Pular para o conteúdo

Confina Brasil visita maior fazenda do país e relata produção de carne bovina premium na primeira semana de visitas na quinta rota

Brasil visita maior fazenda do país e relata produção de carne bovina premium na primeira semana de visitas na quinta rota
Brasil visita maior fazenda do país e relata produção de carne bovina premium na primeira semana de visitas na quinta rota

Os profissionais envolvidos no roteiro relataram visitar a maior fazenda do país, a presença de pecuaristas em parceria com frigoríficos e a produção de gado de corte premium nas propriedades visitadas.

A fazenda Nova Piratininga, localizada em São Miguel do Araguaia (GO), foi um dos destinos da expedição. Com área total de 202 mil hectares, a propriedade é tão grande que ocupa parte de dois estados: Goiás e Tocantins. Com toda essa extensão, a gestão opta por trabalhar com o ciclo completo da pecuária, além da agricultura que abastece o confinamento através do plantio de milho e capim para silagem, e soja para comercialização. O confinamento é utilizado estrategicamente para terminação de gado – abate de 20 mil animais por ano – e criação de Nelore e F1 Angus, sendo um foco produtivo para cumprir seu contrato com a JBS.

Outro parceiro da JBS é a Fazenda Favorita, em Nova Crixás (GO). Com abate estimado de 31 mil cabeças, o confinamento tem capacidade estática para 14 mil cabeças de gado e envia todos os seus animais para a unidade de Mozarlândia (GO). Os bovinos têm um padrão, em sua totalidade, para a produção de “carne chinesa” – o maior mercado consumidor da carne bovina brasileira. este composto para reduzir o custo de nutrição do solo, gerando cerca de 40% de economia”, destaca Hugo Mello, engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria.

Com projeto de expansão para atingir 160 mil bovinos destinados ao abate por ano, o confinamento da fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO), também abastece a fábrica da JBS em Mozarlândia (GO), com todos os seus animais. Os gerentes fornecem ao gado silagem de milho para compor a parte volumosa da dieta. Além disso, há também a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em algumas ocasiões, com o cultivo de soja, milho e uso de capim pelos animais.

A linha Swift Black, de propriedade da JBS, tem a maior parte de seu fornecimento proveniente do Grupo JBJ, proprietário das fazendas Colorado e Floresta, localizadas nas cidades de Aruanã e Nazário, respectivamente, em Goiás. A fazenda Colorado tem a maior capacidade estática da América Latina com 84 mil animais – abate de 120 mil cabeças de gado por ano – e o confinamento é o maior produtor de carne Angus do Brasil. Além dos animais Angus, o grupo também cria Nelore, para a produção de carne commodity.

A fazenda Floresta está localizada em Nazário (GO) e tem toda a sua produção voltada para a linha Swift Black. “Todos os animais confinados são Angus e chegam à fazenda indo direto para o confinamento, para serem recriados 100% no cocho. Isso é obrigatório para a linha Swift Black, que não permite sistema de pastejo durante o desenvolvimento dos animais”, diz Hugo. O dono do grupo é José Batista Sobrinho Júnior, filho de José Batista Sobrinho – fundador da JBS.

As visitas da primeira semana da quinta rota também apresentaram a utilização de produtos e serviços dos parceiros da Confina Brasil 2022, como a fazenda Altaca, do Grupo Ciaseeds. Para administrar os 10 mil bovinos – capacidade estática projetada após expansão prevista para a primeira rodada de 2023 – o confinamento utiliza o Megatron, tronco de contenção hidráulica da Coimma. Além disso, também foi verificada a utilização de núcleos Nutron na fábrica de ração Altaca e distribuidores Casale – patrocinador “gold” desta edição.

Assim como a fazenda Altaca, a fazenda Vera Cruz, em Goianésia (GO), do Grupo Otávio Lage, utiliza produtos Nutron para alimentar seus 20 mil animais estáticos. Patrocinadora “ouro” da expedição, a empresa também formula a dieta do gado confinado do grupo OL. “São mais de 50 anos de trabalho neste confinamento, o que o torna o mais antigo em atividade no Brasil. Lá há muita organização e aproveitamento de diversos resíduos na dieta dos animais, como resíduo de tomate e silagem de palha de milho”, diz Raphael Poiani, zootécnico e analista de mercado da Scot Consultoria.

Os vagões Casale fazem parte do forte investimento em maquinário feito pela Fazenda Barroso, em Uruaçu (GO). Com o confinamento voltado para a terminação dos animais, a propriedade adquiriu recentemente uma máquina para virar a compostagem, além de já ter adquirido, reformado e adaptado outras máquinas para melhorar a produção.

A Confina Brasil conta com o apoio de importantes empresas. Na categoria montadora, a expedição tem parceria com a Mitsubishi. Os patrocinadores “Gold” são: Casale, Coimma, Elanco, FS Bioenergia, iRancho, Nutron e UPL.

O patrocínio “Prata” inclui a Associação Brasileira de Angus, Reenergisa e Zinpro. A Embrapa, o Hospital de Amor e a Associação Nacional da Pecuária de Corte (ASSOCON) são parceiros institucionais.

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores