Pular para o conteúdo

Qual é a importância da presença inédita de animais na Expoagro Cotricampo e o que torna essa feira a primeira oficial de gado de leite?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Título: Expoagro Cotricampo: valorizando a pecuária leiteira e incentivando os produtores

Subtítulo: Uma feira que impulsiona o setor e promove o compartilhamento entre criadores

Introdução:
A sétima edição da Expoagro Cotricampo foi marcada por novidades e conquistas para a pecuária leiteira. Além da presença inédita de animais no evento, os produtores puderam contar com a primeira feira oficial de gado leiteiro. Uma das atividades que se destacou foi o concurso de laticínios, intitulado “Excelente Circuito”, que buscava valorizar ainda mais o setor. Essa iniciativa da cooperativa Cotricampo têm como objetivo auxiliar os produtores rurais a se manterem na atividade, já que cerca de 8% deles têm deixado o campo anualmente.

Desenvolvimento:

1. Pecuária leiteira: um investimento para o futuro
Na Expoagro Cotricampo 2023, o pavilhão da pecuária leiteira foi uma das grandes apostas da cooperativa, com o intuito de ajudar o produtor rural a permanecer na atividade. De acordo com Rafael Zimmermann, gerente de nutrição animal da Cotricampo, a expectativa é frear o número de produtores que estão deixando a atividade. A região tem sofrido com grande quantidade de perda de produtores, por isso, qualquer esforço para manter pelo menos um ou dois produtores já é considerado um sucesso.

2. Superando desafios: a produtividade na pecuária leiteira
Na competição da Expoagro Cotricampo, uma vaca jersey de quatro anos se destacou por produzir um total de 47.980 litros de leite. Esse resultado foi fruto de anos de investimento na reprodução e melhoria genética. A produtora Carmen Petersen Dias da Costa é uma das pecuaristas que investe há muitos anos na busca pelo melhoramento genético do rebanho em sua propriedade. Através do processo de genotipagem, ela consegue selecionar os melhores animais e direcionar suas atividades conforme as necessidades da propriedade.

3. Reconhecimento das entidades: incentivo ao compartilhamento de conhecimento
As entidades relacionadas à pecuária leiteira, como a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey RS) e a Associação dos Pecuaristas Holandeses do Rio Grande do Sul (Gadolando), elogiaram a iniciativa da Expoagro Cotricampo. Ambas destacam que o compartilhamento de experiências entre criadores é fundamental para o desenvolvimento da atividade, especialmente em momentos desafiadores, como a seca que tem impactado a região Sul nos últimos anos. Essa visão ampliada que a feira proporciona sobre o dia a dia nas propriedades dedicadas à pecuária leiteira valoriza o trabalho dos produtores.

Conclusão:

A Expoagro Cotricampo tem se destacado como uma feira que impulsiona o setor da pecuária leiteira, promovendo a valorização dos produtores e incentivando o compartilhamento de conhecimento. Através de atividades como o concurso de laticínios e a presença de animais, a feira busca fortalecer a cadeia produtiva, ajudando os produtores a enfrentarem os desafios do mercado. A valorização da reprodução e da genética, aliada ao estímulo ao compartilhamento de experiências, contribui para o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira e a manutenção dos produtores rurais nessa atividade tão importante para a economia. A Expoagro Cotricampo, portanto, é um evento estratégico para o setor e um exemplo de como impulsionar a produção leiteira em nossa região.

Conteúdo desenvolvido por: [seu nome]
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

A sétima edição da Expoagro Cotricampo contou com a presença inédita de animais e contou com a primeira feira oficial de gado leiteiro. O evento contou com “Excelente Circuito”concurso de laticínios que busca valorizar o setor.

+ Selo artesanal permite que produtos cruzem fronteiras

O pavilhão da pecuária leiteira foi um dos grandes investimentos da Cotricampo nesta edição. O objetivo da cooperativa é, de alguma forma, ajudar na luta para que o produtor rural permaneça na atividade.

“Estamos perdendo cerca de 8% de produtores por ano” — Rafael Zimmermann

“Nosso papel, como um dos atores dessa cadeia, é incentivar”, afirma Rafael Zimmermann, gerente de nutrição animal da cooperativa Cotricampo. “A expectativa que tenho é de pelo menos frear um pouco essa demanda do produtor. Estamos perdendo cerca de 8% de produtores por ano, mas acredito que seja ainda mais. Nossa região está perdendo muitos produtores. Então, se eu conseguir parar um ou dois produtores… já ficarei muito feliz.”

Na competição dedicada à pecuária leiteira da Expoagro Cotricampo 2023, uma vaca jersey de quatro anos foi uma das campeãs. Ela produziu um total de 47.980 litros de leite. Para atingir este nível de rendimento e desempenho, são necessários anos de investimento na reprodução. É o que enfatiza a produtora Carmen Petersen Dias da Costa.

“[Estou há] 38 anos trabalhando com leite e em busca de melhoramento genético”, afirma o pecuarista. “Temos um foco muito sério, que é produção de leite, úbere, vida produtiva (…) e estamos genotipando bovinos há sete anos. Quando nasce um bezerro, depois de 60 dias eu sei se vai ficar bom ou não dentro do que escolhi para a cabanha dentro do meu foco, né”, continua Carmen.

Entidades elogiam iniciativa da Expoagro Cotricampo

Foto de : Pixabay

Para a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey RS), a iniciativa do concurso leiteiro da organização Expoagro Cotricampo é positiva. Afinal, a entidade acredita que compartilhamento entre criadores sobre rotina, manejo e investimentos em genética é importante para o desenvolvimento da atividade, que se mostra cada vez mais desafiadora.

“Estamos vindo de um momento muito difícil aqui no Sul. Seca pelo terceiro ano consecutivo, com frustração na colheita”, observa a presidente de Jersey RS, Angela Maraschin. “É muito difícil fazer a média do leite, pois os custos de produção colocam muita pressão sobre ele. Você tem forragem de baixa qualidade, seja no pasto ou na silagem, e tem que compensar com mais ração, e o custo da ração é muito alto, pois não se produz milho nem soja por causa da seca”, relata o dirigente.

Na raça Holandesa na categoria vaca adulta, a vencedora foi a “Box 146”, com 72.076 litros de leite produzidos. Para a Associação dos Pecuaristas Holandeses do Rio Grande do Sul (Gadolando), essa visão mais ampla que a feira proporciona, de mostrar como é o dia a dia nas propriedades dedicadas à pecuária leiteira, valoriza o trabalho dos produtores.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Aprenda informações em primeira mão sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.


Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo Soberano

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui
A Expoagro Cotricampo trouxe importantes novidades para a pecuária leiteira, como a realização da primeira feira oficial de gado leiteiro e o concurso de laticínios. O objetivo do evento é valorizar o setor e ajudar os produtores a enfrentarem os desafios da atividade. No entanto, a região tem enfrentado dificuldades, com a perda de cerca de 8% de produtores por ano. A competição contou com animais de alto rendimento, como uma vaca jersey que produziu quase 48 mil litros de leite. Entidades como a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul e a Associação dos Pecuaristas Holandeses do Rio Grande do Sul elogiaram a iniciativa da feira.

Perguntas com respostas:
1. Qual foi a principal novidade da Expoagro Cotricampo para a pecuária leiteira?
A primeira feira oficial de gado leiteiro.

2. Qual é o objetivo da cooperativa Cotricampo ao investir na pecuária leiteira?
Ajudar os produtores rurais a permanecerem na atividade.

3. Quantos produtores são perdidos anualmente na região?
Aproximadamente 8%.

4. Qual a quantidade de leite produzida pela vaca jersey campeã da competição?
Quase 48 mil litros.

5. Como as entidades relacionadas à pecuária leiteira avaliaram a iniciativa da feira?
Elas elogiaram a iniciativa, pois acreditam que o compartilhamento entre criadores e o investimento em genética são importantes para o desenvolvimento da atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores