Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Qual é o impacto do protocolo entre Brasil e Indonésia na abertura de mercados para o agronegócio brasileiro?

Qual e o impacto do protocolo entre Brasil e Indonesia

Noticias do Jornal do campo
Boa leitura!

Com agenda de diversificação das exportações, Ministério da Agricultura e Pecuária já conquistou 31 mercados em 2023

Dois importantes protocolos relativos à inspeção e aprovação do país e estabelecimentos para exportação de produtos agrícolas brasileiros foram assinados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades sanitárias da Indonésia. A medida permite a abertura de dois mercados para o Brasil e representa um avanço nas relações comerciais com o país.

Patrocinadores

“Nesses sete meses temos trabalhado muito para expandir nossos mercados, em exportações com valor agregado, que gerem empregos tanto no campo quanto na cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com os protocolos assinados, poderão ser exportados bovinos, que contribuirão para o melhoramento genético do rebanho indonésio, e subprodutos animais para alimentação animal. Somente entre os meses de janeiro e julho deste ano, as exportações de produtos brasileiros para a Indonésia somaram mais de US$ 1,98 bilhão. O farelo de soja e outras rações (exceto cereais não beneficiados), farinha de carne e outras rações animais representaram 51% dos produtos exportados para o país no período.

Em maio, Fávaro manteve um encontro virtual com o ministro da Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, para discutir o estreitamento das relações comerciais entre os países. No início deste ano, a Indonésia anunciou a abertura do mercado para a carne bovina brasileira.
A cerimônia de assinatura dos protocolos foi realizada em Belém, no Pará, onde as autoridades sanitárias da Indonésia se reuniram por ocasião da Cúpula da Amazônia.

Patrocinadores

Estiveram presentes o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Pará, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, o Ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, o Diretor Geral de Pecuária e Saúde da Indonésia Saúde Animal, Dr. Ir Nasrullah, e Diretor de Saúde Animal da Indonésia, Nuryani Zainuddin.

Agora, já são 31 mercados abertos para os produtos agrícolas brasileiros desde o início do ano.

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil está avançando na diversificação das exportações, conquistando novos mercados e fortalecendo as relações comerciais com outros países. Recentemente, foram assinados dois importantes protocolos com as autoridades sanitárias da Indonésia, possibilitando a abertura de mercados para a exportação de bovinos e subprodutos animais. Essa medida é extremamente positiva, uma vez que contribuirá para o melhoramento genético do rebanho indonésio e gerará empregos tanto no campo quanto na cidade. Até o momento, já foram abertos 31 mercados para os produtos agrícolas brasileiros em 2023.

Patrocinadores

Confira agora algumas perguntas e respostas que esclarecem informações relevantes sobre esse assunto:

1) Quais são os produtos agrícolas brasileiros que poderão ser exportados para a Indonésia?

R: Os produtos que poderão ser exportados são bovinos e subprodutos animais para alimentação animal.

2) Como as exportações para a Indonésia têm se comportado até o momento?

Patrocinadores

R: Entre janeiro e julho deste ano, as exportações brasileiras para a Indonésia somaram mais de US$ 1,98 bilhão. O farelo de soja e outras rações, assim como a farinha de carne e outras rações animais, foram os principais produtos exportados nesse período, representando 51% do total.

3) O Brasil já possui relações comerciais estreitas com a Indonésia?

R: Sim, o Brasil já mantém relações comerciais com a Indonésia e recentemente a Indonésia anunciou a abertura do mercado para a carne bovina brasileira.

Patrocinadores

4) Qual foi o local da cerimônia de assinatura dos protocolos com as autoridades sanitárias da Indonésia?

R: A cerimônia foi realizada em Belém, no Pará, durante a Cúpula da Amazônia.

5) Quantos mercados foram abertos para os produtos agrícolas brasileiros desde o início do ano?

Patrocinadores

R: Já foram abertos 31 mercados para os produtos agrícolas brasileiros desde o início do ano.

Essas conquistas são resultado do trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária em diversificar as exportações e fortalecer a imagem do agronegócio brasileiro no cenário internacional. Com a abertura de novos mercados, espera-se um crescimento ainda maior nas exportações agrícolas nos próximos anos, impulsionando a economia do país e gerando mais empregos.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Patrocinadores

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Fonte

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores