Pular para o conteúdo

Resfriamento de vacas leiteiras: redução do estresse térmico

O estresse térmico excessivo é uma preocupação constante nas fazendas leiteiras em todo o mundo. No Brasil, essa preocupação é ainda maior porque estamos em um país tropical, com temperaturas altas praticamente o ano todo. Este fato gera consequências importantes para o bem-estar e desempenho desses animais ao longo de suas vidas. As consequências do estresse térmico incluem: queda na produção de leite, piora na eficiência alimentar, baixa taxa de concepção e queda na imunidade, deixando os animais mais suscetíveis a doenças como: mastite, retenção de placenta, aborto e problemas nos cascos. O estresse térmico está intimamente ligado à ingestão de matéria seca, aumento da CCS e diminuição da gordura do leite.

Além dos problemas relacionados às vacas em lactação, as consequências se estendem aos bezerros nascidos de vacas em estresse térmico durante o pré-parto. Os bezerros apresentam pior absorção de colostro, além de menor potencial lácteo, menor peso ao nascer e menor ganho de peso diário. As novilhas acabam tendo menor chance de atingir a primeira lactação e, quando chegam, a produção de leite é menor em relação às filhas de vacas que não sofreram estresse pré-parto.

Foto em que uma fazenda usa o método de resfriamento de vacas leiteiras

Quando as vacas excedem 39 graus de temperatura corporal, elas começam a perder desempenho, a frequência cardíaca excede 100 bpm e a frequência respiratória excede 60 respirações por minuto. Toda a energia que deveria ser usada para produzir leite, por exemplo, vai para tentar dissipar esse calor. Para mudar essa realidade, muitas fazendas vêm investindo em métodos de resfriamento, para que o animal receba água e vento, diminuindo sua temperatura corporal e possibilitando maior conforto. O sistema faz com que o calor corporal dos animais, quando em contato, passe para a água. O ventilador, por sua vez, faz com que a água quente evapore, roubando calor do animal.

A rotina de resfriamento deve durar de 30 a 60 minutos e para ser eficiente é necessário resfriar pelo menos três vezes ao dia, chegando a até 9 resfriados diários. É importante que, para um bom resfriamento, a vaca esteja recebendo vento e água no lugar certo e na velocidade certa. O sistema deve ser iniciado quando a temperatura ambiente no meio dos animais for superior a 18-19 ⁰C. A velocidade mínima do ventilador deve ser de 3,5 m/s (melhor se atingir 4,5 m/s) e usar 3 litros de água por vaca por ciclo. Cada ciclo deve ter 30 segundos a 1 minuto de água e 4 a 6 minutos de vento.

Uma pergunta que muitas vezes é discutida quando pensamos em resfriamento é: qual seria o melhor lugar para resfriar uma vaca? A sala de espera da ordenha, hoje, seria o local com menor investimento e onde as vacas passam mais tempo ociosas. Com isso, aliamos o útil ao agradável, principalmente em fazendas que já possuem sistema de ordenha de 3 dias. A sala de ordenha também é uma oportunidade para o resfriamento de animais que não estão confinados ou em fase de lactação (pré-parto, por exemplo). Os animais podem ser levados para o local de resfriamento quantas vezes for conveniente durante o dia. Além disso, trata-se de um local onde a ventilação normalmente é ineficiente, há alta produção de calor e umidade e alta densidade de animais, minimizando esses efeitos quando o processo de resfriamento é instalado.

A linha do cocho é outra oportunidade para resfriar as vacas várias vezes ao dia. A maior dificuldade é resfriar as vacas na hora desejada, portanto, melhora muito se for associado ao canil, trancando-o antes da oferta da dieta – algumas fazendas encontram dificuldades nesse manejo. Também devemos ter cuidado para não molhar a cama e a comida das vacas, tornando-as desconfortáveis ​​e alterando a dieta formulada. O investimento e manutenção de aspersores e ventiladores na linha de calha é maior neste caso, assim como o consumo de água e a produção de resíduos líquidos, o que pode causar transtornos na gestão diária da limpeza da fazenda. A dificuldade se estende ao resfriamento de outros lotes que não estão na linha de calha.

Foto em que uma fazenda usa o resfriamento de vacas leiteiras reduzindo o estresse térmico

Algumas granjas optam por construir sua própria sala de resfriamento, que pode ser utilizada para diminuir a movimentação dos animais ou quando o espaço na sala de espera é limitado – o espaçamento entre os animais precisa ser de 1,7 a 3,4 m² caso não haja refrigeração. O resfriamento de vacas leiteiras é um assunto que vem sendo discutido há muitos anos e que a cada dia se torna mais essencial. Turnell et al (1992) mostraram que vacas que são resfriadas no cocho, por água e ventilação, produzem 15,9% mais leite quando comparadas às vacas que não são resfriadas, resultando em 2 a 2,4 kg de leite. mais leite por dia, em média. Em seu estudo, a produção média para vacas não refrigeradas foi de 22,7 litros de leite por dia, com temperatura retal de 38,7 ⁰C e frequência respiratória de 91,2 respirações por minuto. No entanto, as vacas resfriadas produziram 26,3 litros de leite por dia, com temperatura retal de 38,7 ⁰C e frequência respiratória de 75,2 respirações por minuto.

Silva e Passini (2018) mostraram resultados interessantes na produção de vacas leiteiras em diferentes ambientes de sala de espera. Vacas que ficaram ao sol enquanto aguardavam a ordenha tiveram uma produção média de 20,29 litros por dia durante o experimento. As vacas que receberam apenas sombra na sala de espera tiveram uma produção média de 20,89 litros por dia. As vacas que foram pulverizadas apenas com água na sala de espera tiveram uma produção média de 21,61 litros por dia. Por fim, as vacas que receberam ventilação e pulverização na sala de espera tiveram em média 22,18 litros por dia de produção.

Os resultados e benefícios, no entanto, vão além da produção média, estendendo-se às taxas reprodutivas e ao futuro e longevidade do rebanho. Não temos certo ou errado. O sistema de refrigeração deve adequar-se à gestão e às instalações da granja. O importante é se refrescar!

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores