamares e valoriza o seu produto pela qualidade”, explicou.

Ronaldo Fagundes trouxe desde o manejo das primeiras horas após o nascimento, até os cuidados que devem ser tomados nos primeiros dias de vida de um animal. “Falamos sobre o bezerro desde o nascimento até o momento do desmame. Falamos da importância do colostro, demonstrando que quanto mais colostro ela bebe, mais anticorpos ela tem, mais imunidade ela adquire, então é muito importante para o desenvolvimento do animal. Eu digo que o bezerro de hoje é a vaca de amanhã, então temos que fazer com que ela cresça sem problemas”.

Os participantes gostaram das apresentações

Maria Rita Paiva saiu do Santos Dumont para ir ao Dia de Campo. Ela é produtora de leite e diz que vai trazer inovação para sua propriedade. “Vim atrás do conhecimento, temos que buscar conhecimento todos os dias, e quero muito reduzir os custos de produção. Aprendi muito, e vou colocar em prática a silagem de milho na minha propriedade, porque o concentrado é uma das partes mais caras da ração animal e isso me parece uma boa solução”.

José Marcos também é pecuarista e diz ter gostado muito do conteúdo sobre saúde animal. “Aprendi muito, me surpreendi com a mastite e com o uso de grãos. Essas informações ajudam muito a controlar alguns problemas”.

João Duque Sobrinho cria gado para corte, mas pretende ingressar na cadeia do leite. Ir ao evento foi uma forma de começar a se preparar para a transição. “Pretendo passar para o leite e vim em busca de conhecimento, que é o que mais precisamos na área. A palestra sobre novilhas, então, para quem quer trabalhar com leite, é mais uma oportunidade de conhecer um novo ramo. Como compro bezerro para criação, não tinha essa preocupação”.



Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade