Entre os dias 25 de agosto e 7 de setembro, Londres recebe a Casa Brasil – Think Big, Think Brazil, uma iniciativa que visa proporcionar ao público inglês uma experiência imersiva e inspiradora no universo das formas, cores, texturas, criatividade e sabores. brasileiros, tanto na indústria quanto na gastronomia. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio da Embaixada do Brasil em Londres, e faz parte do as comemorações internacionais do Bicentenário da Independência do Brasil.

A Casa Brasil visa fortalecer a imagem do país como líder na produção de alimentos e garantidor da segurança alimentar global, por meio de práticas inovadoras e sustentáveis. Além disso, apresenta o Brasil como uma nação inovadora e criativa, com uma indústria dinâmica e de acordo com as mais avançadas práticas de governança. Para isso, serão organizadas quase 80 ativações em duas semanas do Lar, envolvendo os setores de Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Móveis, Moda, Calçado, entre outros. Estão programadas exposições, demonstrações e degustações de produtos, rodadas de negócios, feira ao ar livre, masterclasses, workshops, ativações gastronômicas com iguarias típicas brasileiras e mostras culinárias.

Ao todo, 16 empresas brasileiras estarão presentes, com mais de 50 peças em exposição, em parceria com 27 entidades do setor – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ); Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec); Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio); Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); Associação Nacional dos Exportadores de Suco Cítrico (Citrus BR); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Crop Life Brasil (CLB); Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Sindicato da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra); Associação Brasileira de Estilistas (Abest); Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact); Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados); Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel); Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Centro Brasileiro de Exportadores de Rochas (Centrorochas); Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Instituto Nacional do Plástico (INP); Câmara Brasileira do Livro (CBL); Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (ABIEPAN).

Patrocinadores

De acordo com Lucas Fiuza, Diretor de Negócios da ApexBrasil, a Casa Brasil proporcionará aos visitantes um gostinho do Brasil por meio de uma variedade de ingredientes, receitas inovadoras e móveis e peças de design que falam com as tradições do nosso país. “Mal posso esperar para abrir a cortina da nossa experiência em Londres, apresentando a cultura maravilhosa do nosso país e o ambiente de negócios competitivo para um público global. Na importante ocasião do nosso bicentenário, esta é uma celebração do que o Brasil realmente é: um país inovador que olha para o futuro construído sobre uma rica herança e cultura.”

Localização estratégica

Localizada em uma galeria no badalado bairro de Covent Garden, próximo ao Rio Tâmisa, a Casa Brasil terá uma localização privilegiada na principal área de entretenimento da cidade. O bairro é um destino de compras, famoso pelo estilo de seus restaurantes, bares, galerias e teatros que atraem amantes da gastronomia, artes, design e fashionistas de todo o mundo. Além disso, seu período de atuação envolve o Carnaval de Notting Hill, de 27 a 29 de agosto, o maior festival de rua do Reino Unido e o maior carnaval de rua da Europa. Este ano, a expectativa é de nada menos que 1 milhão de pessoas nas festividades, o que promete ainda mais atenção e dinamismo à Casa Brasil e suas atividades.

Além de ações envolvendo indústrias e produtores nacionais, a programação inclui uma série de apresentações, encerrando a programação diária. Serão shows de samba, jazz, bossa nova e DJs que mostrarão um pouco mais da cultura brasileira. Os visitantes também poderão sentar na cafeteria, montada exclusivamente para o evento, e conferir os sabores dos cafés especiais e dos vinhos e espumantes nacionais que conquistaram os paladares mais sofisticados do mundo. A curadoria gastronômica da Casa Brasil é da chef Luciana Berry, que se tornou uma espécie de embaixadora da culinária brasileira no Reino Unido após participar de reality shows na TV inglesa.

oportunidades comerciais

Atualmente, o Reino Unido é o vigésimo parceiro comercial do Brasil, com o comércio entre os dois países em 2021 chegando a US$ 5,6 bilhões, com as exportações brasileiras chegando a US$ 3 bilhões. Os principais produtos exportados para o país europeu foram ouro, soja, preparados de carne, elementos químicos inorgânicos, café não torrado, produtos da indústria de processamento, frutas e nozes não oleaginosas. Neste ano, as exportações até junho atingiram US$ 1,72 bilhão e as importações atingiram US$ 1,2 bilhão, totalizando uma corrente de comércio de US$ 2,9 bilhões, com saldo favorável para o Brasil.

Patrocinadores

De acordo com estudos realizados pela área de inteligência de mercado da ApexBrasil, existem várias possibilidades para aumentar a presença de produtos brasileiros no mercado inglês, entre os quais os setores de frutas frescas e castanhas, carnes, café, soja, móveis, calçados, compensados ​​e papel , entre outros. Atualmente, o Brasil é o 34º fornecedor de produtos e bens de consumo para o Reino Unido e as duas nações sinalizaram a necessidade de aprofundar as relações comerciais por meio da elaboração de um acordo de livre comércio. Desde a saída do Reino Unido da União Europeia, o país busca novas oportunidades de acordos comerciais para fortalecer seu comércio internacional, sendo o Brasil um dos principais parceiros nesse sentido.



Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here