Pular para o conteúdo

Aplicativos para produtores rurais Melhores APP

Aplicativos de gado? Conheça os mais usados!Aplicativos para produtores rurais
Aplicativos de gado? Conheça os mais usados!

 Novos aplicativos para celulares desenvolvidos pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) vão facilitar o trabalho de produtores rurais e técnicos do setor. Três das novas ferramentas digitais são relacionadas ao clima e outra é para o manejo integrado de pragas na cultura da soja.

Aplicativos para produtores rurais

O lançamento aconteceu na terça-feira (11), em evento realizado na ExpoLondrina, com a presença de produtores rurais e profissionais de pesquisa e extensão rural. Os aplicativos já estão disponíveis no Google Play e na Apple Store.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância das inovações digitais. “Estamos caminhando para o ultrarrefinamento da agricultura e aumentando o grau de assertividade. A presença do empirismo nas decisões do campo será cada vez menor. Informação, ciência e conhecimento serão cada vez mais necessários para que os agricultores melhorem o desempenho e produzam mais e melhor, com menos”, afirmou.

 

O impacto das novas ferramentas foi destacado pelo presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza. “Esta é uma entrega extraordinária de pesquisa pública”, disse ele. “Temos uma grande agricultura no Paraná, mas ela muda a cada dia. Essas ferramentas são resultado de um esforço para oferecer instrumentos que permitam aos produtores ganhos de eficiência.”

CLIMA – O pesquisador Pablo Ricardo Nitsche, do IDR-Paraná, lembrou que o clima é uma variável que influencia toda a dinâmica da produção agrícola e que a informação é fundamental para planejamento e decisões no dia a dia. O aplicativo IDR Clima apresenta em tempo real as condições meteorológicas nas regiões produtoras. As informações são obtidas em mais de 60 estações meteorológicas em todo o estado, e abrangem temperatura (mínima, média e máxima), pluviosidade, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar.

Uma das funcionalidades mais importantes do IDR Clima é o acesso ao radar meteorológico do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que permite visualizar instabilidades atmosféricas a cada 15 minutos. “O usuário também tem informações sobre como monitorar as condições de umidade do solo”, explica Nitsche.

O ClimAtlas-19 é um boletim técnico digital que apresenta uma compilação de dados obtidos em 40 anos de operação das estações meteorológicas do IDR-Paraná e Simepar. São 188 mapas com informações sobre o comportamento histórico da precipitação, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

O aplicativo Estiagem Paraná quantifica o risco de estiagem ao longo do ano para 253 municípios do estado em intervalos de dez dias. “Esse é o evento climático mais crítico para a agricultura, faltou água e não houve produção”, lembrou o pesquisador do Iapar.

O GID Pragas da Soja foi desenvolvido para uso direto no campo por produtores e técnicos interessados ​​em realizar o manejo integrado de pragas em oleaginosas. A ferramenta é ricamente ilustrada e apresenta descrições em linguagem simples para facilitar o reconhecimento dos principais insetos e ácaros que ocorrem na lavoura.

MAIS APLICATIVOS – Vania Moda Cirino, Diretora de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, destacou a praticidade das novas aplicações. “Essas ferramentas ajudam a planejar a colheita de forma a evitar períodos críticos de natureza climática e, ainda, a tomar decisões sobre o melhor momento para realizar o controle de pragas na cultura da soja”, resumiu.

Ela acrescentou que está sendo finalizado pelo IDR-Paraná um aplicativo para monitorar o risco de geadas no estado e outro que poderá quantificar o número de horas de frio, informações importantes para a fruticultura em climas temperados.

MAIS AÇÕES – Além dos aplicativos lançados hoje, no estande que o IDR-Paraná montou no Pavilhão SmartAgro da ExpoLondrina, é possível conhecer detalhes das ferramentas Vendo Meu Peixe, destinadas a aproximar os piscicultores das empresas comercializadoras e frigoríficos; Rede Campo, desenvolvida para aproximar produtores e consumidores e, assim, incentivar a comercialização de alimentos da agricultura familiar, além de folhetos digitais com informações sobre a cultivar de canola IPR 212 e milho IPR 216.

Todos os aplicativos do IDR-Paraná estão disponíveis gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

PRESENÇA – Marcelo El-Kadri e Renan Vinicius Salvador, CEO e Diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná; o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz; Antonio Carlos Barreto, titular da Secretaria Regional de Agricultura e Abastecimento de Londrina; Zilda Andrade, pró-reitora da Universidade Estadual de Londrina; os diretores do IDR-PR, Rafael Fuentes Llanillo (Integração), Diniz Dias Doliveira (Extensão Rural) e Cristovon Videira Ripol (gerente regional do IDR-Paraná), Áureo Francisco Lantmann, diretor da Fapeagro (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Agronegócio ), além de pesquisadores, técnicos e líderes do setor.

 

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores