Pular para o conteúdo

Processamento de silagem de milho

A silagem de milho é uma forrageira muito utilizada, na maioria dos confinamentos e semi-confinamentos do Brasil, principalmente para rebanhos leiteiros. Apresenta boas características quando conservada e, por isso, é muito utilizada ao longo do ano ou parte dele.

A silagem de milho apresenta uma fração fibrosa e de grãos, que garantem qualidade nutricional aos animais, fornecendo fibra e energia em um só alimento, no entanto, para que suas propriedades sejam mantidas, é preciso atender certas especificidades, como tamanho de partícula mínimo e processamento adequado de grãos.

Uma ferramenta bastante utilizada para avaliar o tamanho de partícula é o conjunto de peneiras chamado de penn state, que é capaz de separar diferentes tamanhos de partículas, permitindo a classificação e avaliação da silagem produzida. Ainda, o processamento dos grãos também deve buscar efetividade para que o alimento seja bem aproveitado pelo animal.

Importante para a atividade ruminal e, consequentemente, desempenho animal, confira mais detalhes desse assunto abordado pelo Gestor Técnico de Bovinos de Leite da Agroceres Multimix, Gilson Sebastião.

Girsol

Agroceres Multimix. Muito Mais que Nutrição.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores