A cultivar de capim-elefante BRS Capiaçu, desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite em 2016, tem sido amplamente utilizada principalmente em climas tropicais, sendo recomendada para o Bioma Mata Atlântica, caracterizando-se como uma boa estratégia alimentar, pois garante produção em massa (cinquenta). t/ha/ano de MS) e perene (05 cortes/ano) (PEREIRA et al, 2016).

Por esses motivos, quando utilizada como silagem, há uma redução no custo de produção em relação à silagem de milho. Além disso, a produção de silagem/ha/ano da BRS Capiaçu é maior que a do milho, justamente por permitir mais cortes no mesmo ano.

Deseja Saber Mais ?

Entre as vantagens de seu uso, destacam-se:

  • Tolerância ao estresse hídrico,
  • resistência ao capotamento,
  • Facilidade de colheita mecânica,
  • ausência de cabelo


As touceiras densas e eretas, que podem atingir até cinco metros de altura, são consideradas fonte de suplemento volumoso e de baixo custo para uso em sistemas de produção leiteira e bovina.
Esta cultivar pode ser fornecida na forma de silagem ou verde picado no comedouro. No entanto, quando utilizado para o processo de silagem, recomenda-se o corte quando a planta atingir cerca de 4,0 m de altura, aproximadamente 90 dias, onde seu teor de proteína bruta varia entre 7 a 9% MS no momento do corte. . Além disso, o uso de aditivos ou a prática de murchamento é essencial para melhorar a conservação do material.

www.milkpoint.com 2
Foto: BRS Capiaçu após 80 dias de rebrota – Autores (2022)

Uma alternativa barata e nutritiva para vacas leiteiras (BRS Capiaçu)

Por se tratar de uma cultura com alto teor de umidade (80%), recomenda-se a murcha. Assim, a utilização de forragens frescas com teor adequado de matéria seca (MS) entre 13 e 20% no momento da silagem favorece a menor ocorrência de perdas fermentativas (como perdas por efluentes, gases, matéria seca, valor nutricional, etc.). .). .

Patrocinadores

Outra forma de evitar a alta umidade da forragem no momento do corte é o uso de aditivos sequestrantes de umidade, como soja, canola, girassol e farelo de algodão. Caracterizam-se por melhorar o processo de fermentação láctica através de bactérias produtoras de ácido láctico, prevenindo o aparecimento de microrganismos indesejáveis. Os inoculantes também podem ser usados ​​para ajudar a melhorar a estabilidade da silagem de grama por meio de bactérias heteroláticas.

Segundo dados da Embrapa (2016), a composição química da silagem de Capiaçu apresenta maior teor de proteína bruta (PB) (5,3%) aos 90 dias em relação à silagem de cana-de-açúcar (4,2%).

À medida que o capim amadurece, há diminuição do teor de PB e nutrientes digestíveis totais (NDT), além de aumento do teor de lignina e fibra em detergente neutro (FDN) (Tabela 1). Por esses motivos, recomenda-se o corte entre 90 e 110 dias, com teor de MS entre 18 e 20%.

197560040m
Uma alternativa barata e nutritiva para vacas leiteiras (BRS Capiaçu) 5

Tabela 1. Composição química da silagem BRS Capiaçu em diferentes idades de corte

Patrocinadores
www.milkpoint.com 3
Uma alternativa barata e nutritiva para vacas leiteiras (BRS Capiaçu) 6

No entanto, quando comparada à silagem de milho, a silagem de Capiaçu apresenta menor teor de PB (7,3 e 5,3%), END (63,1 e 46,8%) e menor digestibilidade da planta inteira (70, 6 e 56,24%), após a abertura do silo.

Portanto, ao utilizar a silagem de capim para vacas em lactação, é importante equilibrar a dieta, com oferta de maior quantidade de concentrado, para atender as exigências desta categoria animal.

Portanto, o capim-elefante cv. A BRS Capiaçu é atualmente uma das gramíneas com maior potencial, tanto em termos de produção quanto de valor nutricional. Nesse sentido, forrageiras como o capim-elefante podem ser uma boa opção para produção de silagem, bem como seu fornecimento para vacas em lactação, principalmente quando o foco é atender pequenos produtores de leite que buscam alimentos com alta disponibilidade na fazenda. região. e valor acessível.

Capia u colheita
Uma alternativa barata e nutritiva para vacas leiteiras (BRS Capiaçu) 7
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here