Pular para o conteúdo

Preço do Boi Gordo CEPEA cotação atualizada diariamente

boi gordo, cotação, mercado pecuário, preço atualizado, referência, diariamente, CEPEA, Brasil, preço, atualização.
Preço do Boi Gordo CEPEA cotação atualizada diariamente 2

O que é o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo?

O Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo é uma ferramenta fundamental para acompanhar a evolução dos preços do boi gordo no mercado brasileiro. Produzido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (CEPEA/ESALQ-USP), o indicador é atualizado diariamente e fornece informações relevantes para produtores, compradores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva da carne.

Com o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo, é possível monitorar a variação dos preços do produto em diferentes regiões do país, bem como avaliar o desempenho do mercado ao longo do tempo. É uma ferramenta essencial para tomada de decisões estratégicas, tanto para os produtores quanto para os traders.

Como funciona o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo?

O Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo é calculado com base nas cotações observadas nos principais mercados de venda do boi gordo no Brasil. Para isso, são consideradas as negociações realizadas em frigoríficos, cooperativas, entre outros.

As informações coletadas são processadas e analisadas pelos especialistas do CEPEA/ESALQ-USP. A partir desse processo, é possível calcular o valor médio do boi gordo em cada região e, consequentemente, estabelecer um preço de referência para o mercado.

Além disso, o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo também considera outros fatores que podem influenciar os preços da carne, como as variações cambiais e a sazonalidade da produção.

Como utilizar o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo?

O Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo pode ser utilizado por diferentes perfis de usuários do mercado agropecuário, como produtores, compradores, investidores e pesquisadores. Para os produtores, o indicador pode fornecer informações relevantes sobre o mercado da carne bovina e ajudar a tomar decisões estratégicas em relação à produção e comercialização de bovinos. Já para os compradores, o indicador pode auxiliar na avaliação dos preços praticados pelo mercado e na negociação com fornecedores.

Os investidores também podem se beneficiar do uso do Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo, pois ele fornece informações atualizadas e confiáveis sobre a evolução dos preços do boi gordo, permitindo uma análise mais precisa do mercado e a tomada de decisões baseadas em dados concretos. Por fim, os pesquisadores também podem utilizar o indicador em seus estudos e análises sobre a cadeia produtiva da carne bovina.

Importância do Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo para o mercado agropecuário

O Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo é de extrema importância para o mercado agropecuário brasileiro, pois oferece informações precisas e atualizadas sobre a evolução dos preços do boi gordo, que é um dos principais produtos da agropecuária nacional. Com o indicador, é possível acompanhar as tendências do mercado e tomar decisões estratégicas para a produção e comercialização de bovinos.

Além disso, o indicador também é uma ferramenta importante para a análise macroeconômica do setor agropecuário, pois permite avaliar o impacto da variação dos preços do boi gordo sobre a economia brasileira como um todo. Dessa forma, o Indicador CEPEA/ESALQ do boi gordo contribui para o desenvolvimento sustentável do mercado agropecuário brasileiro, fornecendo informações valiosas para produtores, compradores, investidores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva da carne bovina.

 

No mercado de bovinos, as exportações são as menores desde novembro de 2021, confira abaixo:

As exportações brasileiras de carne bovina in natura totalizaram 110,34 mil toneladas em abril, volume 11,32% inferior ao de março/23 e expressivos 30% abaixo do de abril/22, conforme dados da Secex. É também a menor quantidade de carne bovina in natura vendida pelo Brasil desde novembro/21, quando, vale lembrar, os embarques da proteína para a China, principal destino da proteína nacional, foram suspensos.

Segundo pesquisadores do Cepea, o baixo volume exportado em abril está ligado à suspensão dos embarques para a China, que persistiu por um mês (entre meados de fevereiro/23 e março/23).

De acordo com a análise do IMEA desta semana, “O boi gordo, com base na redução da oferta de machos terminados para abate devido às boas condições de pastagem e a recuperação da volatilidade de preços observada no 1º trimestre de 2023, foi cotado a R$ 246,05/@ no mesmo período e registrou variação positiva reajuste de 2,24% na mesma comparação”.

De acordo com a análise da semana passada, “Segundo cálculos do Cepea feitos em parceria com a CNA, a alimentação do gado (grãos, principalmente) pode corresponder de 25% a 35% do Custo Operacional Efetivo (EOC) da atividade pecuária, dependendo da região, enquanto o animal de reposição pode representar entre 63% e 73% do custo”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Preço do Boi Gordo CEPEA cotação atualizada diariamente 3

Por Daniele Balieiro com informações de cepea


Agro News

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores