Pular para o conteúdo

Como aproveitar o bezerro macho de raça leiteira para o corte

Como aproveitar o bezerro macho de raça leiteira para o corte
Como aproveitar o bezerro macho de raça leiteira para o corte

Uma das principais questões está atrelada ao aproveitamento do bezerro macho de raça leiteira para corte.

Afinal, como fazê-lo da melhor forma possível?

Levando a relevância desse assunto em consideração, preparamos este conteúdo especial sobre o tema.

Ao longo do texto, explicamos por que aproveitar tende a ser uma boa decisão, quais são as vantagens envolvidas e quais iniciativas podem ser úteis nesse sentido. Aproveite as informações!

De modo geral, o bezerro macho não tem utilidade no contexto da produção leiteira.

Vale lembrar que, para produzir o leite, as vacas precisam emprenhar e depois parir o bezerro para, enfim, dar início ao processo produtivo.

Ao passo que as fêmeas geradas permanecem na fazenda, porque serão as futuras vacas leiteiras e farão a reposição do plantel, os machos perdem a função, porque não produzem leite — para se ter ideia, muitas vezes eles acabam sendo descartados ou até mesmo doados.

Portanto, aproveitar o bezerro macho para engordar e produzir carne é uma maneira de gerar renda por meio de um animal que, a princípio, não seria interessante do ponto de vista econômico.

Além disso, o bezerro que nasce nas propriedades leiteiras pode ser usado para produzir a carne de vitela, uma das mais apreciadas e procuradas pelo mercado consumidor.

Na Europa, por exemplo, quase todos os bezerros machos que nascem no cenário da produção de leite são destinados ao corte.

Cabe ressaltar que a atividade leiteira está presente em mais de 90% dos municípios brasileiros, resultando em um rebanho que supera facilmente a marca de 20 milhões de vacas em ordenha.

Se 50% de suas crias são bezerros machos, por exemplo, por que não aproveitá-los?

O aproveitamento eficiente e controlado dos animais que têm essa origem pode render bons resultados na produção de corte.

A principal vantagem por trás dessa prática é obter uma diluição no custo de produção da fazenda, visto que, até o nascimento, os bezerros machos geram gastos.

Somente nesse cálculo é possível contabilizar, entre outros pontos:

  • a dose de sêmen utilizada para emprenhar a vaca;
  • a alimentação que a vaca consumiu durante o período de gestação;

Ou seja, quando o produtor se prepara para engordar esse bezerro macho e vendê-lo para o corte, ele poderá alcançar um aumento de renda, além de promover a diminuição do custo fixo.

Na prática, esse aproveitamento implica uma nova fonte de recursos, melhorando bastante a relação entre custo e rentabilidade obtida.

Com o preço fixo de produção diluído, a propriedade pode melhorar seus números.

A carne brasileira tem um forte apelo de exportação — muito em virtude dos custos competitivos não presentes em outros mercados produtores.

Dessa forma, não há motivo para ignorar o enorme potencial do corte a partir dos bezerros de leite, que são bem numerosos no Brasil.

A manutenção desses animais pode até ser alta, mas existem meios de viabilizá-la, sem perder a eficiência ou a rentabilidade.

Isso acontece porque, embora representem uma possibilidade de ganho, os machos leiteiros carecem de um bom direcionamento de manejo.

Protocolos de desmama precoce exemplificam o tipo de ação a ser tomada, porque diminuem o alto custo com o leite e reduzem o tempo até o abate.

Depois de conhecer todo o potencial que essa produção representa no mercado de carne bovina, é hora de entender como aproveitá-lo.

A primeira e mais importante etapa consiste em fazer um bom manejo de colostragem e de cura de umbigo. 

O colostro nada mais é do que o primeiro leite que a vaca produz, especialmente muito rico em nutrientes, oferecendo defesas e anticorpos indispensáveis para o bezerro macho.

Na maioria das vezes, quando ele nasce na fazenda leiteira e não há o interesse comercial em aproveitá-lo, os produtores não têm o cuidado de fornecer esse leite na quantidade certa.

Machos que não foram colostrados da maneira adequada adoecem mais, têm um risco maior de mortalidade e crescem menos.

O segundo passo envolve o processo de aleitamento, que deve ser feito com quantidade e qualidade ideais, de maneira que o bezerro macho tenha um bom peso na desmama — ela deve acontecer com 60 dias, em média.

Vale destacar que, para desmamar o bezerro com essa idade, é fundamental que ele esteja consumindo pelos menos de 1 kg a 1,5 kg de ração por dia.

Depois desse período, ocorre a transição do alimento líquido para a dieta de grãos inteiros logo após a desmama.

Ao longo do período de aleitamento, inclusive, a dieta sólida já pode ser fornecida, desde que seja separada do leite — a ração pode ser dada a partir do segundo ou terceiro dia de vida.

Por fim, o abate se dá entre 10 e 12 meses de idade.

Os produtos da Vaccinar — empresa líder no setor de nutrição e saúde animal, com quase 40 anos de experiência — são formulados com nutrientes e aditivos que garantem a melhor absorção dos alimentos, levando a um maior desempenho e ganho de peso dos bezerros.

São alternativas para a fase de crescimento e engorda, o que permite melhorar o desempenho e alcançar uma boa lucratividade.

O Bovimaster Engorda Grão Inteiro Bezerro é um produto formulado para as exigências nutricionais da etapa de crescimento.

Apesar de o uso do grão inteiro para boi adulto ser comum, é raro encontrar uma opção elaborada especificamente para as particularidades nutricionais dos bezerros, facilitando a construção das estruturas muscular e esquelética.

É preciso ter em mente que, nas dietas de grão inteiro, a qualidade do pelete é essencial, porque ele não pode se esfarelar — eles devem ter uma firmeza equilibrada, isto é, também não podem ser muito duros. A Vaccinar tem a expertise de produzir um pelete de alta qualidade.

Aproveitar o bezerro macho para corte tende a ser uma ótima saída para quem cuida de uma produção leiteira.

Considere essa possibilidade para expandir seus ganhos e diminuir o custo fixo.

source link

1 comentário em “Como aproveitar o bezerro macho de raça leiteira para o corte”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores