Pular para o conteúdo

Acordo de grãos do Mar Negro é prorrogado por mais 120 dias

A tratativa, que começou em 1º de agosto, expiraria no próximo sábado (19), contudo, autoridades da Rússia e da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram em Genebra na última sexta-feira (11) para deliberar sobre a prorrogação do compromisso.

A decisão foi anunciada nesta manhã pela imprensa internacional. O Kremlin exigia a remoção dos entraves que impediam os embarques de commodities e insumos do país euroasiático devido às sanções do Ocidente.

António Guterres, secretário-geral da ONU, disse que a organização está “totalmente comprometida em remover os obstáculos restantes à exportação de alimentos e fertilizantes da Federação Russa”.

Desde o começo de agosto, mais de 11 milhões de toneladas de cereais e oleaginosas saíram de Chornomorsk, Odessa e Pivdennyi. “Saúdo o acordo de todas as partes para continuar a iniciativa de grãos do Mar Negro para facilitar a navegação segura de exportação de grãos, alimentos e fertilizantes da Ucrânia”, disse Guterres em comunicado.

Uma fonte disse à agência Reuters que a exportação de amônia oriunda da Rússia através de um oleoduto para o Mar Negro ainda não foi acertada como parte da renovação.

 



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores