Colheita de soja do Rio Grande do Sul atinge 4

Colheita de soja do Rio Grande do Sul atinge 4% da área; milho vai a 74%, diz Emater

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A safra de soja atingiu 4% das áreas do Rio Grande do Sul em 2022/23, um aumento de três pontos percentuais em uma semana, mas com forte atraso em relação aos anos anteriores e ainda com chuvas insuficientes para as lavouras em desenvolvimento, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.

No mesmo período do ciclo anterior, o emprego estava em 14% e a média histórica é de 21%.

As lavouras já colhidas apresentam rendimentos entre 300 e 3.000 quilos por hectare, informou a estatal, tendo em vista as irregularidades climáticas ocorridas no Estado ao longo deste ciclo.

Patrocinadores

A maior parte das áreas está na fase de enchimento de grãos, 52%, quando ainda há necessidade de chuva para definir a produtividade e o cenário continua adverso.

“No período de 13/03 a 19/03, novamente houve insuficiência de chuvas na maior parte do estado, o que, nesta reta final de produção, pode comprometer o enchimento de grãos e consequentemente a produtividade”, afirmou a Emater em relatório.

Para o milho, a empresa de assistência técnica informou que a colheita atingiu 74% das áreas, contra 68% na semana passada.

A média histórica para o período é de 60% e um ano antes foram colhidas 70% das áreas de cereais.

Patrocinadores

“A colheita (de milho) continuou, mas em ritmo mais lento no período, pois a atenção dos produtores e parte da logística estavam voltadas para a mesma operação na safra de soja”, afirmou.

A Emater destacou que os resultados para o milho também permaneceram variáveis, em função da irregularidade na distribuição das chuvas nos meses de verão, mas, em geral, são satisfatórios apenas no quadrante nordeste do Rio Grande do Sul.



Destaque Rural

Patrocinadores
Rolar para cima