Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Você conhece a Carne Halal?

Você conhece a Carne Halal?

Por uma questão cultural muçulmana, a carne Halal é proveniente de um procedimento de abate especial.

Primeiramente, o termo Halal, quer dizer “lícito”, “permitido”, ou seja, que é permitido para consumo consumo.

A carne Halal, além de ser abatida de forma diferente, ainda passa por regras rigorosas de sanidade e rastreabilidade. O que pode gerar mais oportunidades de mercado para a comercialização.

Agora, vamos descobrir um pouco mais sobre como a carne se torna Halal.

Patrocinadores
Você conhece a Carne Halal?
Você conhece a Carne Halal?

O abate do animal deve ser feito estritamente por uma pessoa muçulmana. Ela, deverá pedir permissão à Alá como forma de obediência e agradecimento ao alimento.

Além disso, os animais a serem abatidos devem estar saudáveis em perfeitas condições físicas e aprovados pela autoridade sanitária competente.

Os instrumentos utilizados neste tipo de abate devem ser restritos para este, não podendo ser usados no abate convencional.

No ato da degola, o animal deve estar com a cabeça voltada para Meca (cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada do mundo pelos muçulmanos).

Patrocinadores

Ademais, a morte deve ser instantaneamente na degola, ou seja, o animal não pode ter sido atordoado antes do ato. Assim, devem ser cortados esôfago, jugular, carótida e traqueia de uma só vez para que o animal sofra o menos possível.

E existe mercado pra isso? A resposta é: MUITO!

Atualmente, a população de muçulmanos no mundo é de 1,9 bilhão e tende a crescer muito. Do mesmo modo, o fortalecimento da economia dos países islâmicos contribui também para a maior procura de produtos Halal.

O mercado Halal não se limita apenas ao consumo de carne. Acima de tudo, ele movimenta trilhões de dólares em produtos produzidos segundo normas islâmicas. Dentre eles estão cosméticos, remédios e peças de vestuário.

Patrocinadores

Até 2024 é esperado um aumento de 18% de movimentação monetária neste setor.

E por que o isso é importante para o Brasil, já que não somos um país muçulmano?

Apesar de não sermos em maioria muçulmanos, o Brasil é o maior produtor e exportador de canes Halal do mundo (bovina e frango).

Veja no infográfico abaixo quanto as exportações Halal rendem para a economia brasileira:

Patrocinadores

Exportação brasileira para os países Islâmicos

Além do abate do animais precisar ser certificado, existem uma série de outras normas que devem ser seguidas para a produção da carne Halal.

Sanidade, alimentação, bem-estar e manejo também são requisitos importantes para atestação dos produtos Halal. Por isso, este mercado é muito associado a um produto mais saudável, de qualidade e mais sustentável.

Por isso, existem órgãos certificadores que garantem a produção da carne Halal. Eles acompanham o passo a passo da cadeia produtiva nos abatedouros.

Patrocinadores

Além disso, realizam laudos técnicos garantindo que nenhum protocolo foi violado.

Veja os passos para garantir a certificação do estabelecimento.

baixo estão algumas empresas certificadoras de produtos Halal no Brasil que são associadas à Câmara Árabe: Acima de tudo, é muito importante verificar se a entidade certificadora é reconhecida no país onde o produto será consumido.

Em síntese, o mercado Halal está crescendo ano após ano e o Brasil desempenha importante papel neste cenário.

Patrocinadores

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

 

 

 

 

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores