Noticias do Jornal do campo
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Boa leitura!
Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento competitivo, sustentável e inclusivo da agricultura e dos territórios rurais, a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram um novo acordo para trabalhar juntos em áreas específicas para apoiar os países da região.
O acordo foi assinado durante visita do Secretário Executivo da CEPAL, José Manuel Salazar Xirinachs, à sede do IICA na Costa Rica, onde se reuniu com seu Diretor-Geral, Manuel Otero.
Como parte do acordo, as instituições apoiam o relatório “Perspectivas para a agricultura e o desenvolvimento rural nas Américas: um olhar para a América Latina e o Caribe 2023-2024”, elaborado em conjunto com a FAO, que é publicado bienalmente há mais de um ano. década durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas.
Esta reunião, que inclui a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), composta pelos Ministros e Secretários de Agricultura do Hemisfério, será realizada no próximo mês de outubro em San José, Costa Rica.
“Temos juntos uma história de colaboração muito importante e este instrumento nos satisfaz muito, porque estamos num momento muito complexo na América Latina e no mundo”, indicou o Secretário Executivo da CEPAL.
“É o único documento regional que oferecemos ao mundo sobre a situação e perspectivas da agricultura, por isso não deve ser um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida para promover uma discussão global sobre os principais desafios e oportunidades do sector agrícola e do sector agrícola. territórios rurais”, destacou o Diretor-Geral do IICA.
O acordo entre CEPAL e IICA implica a possibilidade de realizar mais pesquisas e publicações em conjunto, organizar diálogos políticos e atividades de discussão, e liderar conjuntamente iniciativas regionais e articulação de cooperação técnica, entre outros temas.
Além disso, dentro das áreas objetivas do acordo assinado, estão o comércio e a integração, a bioeconomia, a digitalização na agricultura, a igualdade de género e a autonomia das mulheres, os recursos hídricos para a agricultura e a ação climática na agricultura.
“No mundo atual, em que a agricultura e os territórios rurais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, é imprescindível que organizações como a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) unam forças para impulsionar o crescimento sustentável e inclusivo dessa importante área. Por isso, essas duas instituições assinaram um acordo inovador que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento competitivo da agricultura nas Américas.
Durante a visita do Secretário Executivo da CEPAL, José Manuel Salazar Xirinachs, à sede do IICA na Costa Rica, foi oficializada a parceria entre as duas organizações. Nesse contexto, uma das iniciativas contempladas pelo acordo é o apoio conjunto ao relatório ‘Perspectivas para a agricultura e o desenvolvimento rural nas Américas: um olhar para a América Latina e o Caribe 2023-2024’, que é elaborado em conjunto com a FAO e que tem sido publicado bienalmente durante mais de uma década.
Essa importante aliança entre CEPAL e IICA também permitirá o aprofundamento das pesquisas e a publicação de estudos conjuntos, a realização de diálogos políticos e atividades de discussão, bem como a liderança conjunta de iniciativas regionais e a articulação de cooperação técnica.
Dentre os temas abordados pelo acordo, merecem destaque o comércio e a integração, a bioeconomia, a digitalização na agricultura, a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, os recursos hídricos para a agricultura e a ação climática na agricultura. Essas são áreas fundamentais para o fortalecimento do setor agrícola nas Américas e para a adoção de práticas mais sustentáveis e inclusivas.
A parceria entre a CEPAL e o IICA representa uma oportunidade única para promover uma discussão global sobre os principais desafios e oportunidades do setor agrícola e dos territórios rurais. Além disso, é uma excelente forma de consolidar as bases para o desenvolvimento competitivo, sustentável e inclusivo da agricultura e dos territórios rurais nas Américas.
Em conclusão, a aliança entre a CEPAL e o IICA é uma medida estratégica que visa fortalecer o apoio aos países da região, proporcionando um ambiente propício para o crescimento da agricultura e dos territórios rurais. Através de iniciativas conjuntas, pesquisas avançadas, diálogos político e cooperação técnica, essas duas instituições estão trabalhando para criar soluções inovadoras e impulsionar o desenvolvimento sustentável na área agrícola.
Perguntas com respostas que geram alta demanda de visualizações:
1. Como a parceria entre a CEPAL e o IICA pode ajudar no desenvolvimento competitivo da agricultura nas Américas?
R: A parceria entre CEPAL e IICA visa impulsionar o desenvolvimento competitivo, sustentável e inclusivo da agricultura e dos territórios rurais nas Américas.
2. Quais são os temas abordados pelo acordo entre CEPAL e IICA?
R: Os temas abordados pelo acordo incluem comércio e integração, bioeconomia, digitalização na agricultura, igualdade de gênero, recursos hídricos para a agricultura e ação climática na agricultura.
3. O que o relatório ‘Perspectivas para a agricultura e o desenvolvimento rural nas Américas’ tem como objetivo?
R: O relatório tem como objetivo oferecer ao mundo uma visão detalhada da situação e perspectivas da agricultura nas Américas, fomentando uma discussão global sobre os desafios e oportunidades do setor.
4. Que benefícios a parceria entre CEPAL e IICA pode trazer para os países da região?
R: A parceria oferece uma oportunidade única para fortalecer o apoio aos países da região, promovendo soluções inovadoras e impulsionando o desenvolvimento sustentável da agricultura e dos territórios rurais.
5. Por que a parceria entre CEPAL e IICA é tão importante?
R: A aliança entre CEPAL e IICA representa uma medida estratégica para fortalecer o apoio aos países da região, ampliando as oportunidades de crescimento da agricultura e dos territórios rurais nas Américas.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!