Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O Projeto Rural + Conectado: ampliando a conectividade no campo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios das Comunicações (MCom) e do Desenvolvimento Social (MDS), lançou o Projeto Rural + Conectado, com o objetivo de ampliar os serviços de telecomunicações e levar mais conectividade ao campo. Essa iniciativa faz parte da estratégia de inovação do Mapa e visa incentivar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e a melhoria da atividade agrícola em regiões de baixa densidade populacional que ainda não contam com acesso à internet.

O anúncio do projeto foi feito pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Renata Miranda, durante a apresentação do Plano Safra da Agricultura Familiar 23/24, realizada pelo Banco Nordeste, em Aracaju (SE). Essa parceria entre os ministérios e o BNDES é estratégica para impulsionar o desenvolvimento do setor agropecuário, uma vez que a conectividade é um elemento essencial para o avanço da agricultura digital.

Para viabilizar o Projeto Rural + Conectado, uma linha de crédito reembolsável será disponibilizada para empresas de telecomunicações, com taxa de juro bonificada e prazo de pagamento de 15 anos. Os recursos, no valor de R$ 1,2 bilhão, poderão ser utilizados para ampliar o acesso à internet, aumentar a velocidade e a qualidade dos serviços, além de expandir as redes de telecomunicações, incluindo as redes de transporte de alta capacidade.

Patrocinadores

Nessa primeira fase, serão disponibilizados 2.315 pontos para operadoras da região Nordeste e alguns pontos prioritários da região Norte. Essas localidades foram escolhidas por possuírem maior potencial de gerar impacto econômico e social no curto prazo, atendendo a um dos objetivos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), instituído pela lei nº 9.998 e regulamentado pelo decreto nº 11.004.

A secretária Renata Miranda ressalta que o Projeto Rural + Conectado é um primeiro passo importante para atender às demandas dos produtores rurais, permitindo que a inovação chegue a quem mais precisa. A conectividade proporcionada por uma internet de qualidade permitirá que os agricultores das regiões atendidas tenham acesso a mais informações, assistência técnica digital e novas tecnologias, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e a modernização do setor agrícola.

Alessandro Cruvinel, diretor do Departamento de Apoio à Inovação na Agricultura (Diagro/Mapa), destaca que o acesso à internet é um fator determinante para a permanência dos jovens no campo, reduzindo as desigualdades sociais e facilitando o desenvolvimento de projetos sustentáveis, práticas inovadoras e empreendedorismo.

Para mais informações sobre o Projeto Rural + Conectado, acesse o site do Ministério da Agricultura: [https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/ruralconectado](https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/ruralconectado)

Patrocinadores

Conclusão

O Projeto Rural + Conectado é uma importante iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com o BNDES e os ministérios das Comunicações e do Desenvolvimento Social. Por meio dessa parceria, busca-se ampliar a infraestrutura de acesso à internet em regiões de baixa densidade populacional que ainda não contam com esse serviço. A conectividade é essencial para impulsionar a agricultura digital, proporcionando aos agricultores acesso a informações, assistência técnica digital e novas tecnologias. Além disso, a iniciativa contribui para a fixação dos jovens no campo e para o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Perguntas frequentes:

1. Como o Projeto Rural + Conectado irá ampliar a infraestrutura de acesso à internet no campo?
2. Quais são os objetivos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST)?
3. Qual é a importância da conectividade para a agricultura digital?
4. Como a internet de qualidade pode auxiliar os agricultores nas regiões atendidas pelo projeto?
5. O que o acesso à internet significa para os jovens no campo e para o desenvolvimento de projetos sustentáveis?

Patrocinadores

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Buscando ampliar os serviços de telecomunicações e levar mais conectividade ao campo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios das Comunicações (MCom) e do Desenvolvimento Social (MDS) ), lançou o Projeto Rural + Conectado.

O anúncio foi feito pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Renata Miranda, durante apresentação do Plano Safra da Agricultura Familiar 23/24 no evento realizado pelo Banco Nordeste, em Aracajú (SE) .

O Rural + Conectado tem como objetivo ampliar a infraestrutura de acesso à internet em cidades e vilas de baixa densidade que ainda não contam com esse serviço. Esta iniciativa faz parte da estratégia de inovação do Mapa e visa incentivar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e a melhoria da atividade agrícola nessas regiões.

Patrocinadores
Banner Site 300x250 1

A fase inicial terá uma linha de crédito reembolsável para empresas de telecomunicações, com taxa de juro bonificada e prazo de pagamento de 15 anos. Os recursos, da ordem de R$ 1,2 bilhão, podem ser usados ​​para ampliar o acesso, aumentar a velocidade e a qualidade dos serviços e expandir as redes de telecomunicações, incluindo redes de transporte de alta capacidade.

Essa primeira linha disponibilizará 2.315 pontos para operadoras da região Nordeste e alguns pontos prioritários da região Norte. Essas localidades possuem maior potencial de gerar impacto econômico e social no curto prazo, atendendo a um dos objetivos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), instituído pela lei nº 9.998 e regulamentado pelo decreto nº 11.004.

Segundo Renata Miranda, o Projeto Rural + Conectado é um primeiro passo para atender às demandas dos produtores rurais, permitindo que a inovação chegue a quem mais precisa. “A conectividade é o elemento essencial da infraestrutura para a agricultura digital. Uma internet de qualidade permitirá que os agricultores das regiões atendidas tenham acesso a mais informações, assistência técnica digital e novas tecnologias”, acrescentou.

O diretor do Departamento de Apoio à Inovação na Agricultura (Diagro/Mapa), Alessandro Cruvinel, explica que o acesso à internet é um fator determinante para a permanência dos jovens no campo, pois reduz as desigualdades sociais e se torna um agente facilitador de projetos sustentáveis ​​e inovadores. práticas e empreendedorismo.

Patrocinadores

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/ruralconectado

Banner Site 300x250 1

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here